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Problema na chave HH para reversão de motor


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Bom dia pessoal, peço desculpas por esse post com minha conta nova, não sou muito assíduo em forums e o email que eu tinha cadastrado já nem existe mais (fiz lá em 1953 mais ou menos hahaha). Já pesquisei bastante também, mas não consegui nada muito satisfatório... Bem lá, vai:

 

Estou montando um projeto que usa um motor de limpador de para brisas 12V, que precisa girar para os dois lados e com as duas velocidades, ah e precisa ser de baixo custo.... por isso nada de eletrônica digital, ponte H, microprocessados etc...

 

Fiz a ligação do jeito da figura em anexo, onde a chave HH (que tirei de uma seletora de tensão de uma fonte de PC) faz a inversão da polaridade e uma chave gangorra faz a seleção da velocidade.

 

O motor funciona corretamente invertendo a polaridade (aparentemente) sem problemas. Aliás, o circuito todo funciona do jeito que eu queria, só que tem um problema: a chave HH, no momento da comutação, faz um curto entre os terminais que não deve, o que obviamente, é inoportuno e inseguro, ainda mais se eu utilizar fontes não chaveadas. Se eu fizer a comutação com o circuito desenergizado, não tem problemas, ligo de novo e o motor funciona no outro sentido.

 

Gostaria de saber se alguém sabe como resolver esse problema diretamente na chave. Ou se tiverem alguma outra ideia que não onere o projeto, nem sejam necessárias mudanças muito grandes...

 

Desde já, agradeço a atenção.

esquema_motor.jpg

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@Isadora Ferraz obrigado pelo seu tempo e sua resposta.

 

Sim, eu já havia pesquisado por essas chaves, tem algumas que até nem são tão caras, mas o  frete ultimamente está inviabilizando muita coisa... Não posso gastar 50 reais em UMA chave em um projeto em que o motor, as ferragens e conexões tenham custado um pouco mais de 60 reais...

 

Creio que deva ser uma limitação do mecanismo da chave, uma vez que ela não foi "projetada" para esse uso

 

Anyways... acho que a solução vai ser comutar desenergizado mesmo... uma pena.

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Se energizadas, estas chaves HH de tensão corre-se o risco de dar curto mesmo. Bole um sistema mecânico que não permita que ela fique indecisa no meio e coloque um fusível.

 

Caso tenha loja de material de construção aí por perto, um interruptor four way pode lhe ser uma alternativa

terminais_four_way-min.png

Nunca usei. Confirme que sua ligação faz a inversão

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@Michael Thies aproveitando a ideia da @Isadora Ferraz da pra fazer com esses interruptores residenciais. 

Eles costumam ser bem baratos. 

O ideal é esse aqui:

images?q=tbn:ANd9GcRmhIviRe9YzMVIIKz2XNC

Mas se não tiver desse, esse aqui também serve:

images?q=tbn:ANd9GcTjU5ic5xtM8JQh5CdKu6v

Com esse é só acionar as duas teclas ao mesmo tempo. 

Se deixar em posição diferente o motor fica desligado. 

Lembrando que pra funcionar, os interruptores devem ter 6 terminais e o motor deve ser ligado nos pinos do meio. 

Mais legal ainda, é que se tiver um desse aqui, você ainda faz a mudança de velocidade:

images?q=tbn:ANd9GcR1--000iBaE8-17Wy5164

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eu estou com um projeto no corpo de bombeiros onde atuo para fazer a inversão de um motor trifásico, aí toda vez que vejo esta situação a condição de curto-circuito me vem a cabeça para teclas isoladas, mas acabei de fazer uma tabela verdade (porque minha cabeça anda meio falhada ultimamente para pensamento logico) e vi que o que pode acontecer é eu repetir uma fase no sistema...

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Pessoal, muito obrigado pela atenção e pelas contribuições.

 

Sobre usar interruptores de lâmpadas residenciais como a @Isadora Ferraz e o @Renato.88 mencionaram, dois three way mecanicamente interligados já havia me passado pela cabeça, o four way também pensei mas já descartei, pois pela internet, como já comentei, com o preço dos fretes fica impraticável, e como moro em cidade pequena, quase todas lojas que fui eles nem conhecem kkkk (tô rindo, mas de nervoso), e quando conhecem custa mais caro do que comprar pela internet com frete absurdamente caro... e também o meu projeto é um tanto compacto, portanto eu poderia utilizar duas chaves gangorras de 3 pinos que eu tenho, mas também precisam ser mecanicamente bem conectadas para não acontecer a mesma coisa que acontece com minha chave HH.

 

@Eder Neumann, então, como mencionei, eu estou utilizando uma chave dessas, e até nem precisa de ferramenta, ela tem uma saliência bem boa que dá para utilizar somente a unha... mas o problema é justamente esta chave, que quando comuto-a sob tensão, ela cria um curto momentâneo e fica uma situação perigosa, dependendo da fonte que eu usar...

 

@rmlazzari58, sobre o relé, não tenho dúvidas que esta seria uma ótima opção, mas como mencionei, não quero onerar mais o projeto, já pensei em fazer com dois relés simples, mas ainda sim, quero que seja o mais simples possível. Sobre o snubber, não tinha me passado pela cabeça não... até onde eu sabia o snubber deve ser utilizado para supressão de transitórios, o que não me pareceu ser bem essa a definição para o meu problema, mas como não sou muito chegado em eletrônica, vou dar uma pesquisada mais a fundo.

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  • Membro VIP
2 horas atrás, Michael Thies disse:

duas chaves gangorras de 3 pinos que eu tenho, mas também precisam ser mecanicamente bem conectadas para não acontecer a mesma coisa que acontece com minha chave HH.

Amigo do jeito que o amigo @Renato.88 falou...

Em 08/07/2020 às 17:20, Renato.88 disse:

o motor deve ser ligado nos pinos do meio. 

não dá curto não.

Acho que você fez isso...

esquema-motor-cc-chave-liga-desliga-cont

Se ligar um lado sim e outro não, de fato dá um curtaço

O que ele disse é isso...(desconsidere a liga)

GIRO MOTOR.jpg

Mesmo se ligar só um lado não haverá curto

Portanto se ligar deste modo, pode usar suas duas chaves gangorras sem precisar estar bem conectada mecanicamente e pode ligar uma por vez que nem dá curto e  o mais legal é que vai até ter um liga desliga e mais legal ainda... com freio

2 horas atrás, Michael Thies disse:

portanto eu poderia utilizar duas chaves gangorras de 3 pinos que eu tenho, mas também precisam ser mecanicamente bem conectadas para não acontecer a mesma coisa que acontece com minha chave HH.

figura%2520motor1.jpg&key=205d512b52ff0fos relés= suas gangorras😁

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@Isadora Ferraz eu liguei a chave HH exatamente assim como você desenhou, só que sem a chave liga desliga antes, por que a ideia era ter só uma chave de reversão (HH) e uma gangorra de três posições (velocidade1/desligado/velocidade2). E a chave HH dá um curto sim, quando ela está comutando ("fazendo ou desfazendo o X") ela momentaneamente entra em curto, quando ela está na posição final do curso, daí está novamente OK.

 

Quanto aos relés, não queria justamente por causa do custo, além de que se, por algum motivo um bater e o outro não, terei novamente o problema de curto...

 

Obrigado a todos

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Tava pensando... sse a alternância entre os sentidos de rotação for bem eventual, a ideia de desligar, alternar e só aí ligar de novo parece ser a mais econômica. Agora se essa alternância for constante, sem dar tempo de desligar a outra chave antes, o curto é mesmo prejudicial.

 

O problema é essa HH específica... tem umas que não dão curto.

 

E se tudo isso é parte de um limpador de parabrisa, quem sabe o relé  que já é desse limpador não pode ser adaptado de alguma forma? Ou até o circuito todo? Vi, não lembro onde (mas não deve ser difícil de encontrar) um pessoal usando mecanismo de limpador de parabrisa para criar respirador para quem tá com Covid-19, fazer o fole que empurra e puxa o ar dos pulmões ir e vir, ir e vir, numa alternância constante e relativamente rápida, sei lá... não é como o lipador normal mas também não é alternar "de vez em quando".

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  • Membro VIP
53 minutos atrás, Michael Thies disse:

Quanto aos relés, não queria justamente por causa do custo, além de que se, por algum motivo um bater e o outro não, terei novamente o problema de curto...

O custo talvez justifique mas quanto ao curto você está redondamente enganado. Pode bater só um que não dá curto não fíi. Acompanhe de novo o desenho...

figura%2520motor1.jpg&key=205d512b52ff0f

e de novo, imagine suas gangorras. Tente achar o curto entre + e - em qualquer combinação das chaves

Mas se tiver falando no curto que vai dar no motor aí sim dá mesmo. Ele de novo serve como freio eletromagnético pois o motor é também um gerador, sabia?.Se isso te incomodar de fato errei ao te sugerir o minimalismo.

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Pelo que estou entendendo, a chave HH que o amigo @Michael Thies menciona é aquela que os contatos correm em cima dos pinos, essa não tem jeito da curto mesmo. 

 

A chave boa pra isso é a que tem o contato em forma de gangorra mesmo, ligando a alimentação nos extremos dessa chave é impossível dar curto. 

 

Mas ainda não consegui entender como no local onde o amigo @Michael Thies mora não existe nem mesmo um desses com 3 pinos na parte de trás:

images?q=tbn:ANd9GcRGDFteGR0SductPPD7BoR

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Em 08/07/2020 às 17:20, Renato.88 disse:

da pra fazer com esses interruptores residenciais.

Não creio que suporte a corrente por muito tempo. Em corrente contínua, se não me engano, a corrente é de 30 A. Essas chaves são para 10 A em CA. A ideia dos relés é a mais viável, mais confiável e barata. Esses relés tem em qualquer loja automotiva (ferro velho deve achar sistemas elétricos já prontos) ou em sucata de placas de acionamento de qualquer dispositivo eletrônico.

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3 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Em corrente contínua, se não me engano, a corrente é de 30 A

Motor de parabrisa não dá tudo isso aí não. Já liguei em fonte pequena de 3A e funcionou. 

Já vi uns doidos ligarem até chuveiro nesses interruptores residenciais e funcionou por bastante tempo. 

adicionado 4 minutos depois
9 minutos atrás, Mega Blaster disse:

A ideia dos relés é a mais viável, mais confiável e barata. Esses relés tem em qualquer loja automotiva (ferro velho deve achar sistemas elétricos já prontos) ou em sucata de placas de acionamento de qualquer dispositivo eletrônico.

É, se achar em sucata vale a pena mesmo. 

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@Isadora Ferraz, desculpe se me fiz entender de forma equivocada, agradeço e apreciei muito suas contribuições, mesmo não querendo aplicar uma tipologia, não significa que não aprendi com isto. Realmente, agora me peguei pensando que um curto entre +12Vcc e +12Vcc ou entre GND e GND, não é nenhum problema não... realmente, se achar dois relés baratinhos vou comprar e usar...

 

@Renato.88, sim, esse de 3 terminais tem por aqui sim rsrsrs, os de 4 (four-way) que não são muito comuns, mas o principal motivo de eu não os utilizar é o tamanho mesmo...

 

@Mega Blaster, eletricamente creio que não teria problemas em utilizar interruptores residenciais, pois como o @Renato.88 comentou, a corrente (medida por mim) ficou na casa dos 3 amperes mesmo, mas aqui não tem ferro velho de eletrônicos... there's no way hehe... a energia elétrica chegou aqui na semana passada kkk, mas, brincadeiras a parte, é ruim morar em cidade pequena por causa disso...

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5 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Bah! Conheço Teutônia! Não é tão buraco assim.

Ahh... tu é de Gramado, agora que vi hehe... É uma cidade bem legal de se morar, mas pra quem quer coisas que não sejam da rotina da maioria das pessoas, acaba passando por esses problemas...

 

5 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Vou ver se tenho alguma coisa na minha sucata. Fotografo e posto. Se servir, te mando. Correio por tua conta. PAC dá uns R$ 15,00 pilas talvez.

Opa.. agradeço sim.. mas claro que se não for lhe ocupar muito tempo, é claro...

 

7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

E a propósito: qual aplicação do seu dispositivo, se pode e quer nos dizer. 

Poderia dizer, mas teria que te matar depois kkkkk capaz, não gosto de ficar espalhando, mas a internet ainda oferece (um pouco) de proteção...

 

Assim, eu sou atirador desportivo, ou seja, pratico tiro com arma de fogo como esporte. Temos que passar por muita (mas muita) burocracia para estar com tudo em dia. E como tudo relacionado à armas de fogo custa absurdamente caro, algumas coisas e equipamentos que sejam secundários à atividade não precisam ser "legalizados", e é aí que entra o meu projeto. É um tamboreador, ou seja, uma máquina que gira um tambor (no meu caso um balde) de forma a lavar os estojos de munições (de forma bem similar a uma betoneira de construção, só que em miniatura) para que sejam recarregados posteriormente. Em anexo uma foto de um projeto parecido, só que o meu está um pouco mais compacto.Não tenho fotos agora pois estou no serviço.

 

Pra se ter uma ideia, um tamboreador desses, compra-se na internet por não menos de 700~800 reais, e meu projeto irá custar na casa dos 60~70 reais, mas para isso estou brigando com a questão das chaves hehehe... mas agora estive pensando, como eu serei o único a utilizar o equipamento, não terei problemas em desligar a fonte toda vez que inverter o sentido de rotação.

 

Desculpa o receio em descrever o projeto, mas é que nós (a classe dos atiradores) estamos passando por cada vez mais discriminação, pelo fato de muita gente conseguir o registro de atirador sem "ser" de fato. Muitos o fazem somente para botar uma arma na cintura e sair por aí achando que é o Justiceiro... Se pesquisar um pouco sobre o esporte, verás que é um esporte sério e dedicado, menos pra aqueles que o usam como um subterfúgio para obter um porte disfarçado...

 

Ah e desculpe pelo desabafo...

adicionado 0 minutos depois

Ahh havia esquecido do anexo... sou campeão em fazer isso kkk

tumbler.jpg

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que legal seu projeto.

daria para construir uma chave (visto que a tensão é 12V) usando uma dobradiça um sarrafo, pregadores de roupa e parafusos (ou pregos), ficaria parecida com aquelas dos desenhos animados:

não disponho de tempo para pesquisar mas ficaria igual aquelas alavancas que o *****-pau aciona para dar choque em alguém ou acionar uma cadeira elétrica.

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