Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de ferro de solda e pistola de cola quente


Posts recomendados

Estou ainda projetando o desenho no papel, e logo em seguida vou divulgar aqui, para vocês me ajudarem a fazer as devidas ou pequenas correções!

 

Mas algumas regras são importantes:

1 - A resistência até poderá ser a de chuveiros, mas somente aqueles usados em salões ou de chuveiros que possuem bitola/espessura e dimensão de filamento menor que a dos fios que ela conduz corrente;

 

2 - Obviamente, ela deve consumir menos corrente do que a das bitolas que chegam da fonte;

 

3 - Se a resistência for isolada em uma carcaça redonda ou quadrada, que seja bem dissipada com pequenos furos ou de preferência isolada em um dissipador de alumínio (usados em transistores);

 

4 - A não dissipação dela isolada em carcaça, poderá ocasionar o rompimento do filamento, ou até ocasionar uma explosão na fonte!

 

5 - Enrole a resistência em um espaguete térmico, que será aderido antes em um pequeno tubinho de alumínio ou direto na ponteira, por exemplo;

 

6 - Se for usar terminais com parafusos, usem de corrente menor que a da fonte (no caso os de plug ou de tomadas mesmo e não usar conectores p4 com borne pois suportam até 4A);

 

7 - Usem fios compatíveis com a corrente dos terminais e com refrigeração de temperatura concentradas (existe um cálculo para isso);

 

8 - A fonte terá que ser de potência real e confiável (a corrente maior do que o consumo total do projeto);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Eder Neumann disse:

perdoe minha simplicidade mas:

image.png.129785b8443ac340e0eac07a668c9776.pngimage.png.85c119be52342aa6ef8f37a49c6996a5.png

image.png.34e55a235e6bcdb52a97bddb764fe873.png

 

 

vale a pena esse esforço todo?

 

não quero desanimá-lo mas acho que é um projeto inviável.

Sim, ele viável só pra mim mesmo kkkk

Mas quem quiser a minha viabilidade emprestada, é só pedir!

Eu só acho que a pistola também tinha que ser de 30W para esquentar mais e aderir bem a cola!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lhe desejo sorte nesta empreitada então. mas como eu disse, particularmente acho muito trabalhoso hehehehe

 

da pra usar corda de guitarra (0.010 ou 0.011) pra fazer a resistência, é bem fininha e é de aço+niquel, contanto que não fique incandescente terá uma eficiência interessante.

adicionado 0 minutos depois

passei um periodo sem ferro de solda precisando fazer alguns pequenos reparos, ai usei um pedaço de fio de cobre rígido no fogão segurando com o alicate xD 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra complementar o trocadilho... esta sua fase ou projeto pode te deixar 'marcas' kk.

E complementando a dica da "teoria das cordas" do amigo @Eder Neumann - que também tive a ideia mas ele copiou da minha mente! - a corda é a mi. Certa feita fiz com ela + um trafão + um dimmer no primario.

 

Pra dar mais uma derradeira temperada prática, técnica semelhante pode ser usada pra p.ex. fixar favos no arame que compõem o quadro de fixação de favos de mel

 

depositphotos_213823612-stock-photo-bees

 

uma mornadinha no arame pra ele derreter...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra complementar o trocadilho... esta sua fase ou projeto pode te deixar 'marcas' kk.

E complementando a dica da "teoria das cordas" do amigo @Eder Neumann - que também tive a ideia mas ele copiou da minha mente! - a corda é a mi. Certa feita fiz com ela + um trafão + um dimmer no primario.

 

Pra dar mais uma derradeira temperada prática, técnica semelhante pode ser usada pra p.ex. fixar favos no arame que compõem o quadro de fixação de favos de mel

 

depositphotos_213823612-stock-photo-bees

 

uma mornadinha no arame pra ele derreter...

Tive a ideia de usar a manta térmica no lugar do espaguete termo retrátil!

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

se por manta térmica você diz aquele "cobertor aluminizado" sugiro que não utilize pois ele derrete e pega fogo com facilidade.

tem uns espaguetes térmicos mesmo,image.png.d2bd1dfa475c1efaa51c08aea3e94094.png

Sim, aquele que coloca no forro da casa, pra ajudar a aquecer o local do frio!

E a caixa de leite não dá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz o cálculo da corrente que irá ser consumida da fonte (5,45A) portanto uma fonte de 20A seria suficiente, pois sobra 10A de corrente e o resto dos 10A fica para os terminais/ bitolas e fios de 10A!

1594331993615-1861295974.jpg

Muito bem! Esse será o reservatório da cola quente na qual será inserida a resistência com 10 voltas sobre o espaguete termo-retrátil branco! Observem que será uma pistola que receberá somente bastoes pequenos!

1594332354939-1318095113.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, AlexMmf2 disse:

Já fiz o cálculo da corrente que irá ser consumida da fonte (5,45A) portanto uma fonte de 20A seria suficiente, pois sobra 10A de corrente e o resto dos 10A fica para os terminais/ bitolas e fios de 10A!

acho que você entendeu errado como dimensiona a fonte, mas seu calculo de corrente da resistência está correto. Terminais e fios não dissipam tanta potência então eles são quase desprezíveis no dimensionamento da fonte (neste caso).

 

atente-se ao enrolar sua resistência para não encostar os fios entre as espiras pois isso compromete-as causando curto entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

acho que você entendeu errado como dimensiona a fonte, mas seu calculo de corrente da resistência está correto. Terminais e fios não dissipam tanta potência então eles são quase desprezíveis no dimensionamento da fonte (neste caso).

 

atente-se ao enrolar sua resistência para não encostar os fios entre as espiras pois isso compromete-as causando curto entre elas.

Aproveitando esse texto eu pergunto: pra ligar um protetor témico pra regular corrente/temperatura, devo ligá-lo em série né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...