Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Suando e danificando peças


Ir à solução Resolvido por KallangoVerde,

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

 

Me chamo Lucas e sou novo aqui mas vou tentar explicar da melhor forma meu problema.

 

Comprei meu PC novo em dezembro de 2019 na Pi***u Informática e chegou na minha casa dia 09/01/2020:

- Ryzen 5 3400G (cooler stock amd)

- RX590 8Gb PowerColor

- ASRock A320M-HD

- 8Gb RAM Pichau T-Force 2666MHz

- HD 1Tb Toshiba 7200RPM (+1 HD 1Tb Seagate 7200RPM, instalado após a compra)

- KCAS-500W

- Gabinete Cougar Gemini M RGB (01 fan traseira de fábrica)

 

Após quase 3 meses de uso a máquina parou (09/01/2020 - 27/03/2020). Decidi abrir a lateral apenas para observar (não entendo tanto assim) e a máquina estava ensopada e começando a ter alguns pontos de ferrugem. Acionei a garantia que demorou 1 mês para buscar e já nas mãos do técnico fui informado (primeiro) que as placas mãe e de vídeo estavam mortas. Logo depois confirmaram defeito somente na placa-mãe. Por se tratar de ferrugem não havia garantia mas que por boa-fé trocariam a placa-mãe para mim.

 

Recebi o PC de volta em + ou - 10 dias (com as baias do gabinete muuuuito amassadas 😒😒). Comecei a notar perdas constantes de desempenho até em jogos mais leves e um aumento de quase 4°C nas médias da RX590...até que tive 2 travamentos totais da máquina (achei estranho por ser justo ela né). Entrei em contato com a loja que me garantiu a troca do gabinete + custos de transporte no dia 06/06/2020. Ontem fez NOVAMENTE 1 mês de atraso da loja para buscar, e impaciente com isso decidi abrir e fazer nova inspeção visual + limpeza da poeira, e adivinha?! Já está ficando tudo úmido outra vez! 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

 

Começa a acumular gotículas nas fans e elas fazem o serviço completo de estragar o resto...Dessa vez por ter me antecipado consegui evitar que se espalhasse por outras peças.

 

Aqui vai alguns pontos que anotei:

1- Moro relativamente próximo de praia, PORÉM já tive pc que durou ANOS sem limpeza adequada e morando muito mais perto do mar. (LITERALMENTE na beira d'agua😁).

2- Nunca uso o PC sem a tampa lateral.

3- O suporte cogitou (da 1° vez) a possibilidade de vazamento de fluído de alguma fan causando aerosol dentro do gabinete.(eu acredito que não né, nunca ouvi falar...masss)

4- Não me alimento próximo do PC, afinal foi caro e também trabalho com ele. 😉

5- Meu local de uso não tem ar-condicionado ou ventilador ambiente. Nem umidificadores ou desumidificadores...

6- O PC sempre fica na mesa ao lado do monitor (nunca no chão) e as dimensões da mesa foram feitas especialmente para este PC, sem obstruir nada da ventilação.📏📏

7- Não. Não uso sílica dentro do gabinete mas pela insistência do problema estou pensando seriamente em usar 😅.

8- Percebi que esse "líquido" mais parece óleo do que água de uma possível condensação.

9- Inseticidas, pesticidas, bom ar ou qualquer outro produto que cria aerosol no ambiente não são usados desde SEMPRE, já para evitar que o PC "sugue" esses químicos.

10- Eu moro em Aracaju/SE...Nordeste, é😅 aqui é quente. E aqui RARAMENTE faz 21°C ambiente ou menos...o normal é 26°C à 28°C.

 

Então fica a pergunta? Meu PC poderia estar condensando nessas condições que tenho observado? Ou tenho aqui um problema (talvez intermitente) que nem a loja sabe o que é?🤔

 

20200707_151039.jpg

20200707_151119.jpg

20200707_151124.jpg

20200707_202103.jpg

20200707_202142.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Amigo, estou com o mesmo problema! 

 

Também uso um processador Ryzen 3400G porém não tenho placa gráfica off-board. Uso um Cooler para CPU da empresa citada.

 

269682689_coolercpu.png.1191dde8c8da452975ca57e282e95837.png

Como pode ver também dá umas gotículas ao redor do Cooler que consequentemente joga elas para a tampa lateral do computador. 

Pelo HWMonitor a temperatura fica em torno dos 34 ~ 40º sendo que a mínima fica em 31º e a máxima 54º.

Moro em um prédio a duas ruas da Praia, porém o computador fica no quarto dos fundos. Também não há ar-condicionado nem ventilador no quarto em uso. Situação muito semelhante a sua, nunca tive esse problema antes. O computador é novo, Dez/2020. 

Se alguém puder nos ajudar, agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos moram perto da praia, você não precisa estar perto dela pra ter umidade, até porque tem umidade tem em qualquer lugar, a agua n tá saindo de dentro das fans, talvez aí fique muito frio de noite e vocês deixam os pcs ligados e as fans puxam ar umido pra dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

@RGallonB Olá...estou de volta aqui. Ainda estou com o mesmo PC amigos. A solução que encontrei é simples: NÃO DESLIGUE O PC E ELE IRÁ DURAR MAIS. Calma que eu explico...

 

A questão toda é a proximidade com a praia e o problema não some se você mora no ultimo andar em prédio à beira mar (isso é estranho, ainda estou pesquisando o porque).

Como o @Fuzion200 explicou bem acima, umidade existe em TODO CANTO só que quanto mais próximo do mar / rio pior.

 

Meu pc hoje é quase o mesmo de antes. Só não tenho mais a RX590 (uma pena😢). Com isso o desempenho em jogos caiu mas também as temperaturas dentro do gabinete, e como o tema aqui é a UMIDADE / CONDENSAÇÃO ter temperaturas mais baixas seria o melhor correto? NÃO NECESSÁRIAMENTE! 😅

 

Eu já uso todos os "macetes e dicas" possíveis mas nenhum impede que o problema ocorra. Sacos de sílica, areia de gato, aqueles potes anti-mofo, desumidificador ambiente (usei um emprestado como teste) enfim...o PC SEMPRE MOLHA. :muro:

 

O que eu recomendo é o que já faço hoje e tem dado certo:

 

1-USE DESSECANTES☔☔☔☔

Use esses cristais anti-umidade dentro do gabinete. Não são a SOLUÇÃO definitiva mas são "retardantes" do problema.

 

2- NÃO DESLIGUE/SUSPENDA O PC. (de um dia para outro por exemplo)🔌⚡🔌⚡

Não sei se isso é 100% correto mas dizem que isso diminui a vida útil da máquina. Sinceramente, ter uma placa-mãe queimada por umidade de 3 em 3 meses, ou menos, não dá né.

O único alerta que faço é que tenha uma fonte decente, um sistema elétrico adequado, aterrado, enfim...nada de estabilizadores ou quaisquer gambiarras elétricas OK? Tu não vai querer ir dormir e na manhã seguinte descobrir que durante a madrugada a energia caiu e quando voltou seu PC fez KAPUT!! 🤪

 

3- FAÇA MANUTENÇÃO! 🔧🔧🔧🔧

A poeira por si só é "corrosiva", imagina isso agora na região de praia...tenso né?! Eu já vi isso aqui nos cantos mais difíceis de limpar dos móveis...junta uma camada de poeira e conforme o tempo passa ela começa a ter um aspecto de "pó umido", como se alguém borrifasse água nela (em ventilador sujo é mais fácil ainda de ver isso).

 

4- COLOQUE TODAS AS FÃS/ VENTOINHAS/ (SEJA LÁ O Q você CHAMA) SOPRANDO PRA FORA.🌬️🌬️🌬️

Aqui vale uma OBS: Se você tem uma fã frontal jogando ar para dentro não basta apenas inverter o sentido do fluxo. Deve-se inverter e coloca-la em uma posição melhor, que não faça ela "disputar fluxo de ar" com as outras (fã traseira por exemplo).

Eu tenho 3 configuradas da seguinte forma: 2 no topo | 1 traseira. TODAS jogando ar quente para fora.

 

❌ PONTO NEGATIVO ❌:

Mesmo fazendo TUDO isso as fãs do gabinete ainda continuam com essas gotículas. Aparecem com facilidade nos dias mais frios mas pelo próprio calor da máquina secam em poucas horas.

 

✅ PONTO POSITIVO ✅:

Umidade APENAS nas fãs. As outras peças não ficam mais úmidas. (MAS FIQUE SEMPRE ALERTA)

 

Não sou técnico nem nada do tipo mas fiz um CAMINHÃO de testes...a última coisa que falta testar é "CorrosionX" e "WD-40". Não fiz ainda por falta de tempo e por medo 🥴.

 

Pra terminar...

Você pode desligar o PC mas não pode ser por muito tempo. Caso contrário o fenômeno da condensação irá acontecer. 

Exemplo: Todo dia antes de ir dormir. Péssima ideia.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KallangoVerde Obrigado pela resposta!

Incrivelmente o que tem funcionado aqui pra mim é tirar a tampa lateral. Reduziu drasticamente a condensação dentro do gabinete. O quê acontece acredito eu é que apesar de formar algumas gotículas nas ventoinhas, depois de um tempo seca rápido. Não estou utilizando minhas ventoinhas extras porque aparentemente só piorava, mesmo jogando o ar para fora, e aí era mais ventoinhas para limpar depois (o que é um saco). Meu CPU só com o cooler do CPU e a ventoinha traseira trabalha sempre entre 34º e 42º. Jogando chega a uns 55 a 58º. 

 

Aqui eu desligo o computador todos os dias, e não tem piorado a situação. Moro em Vila Velha no Espírito Santo. Como você relatou as gotículas são só nas ventoinhas o que sugere que o fenômeno de condensação acontece exclusivamente ali na passagem de ar. 

 

Infelizmente é fazer limpeza com frequência e ficar de olho, graças a Deus a tampa lateral é de vidro então logo que percebi a umidade eu comecei a tentar reduzir o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RGallonB disse:

@KallangoVerde Obrigado pela resposta!

Incrivelmente o que tem funcionado aqui pra mim é tirar a tampa lateral. Reduziu drasticamente a condensação dentro do gabinete. O quê acontece acredito eu é que apesar de formar algumas gotículas nas ventoinhas, depois de um tempo seca rápido. Não estou utilizando minhas ventoinhas extras porque aparentemente só piorava, mesmo jogando o ar para fora, e aí era mais ventoinhas para limpar depois (o que é um saco). Meu CPU só com o cooler do CPU e a ventoinha traseira trabalha sempre entre 34º e 42º. Jogando chega a uns 55 a 58º. 

 

Aqui eu desligo o computador todos os dias, e não tem piorado a situação. Moro em Vila Velha no Espírito Santo. Como você relatou as gotículas são só nas ventoinhas o que sugere que o fenômeno de condensação acontece exclusivamente ali na passagem de ar. 

 

Infelizmente é fazer limpeza com frequência e ficar de olho, graças a Deus a tampa lateral é de vidro então logo que percebi a umidade eu comecei a tentar reduzir o problema.

 

Eu perdi 2 placas mãe e a RX590...baita facada! 🥴 Nessa época (de desespero) suava tudo...

Aqui acabou sendo mais cômodo eu deixar o PC ligado já que jogo e trabalho nele...mas que bom que também deu um jeito aí.

 

Só gostaria que as lojas olhassem mais pra esse ponto quando o cliente vai comprar uma máquina, no meu caso na época foi a Pichau mas fiz o teste também com a Terabyte, a Kbum etc etc. Nenhum deles te alerta sobre isso...Dizer que a garantia não cobre corrosão/ferrugem ou eventos naturais é uma coisa ter uma "mini estufa" dentro de casa é outra...

 

O que é bastante curioso porque no caso da Pichau eles já tinham a localização da minha residência no momento da compra. Não podia alertar não? Vai entender...

Minha questão agora é COMPRAR ou NÃO outra placa de vídeo pra melhorar a situação em jogos (jogar nos graf. integrados tá osso 😅). Confesso que peguei uma espécie de "trauma".

Quero uma placa boa pra no máximo um full hd (não sou exigente) mas que não esquente tanto as coisas aqui pra não suar novamente...mas sempre que começo a pesquisar bate o medo kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...