Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de assistência (placa-mãe LGA 1366)


Posts recomendados

Trata-se de uma GA-EX58-UD5. Após 10 anos de cuidados, fiz uma grande besteira e não percebi que um parafuso caiu entre a placa-mãe e a chapa do gabinete (estava limpando e trocando os fans) e, com isto, deu curto na região do Northbridge... A placa liga normalmente sem o pino de 12V conectado.
Minha fonte é uma Corsair HX1000W, acho que se fosse uma ruim, sem proteções, seria bem pior.

Usava com um XEON W3680 a 4.4GHz e 3800MHz de Uncore + 1x GA RX 5700 XT 8GB OC, batendo muito setups atuais (Média de 140 fps no Warzone, indo até 200 FPS no Gulag por exemplo, ou 300 FPs na parte do treinamento)... E sim, esse setup de 10 anos de idade segurava com sobra essa placa. O gargalo só começa se você colocar tudo no LOW/1080P em alguns jogos, mas, mesmo assim no Warzone ela ficava entre 85 a 95% de uso médio, no Low/medium... Aí fica difícil descartar um setup desse. Pretendia migrar quando as DDR5 chegassem.

Enfim , o pessoal das antigas, sabe que essas placas viraram relíquias no mercado... Pra importar uma do mesmo nível de construção, se você não pagar imposto (improvável), sai por mais de R$1.000,00 com o dólar atual. No Mercado Livre colocam placas bem piores (construção, temps, etc) por mais de R$1.000,00 e vendem rápido.

Como deve ter sido um mosfet ou capacitor que queimou (ou mais de um, não tirei o heatsink para usar o multímetro, pois no teste com termômetro digital ou "dedômetro" nada está esquentando, mas senti cheiro de queimado), vale a pena recuperar.

Então, quais seriam as assistências recomendadas atualmente? Moro no interior de MG, não importa ser de outro Estado.

Já pesquisei muito e vi que as mais "comentadas" aparentemente são Getech e Mobofix, ambas com ressalvas/relatos negativos em fóruns (a primeira sei que o preço é bem alto, já a segunda tem preço fixado, mas parece que é uma casa, não tem porte de loja). Também li sobre Pctronics, Overclock Informática, Hartech (mas essa última aparentemente só mexe com GPUs).

Gostaria de ajuda para tomar a melhor decisão.

Agradeço desde já a todos que ajudarem.
Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@RodrigoBragaMG Assistência de confiança é a Getech, todo serviço tem avaliações negativas, impossivel não ter, sempre terá alguem que não gostou. A placa-mãe só liga sem o pino de 12v conectado? Quando conecta não liga nada ne isso?


Ela até dá sinal de vida (com o pino 12v conectado), mas fica parada com apenas 2 phase leds acesos (verde e laranja salvo engano). Mas o LED Post por exemplo fica zerado. Inclusive, mesmo sem o CPU inserido no socket, ela só liga sem o pino 12V conectado.

Já sem o pino 12V liga normalmente, o LED Post aceso, etc, estável.

Ontem fui buscar onde esquentava com um termômetro digital e nada, nenhum ponto da placa passou nem perto de 30º.
Aí, depois de um bom tempo com ela energizada, comecei a sentir um leve cheiro de queimado. E veio logo embaixo deste heatsink (exatamente pela região onde o parafuso estava parado quando retirei do gabinete):
https://drive.google.com/file/d/1RMxxQzakswnE0YiNNYk99BfMBP06RfFD/view?usp=sharing

Como o heatsink é conectado com os outros dois maiores nessa placa, deixei do jeito que está...

Meu medo são os custos da Getech. Pelos relatos que vi na adrenaline, por baixo seria R$250,00, mais R$100,00 a R$200,00 por hora de trabalho.

Às vezes me dá vontade de tirar esse heatsink, identificar o mosfet ou diodo, e ver se consigo trazer do Aliexpress. Aí levar em alguma eletrônica industrial pra trocar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@RodrigoBragaMG Certo, pode até levar pra lá, mas saiba que as chances de fazer a placa voltar a funcionar são baixas, provavelmente não foi apenas um mosfet que queimou, tem que analisar toda a area do VRM. Vai sair caro pra consertar, meu conselho seria comprar outra.


Talvez, pelo que analisei acho que não... Mas, como não cobram pelo orçamento, ao menos perderia só o frete se não tiver jeito.

Sobre comprar outra, chegou a ler a parte sobre terem virado relíquia no mercado né..? Tem gente vendendo uma Rampage II Gene no ML chipsets esquentando além do normal por R$1.000,00...

Mas agradeço pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoBragaMG Sim, tenta mandar pra eles fazerem o orçamento, vai custar só o frete mesmo. 

O mercado de usados aqui no Brasil é uma bagunça, um absurdo isso, monte de pilantra. Tem processador de 3 geração sendo vendido por 1800 no ML acredita nisso?

OBS: Se for defeito na NB, só torna mais baixo ainda as chances, mas tente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@RodrigoBragaMG Sim, tenta mandar pra eles fazerem o orçamento, vai custar só o frete mesmo. 

O mercado de usados aqui no Brasil é uma bagunça, um absurdo isso, monte de pilantra. Tem processador de 3 geração sendo vendido por 1800 no ML acredita nisso?

OBS: Se for defeito na NB, só torna mais baixo ainda as chances, mas tente.


Pois é, único mercado no mundo que usado, quase sucata, valoriza...

Vamos ver. Vou  mandar para lá essa semana ainda e depois atualizo aqui como ficou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esforço achei um técnico muito bom aqui em GV, que tem especialidade nestas placas-mãe.

Problema foram 2 mosfets em curto. Aí, retirou dois de uma Sabertooth (plataforma AMD) e deu certo, todas as phases funcionando.

Mas, disse que as BIOS estavam corrompidas e teve que regravar as mesmas... Essa placa tem Dual BIOS, clear CMOS, etc, realmente não tenho conhecimento se tal corrompimento é comum de ocorrer em casos de curto.

Mas, é isso aí. Placa recuperada. E vai me dar garantia de 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@RodrigoBragaMG Ótimo amigo, deu sorte em, 2 mosfets apenas. É tranquilo fazer a regravação de bios, não se preocupe.Que eu saiba a Giga tinha um problema com as bios se corrompendo antigamente, só não sei atualmente...


Sim, ele disse que conseguiu. Só alegou que demorou um pouco por conta da regravação, mas não peguei os detalhes do motivo ainda.

Bem, usei ela por 10 anos, nunca tive esse problema (com a BIOS, nem mesmo em todas atualizações que fiz até a última versão). Então não sei mesmo... Apenas tinha curiosidade de saber se é "comum" uma bios corromper por um curto como neste caso, em 2 mosfets.

O serviço ficou em R$290,00:
- Os 2 mosfets
- Troca dos thermalpads de cada dissipador (para acesso  ao mosfets teve que retirar todos os dissipadores, pois na GA-EX58-UD5 eles são interligados com canos: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-EX58-UD5-rev-10#ov)
- 1 reparação de trilha dos slots DDR3 1 e 2 (bem pequeno, como se fossem 2 milímetros).
- Regravação da BIOS

Sei que gastaria bem mais na Getech (considerando o frete também). Mas é isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...