Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC - MB + Processador


Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

To com meu PC comprado faz 3 anos em dezembro desse ano e durante esse período, única upgrade que fiz foi na memória RAM.
Notei que ultimamente os jogos tem vindo cada vez mais pesados e acredito que com a nova geração de consoles isso venha a ser ainda mais forte, necessitando de um upgrade parar rodar tudo de boas.

 

Atualmente minha config é:

 

A320M

Ryzen 5 1400

2x8GB 2666Mhz Crucial

256GB SSD

1TB HD 7200rpm

Galax 1060 GTX

 

Acredito que preciso MUITO  de uma placa-mãe devido as limitações da que estou usando e não sei se a adição de um processador mais atual Ryzen ou ate um 1600AF fariam uma diferença generosa.

 

Então minha dúvida é se realmente se faz necessário um upgrade no kit mãe/processador ou até outro componente como vídeo ou se vou apenas gastar de forma desnecessária pro ganho que irei ter.

 

Agradeço galera!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Codornaman Tudo bem camarada? Rapaz, sua situação é muito parecida com a minha no início do ano. A história é longa mas acho que pode te ajudar.

Estava com um conjunto Core i7 3770 + RX 580, estava preocupado com a nova geração de consoles que está para chegar e sentia uma certa dificuldade de rodar Battlefield V... Eu tinha duas opções, ou espera baixar o dólar(na época já estava bem instável, mas não do jeito que está hoje) e me segurava com o upgrade, ou então me jogava e fazia o upgrade. Tem alguns sites que calculam o gargalo na relação processador/placa de vídeo(se você não souber o que é gargalo, recomendo que dê uma pesquisada no google), e nas consultas se eu fizesse um upgrade no processador ou placa de vídeo teria um certo gargalo. Não tinha pra onde correr, ou mudava todo conjunto(placa-mãe/processador/memória e a placa de vídeo) ou não resolveria meu problema. Então me joguei, Peguei o kit Ryzen 3600 + RX 5700xt. Gastei muito(R$ 4.650,00 pra ser exato), mas recuperei metade vendendo minhas peças antigas(R$ 2.360,00)...

Porquê te contei essa história? Bem, seu conjunto é harmônico... Casa legal em média na maioria dos jogos(como o meu casava também...). Acho que não adianta só trocar o processador... Talvez precise trocar a placa de vídeo também... Calculei o gargalo aqui e se você trocar seu processador para um 1600AF você terá um gargalo de 14% na sua placa de vídeo.

Mas claro, outras informações são importantes: Quais jogos você costuma jogar? Qual a resolução do seu monitor? Qual o valor que você está disposto à investir?

Ufa... e pensar que antigamente era tudo mais fácil...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pjsevero disse:

Talvez precise trocar a placa de vídeo também... Calculei o gargalo aqui e se você trocar seu processador para um 1600AF você terá um gargalo de 14% na sua placa de vídeo.

incorreto. não precisa trocar de forma alguma, trabalham muito bem juntos. só precisa trocar se quiser jogar em 2k, a 1060 ainda é excelente.

Anotação 2020-07-08 123451.jpg

adicionado 2 minutos depois

@Codornaman sendo franco, colocar um Ryzen 5 1600 não vai fazer milagre aí a depender do "gargalo" que está tendo. você está sentindo limitação em algo? só quer fazer overclock e não pode devido a placa-mãe básica? o que costuma jogar?

 

sua config é ótima, sobretudo a placa de vídeo que hoje é vendida como usada a preço de ouro devido os preços malucos da pandemia. aconselho a esperar a pandemia passar pros preços descerem. se você é apenas um jogador casual e não tá tendo problemas pra nada, no máximo compre uma placa B450 pra fazer over no R5 se precisar e bola pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi e agradeço demais. Foi bem explicativo.

 

Só pra contextualizar melhor, já joguei bem mais, hoje em dia devido a trabalho e outras coisas diminui. Uso um Samsung 24 curso 144hz, acho ele ótimo inclusive, modelo C24FG70.

Mas tenho jogado os "lançamentos" pra Pc, como Detroit que rodou liso e agora Red Dead Redemption 2, e no RDR senti que pesou um pouco em altas configs.

 

Mas dessa forma acredito que realmente não valha muito a pena mesmo, por ser mais leigo nesses assuntos a gente termina precisando dessas opiniões. 

Vou segurar e pegar uma B450 pro over e já era, valeu demais gente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...