Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M2 WD-Black SN750 500GB e placa-mãe A320 - Não funciona.


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Comprei um SSD M2 WD-Black SN750 500GB e não consigo fazer funcionar, alguém poderia me ajudar?

Tentei todas as configurações possíveis na BIOS, atualização (atualizei todas até a mais recente 5409), e nada, simplesmente a BIOS não reconhece, nem em modo SATA e muito menos em PCI-E. Li em outros artigos que existe sim a compatibilidade entre placa-mãe, processador e M2, a questão é porque não funciona! Tem algo intrigante, quando o M2 está conectado juntamente com meu ssd (Win10) o pc não inicia o windows, sempre volta para a mesma tela, como se eu acabasse de ligar. Se eu desconecto o M2 tudo volta ao normal. 

 

Minha configuração:

ASUS A320M-K/BR

AMD A8 9600

Corsair Vengeance 8GB

SSD 120GB Kingston

SSD M2 WD-Black SN750 500GB (que não funciona)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Adriano Arantes disse:

Comprei um SSD M2 WD-Black SN750 500GB e não consigo fazer funcionar, alguém poderia me ajudar?

Tentei todas as configurações possíveis na BIOS, atualização (atualizei todas até a mais recente 5409), e nada, simplesmente a BIOS não reconhece, nem em modo SATA e muito menos em PCI-E. Li em outros artigos que existe sim a compatibilidade entre placa-mãe, processador e M2, a questão é porque não funciona! Tem algo intrigante, quando o M2 está conectado juntamente com meu ssd (Win10) o pc não inicia o windows, sempre volta para a mesma tela, como se eu acabasse de ligar. Se eu desconecto o M2 tudo volta ao normal. 

 

Minha configuração:

ASUS A320M-K/BR

AMD A8 9600

Corsair Vengeance 8GB

SSD 120GB Kingston

SSD M2 WD-Black SN750 500GB (que não funciona)

 

problema ai é unicamente o processador.. no proprio site da placa-mãe diz que processadores A-series 7a geração que é seu caso, so rodarão SSDs tipo SATA.. você comprou um dos SSDs nvme mais rapidos que tem, teria q pelo menos usar com um ryzen de 1.a geração para poder funcionar

Screenshot_1.thumb.png.add56873722f2fc35468685f33e5b7c3.png

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-K-BR/specifications/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

problema ai é unicamente o processador.. no proprio site da placa-mãe diz que processadores A-series 7a geração que é seu caso, so rodarão SSDs tipo SATA.. você comprou um dos SSDs nvme mais rapidos que tem, teria q pelo menos usar com um ryzen de 1.a geração para poder funcionar

Screenshot_1.thumb.png.add56873722f2fc35468685f33e5b7c3.png

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-K-BR/specifications/

 

 

 

adicionado 0 minutos depois
agora, Adriano Arantes disse:

 

Pois é... mas eu li em algum post que apesar do processador não ser Ryzen, funcionaria em modo SATA, a questão é como fazer funcionar em modo SATA? kkkk Tá difícil amigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Adriano Arantes disse:

 

adicionado 0 minutos depois

Pois é... mas eu li em algum post que apesar do processador não ser Ryzen, funcionaria em modo SATA, a questão é como fazer funcionar em modo SATA? kkkk Tá difícil amigo. 

 

nao vai funcionar em modo sata.. seu ssd é NVME.. pra funcionar em modo sata, so comprando um ssd sata..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Augusto.jar disse:

Eu acho que o esse SSD não é compativel com essa placa-mãe... No site do fabricante do SSD diz que o mesmo é Nvme:

1817206662_Screenshotfrom2020-07-0709-18-59.thumb.png.cb511d757e748831cfbea6036cbc5230.png

E site da fabricante da placa-mãe diz que a mesma só suporta PCIE 3.0 x 4 e Sata:

2143241904_Screenshotfrom2020-07-0709-23-18.png.4a97a8b61f435a7d4abf8d0ad144928b.png


Nem na lista de compatibilidade da WD essa placa-mãe aparece...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Augusto.jar disse:

Eu acho que o esse SSD não é compativel com essa placa-mãe... No site do fabricante do SSD diz que o mesmo é Nvme:

1817206662_Screenshotfrom2020-07-0709-18-59.thumb.png.cb511d757e748831cfbea6036cbc5230.png

E site da fabricante da placa-mãe diz que a mesma só suporta PCIE 3.0 x 4 e Sata:

2143241904_Screenshotfrom2020-07-0709-23-18.png.4a97a8b61f435a7d4abf8d0ad144928b.png


Nem na lista de compatibilidade da WD essa placa-mãe aparece...

 

compativel é, o problema é o processador q so dá suporte a SSDs tipo SATA.. as listas de compatibilidade nao sao taxativas, ou seja, nao é porque nao aparecem no site q nao serao compativeis.. as listas servem pra dizer q certos ssds de certas marcas foram testados e funcionaram, mas nao que outros nao funcionarão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Vi em alguns outros posts que o mesmo sendo NVME, funciona bem com essa placa-mãe. No site da WD realmente não tem a placa, na verdade só tem as placas mais top, nem as séries B350 tem, por isso fiquei na dúvida se devo confiar na lista de compatibilidade ou não. kkkkkk Mas acredito que algo esteja de errado na configuração, porque mesmo sendo NVME, ele deveria funcionar em modo SATA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

compativel é, o problema é o processador q so dá suporte a SSDs tipo SATA.. as listas de compatibilidade nao sao taxativas, ou seja, nao é porque nao aparecem no site q nao serao compativeis.. as listas servem pra dizer q certos ssds de certas marcas foram testados e funcionaram, mas nao que outros nao funcionarão

Sim, eu sei mas a Asus diz aque a A320M deles só suporta ssds tipo Sata e PCIE... Mesmo que algum modelo NVme suporte, não acho que vale a pena arriscar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Augusto.jar disse:

Sim, eu sei mas a Asus diz aque a A320M deles só suporta ssds tipo Sata e PCIE... Mesmo que algum modelo NVme suporte, não acho que vale a pena arriscar...

 

quando diz ssd PCIe, está se referindo aos NVME que compartilham pistas pcie.. só isso.. nao há nada de errado na placa-mãe

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Adriano Arantes disse:

Mas acredito que algo esteja de errado na configuração, porque mesmo sendo NVME, ele deveria funcionar em modo SATA.

 

errado.. nao existe ssd nvme e sata ao mesmo tempo!!!

 

você deve tá confundindo as bolas.. OS SLOTS M.2 é q tem retrocompatibilidade.. o slot é o mesmo seja para ssds sata ou nvme.. 

 

a comunicacao é que opera de modo diferente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

compativel é, o problema é o processador q so dá suporte a SSDs tipo SATA.. as listas de compatibilidade nao sao taxativas, ou seja, nao é porque nao aparecem no site q nao serao compativeis.. as listas servem pra dizer q certos ssds de certas marcas foram testados e funcionaram, mas nao que outros nao funcionarão

Hummm. então você acha que o processador que é o problema aqui? Está na minha lista um Ryzen 5 1600, preço bom e me parece ser compatível, o que me diz sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, Adriano Arantes disse:

No site da WD realmente não tem a placa, na verdade só tem as placas mais top, nem as séries B350 tem

 

eu usei o meu nvme da samsung que é estão bom quanto esse da WD numa placa b350 da gigabyte até meses atrás, o problema nao é a placa.. e essas listas de compatibilidade nao ditam regras, sao meramente exemplificativas

 

enfim.. a solucao do problema é trocar de processador. apenas isso..

adicionado 1 minuto depois
agora, Adriano Arantes disse:

você acha que o processador que é o problema aqui?

 

eu já to dizendo isso desde o primeiro post meu.. alias, está claramente exposto no site da placa-mãe

 

sobre o 1600, sim, otimo processador.. usei um antes de migrar para o 2700, é o melhor custo x beneficio hj para quem usa amd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

eu usei o meu nvme da samsung que é estão bom quanto esse da WD numa placa b350 da gigabyte até meses atrás, o problema nao é a placa.. e essas listas de compatibilidade nao ditam regras, sao meramente exemplificativas

 

enfim.. a solucao do problema é trocar de processador. apenas isso..

adicionado 1 minuto depois

 

eu já to dizendo isso desde o primeiro post meu.. alias, está claramente exposto no site da placa-mãe

 

sobre o 1600, sim, otimo processador.. usei um antes de migrar para o 2700, é o melhor custo x beneficio hj para quem usa amd

Entendi. realmente é um ótimo custo x benefício, acha que com ele funcionaria sem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Augusto.jar Quando se fala em SSDs do tipo NVMe e PCI-e estamos falando da mesma coisa.

 

@Adriano Arantes você realmente tá confundindo as bolas. Os slots m2 é que podem operar em SATA e NVMe ao mesmo tempo, mas os SSDs em si só funcionam como SATA ou NVMe, não são híbridos. Se você comprou um SSD NVMe, ele vai funcionar apenas em NVMe, o mesmo serve pros SSDs SATA.

 

Tudo isso já foi explicado pelo @rodrigo.dcvieira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...