Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Itens de proteção eletroestatica


Posts recomendados

sinceramente, mexo com hardware há pelo menos uns 25 anos, nunca queimei nada nem danifiquei por causa dessa eletrostática.. e nem nunca usei nada disso

 

nao digo q ela nao exista, existe.. mas eu pelo menos nunca vi relatos de ninguem q conseguiu danificar nada até hj so por causa de eletrostática.. alem do mais os produtos hj contam com protecoes de fabrica a comecar pela propria embalagem anti eletrostática q ja vem de fabrica

 

se é pra uso domestico seu, acho q é plenamente dispensavel nos dias de hj

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex

3 horas atrás, Junior Alex disse:

Pulseira antiestática sem o fio funciona?

Tenho certeza que não faria essa pergunta se soubesse como funciona a pulseira antiestática em si. Você basicamente estaria se aterrando.

Não tem como você pegar a eletricidade estática e guardar numa pulseira. Essa daí "sem fio" contém, se não me engano, 1 resistor de 1MΩ. Não é como se você fosse segurar um resistor e Boom... Você está livre de toda eletricidade estática!

Não há nem alguma forma de dissipar as cargas com, por exemplo, uma pulseira com algumas pontas metálicas. Já que cargas se acumulam nas pontas, você poderia imaginar que conforme se acumulassem, iriam se dissipar, mas nem isso funciona!

A resposta é não. Não funciona. Faça o aterramento corretamente, ou gere menos eletricidade estática.

 

3 horas atrás, Junior Alex disse:

manta ou tapete antiestático só consigo comprando em sites ou no Aliexpress? é algo difícil de encontrar? qual material é bom?

Se vai usar a pulseira, não precisaria disso. Você pode se prevenir não usando roupas de materiais sintéticos, ficando descalço, etc.

Outra coisa é o algodão, ele é um dos materiais que não tem tendência de atrair ou descarregar elétrons. Dependendo do caso, é interessante usar roupas de algodão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a luva antiestatica faz trabalhar livre e nao necessita de fio essa é boa alternaticva a pulseira com fio?

 

 

nao sei como gerar menos estatica

 

a manta seria para colocar sobre uma cama por exemplo ela evitaria q a estatica dos tecidos fosse para placa mas nao sei qual e onde comprar uma especie de tapete pequeno para isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra uso em casa de fato é 1/2 desnecessário. Basta encostar em algo metálico grande pra se descarregar.

Pra uso em sua oficina, além da manta, pulseira (com fio), luva, coloque também calcanheira antiestática e jaleco antiestático mas o principal: deixe seu cliente ver que está usando tudo isso. Isso lhe transmite mais segurança😄

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por segurança vou usar isso em casa

 

luva de poliester é antiestatica?

 

essa calcanheira antiestatica funciona mesmo? precisa de aterramento? como conseguir isso no aliexpress? poderia deixar de comprar a pulseira com fio q limita muito e comprar a calcanheira antiestatica

 

preciso de ajuda para encontrar isso no aliexpres e também esse tapete q me seria muito util para colocar uma peça na cama

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Junior Alex disse:

 

luva de poliester é antiestatica?

poliester é uma ótima fonte de estática na verdade dependendo do material que atritar com ele.

 

a calcanheira funciona bem se se chão for apropriado. senão nem compensa muito, o bom e velho pé no chão tem funcionado bem para mim, no frio eu uso meias e evito escorregar o pé no piso, e sempre toco a parede de alvenaria logo depois que sento na cadeira para começar os trabalhos.

 

a pulseira nem limita tanto assim como pensam, o problema é levantar pra ir buscar peças... aí tem as pulseiras desconectáveis que tem um custo um pouquinho maior mas lhe poupa o trabalho de tira-põe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex Amigo... Desconfio que você não leu 1 palavra sequer da minha resposta.

Vou responder o que você perguntou com citações da minha própria resposta...

 

6 horas atrás, Junior Alex disse:

luva de poliester é antiestatica?

13 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

Você pode se prevenir não usando roupas de materiais sintéticos

 

6 horas atrás, Junior Alex disse:

essa calcanheira antiestatica funciona mesmo? precisa de aterramento?

13 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

Tenho certeza que não faria essa pergunta se soubesse como funciona a pulseira antiestática em si. Você basicamente estaria se aterrando.

 

Sei que você pode ser leigo quanto a isso, mas evite fazer perguntas que já foram respondidas.

Você só vai conseguir se livrar da eletricidade estática descarregando para o solo. Para tanto, têm métodos convencionais e outros mais práticos, como esse:

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Basta encostar em algo metálico grande pra se descarregar.

 

PS: como já foi mencionado umas 3 vezes por aqui, talvez não seja conveniente usar toda essa proteção se for para uso doméstico. Vai gastar dinheiro para evitar algo meio improvável de ocorrer.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No aliexpress tem anuncio dizendo luva antiestatica ESD mas a luva é de poliester, qual tipo de material devo procurar sem risco de estatica ja q o poliesterpode gerar isso?

 

calcanheira achei interessante mas nao achei ela no Ali, entre a luva, calcanheira e pulseira de fio qual melhor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luva com fio de aterramento? nunca vi essa mas tem varios modelos no aliexpress  nao sei qual escolher a de valor mais m conta era de poliester

 

na pulseira com fio ela so funciona com a garra de jacaré na haste de aterramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Junior Alex disse:

a luva antiestatica faz trabalhar livre e nao necessita de fio essa é boa alternaticva a pulseira com fio?

Seu entendimento acerca da luva eletrostática está profundamente confuso e errado.

 

Aconselha-se o uso de luvas eletrostáticas sempre que seu trabalho exija o uso de luvas (mecânica fina em conjunto com placas eletrônicas). Se você, ou seu trabalho, não necessita do uso de luvas o melhor é sem o uso das mesmas.

 

Luva eletrostática é uma luva, geralmente de algodão que adicionalmente recebe um tratamento químico que as torna pobres, fracas na geração de eletricidade estática.

 

Você dizia, "não sei como gerar menos estática". Pois luvas é a resposta, desde que seu trabalho necessite do uso de luvas. Luvas eletrostática é uma luva que gera menos estática quando comparada com uma luva normal, mas não gera menos e muito menos isola ou não permite a geração de estática.

 

Calcanheiras eletrostáticas funcionam sim se estiveres pisando em piso frio e quiseres te manter de tenis ou calçado isolante. 

 

Mais... Pulseiras eletrostáticas sem fio é igual garrafa pet sobre o contador de energia para reduzir a conta da energia. Falcatrua da pura, pega ratão..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Junior Alex disse:

acho interssante a luva antiestatica mas o material q eu vejo delas n Aliexpress é poliester entao devo evitar pegar essa ai?

Definitivamente você não leu minha postagem. Azar o seu, vais comprar gato por lebre. De nada vai adiantar luvas eletrostáticas...

 

Cada um cada qual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprarei a pulseira com fio e quando nao tiver aterramento por perto usarei a luva mas preciso saber o material adequado se realmente poliester para luva antiestatica nao é adequado

 

luva antiestatica nao é questao de tipo de trabalho e sim segurança em mexer com placas e componentes eletronicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex Que tal isso:

2 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

evite fazer perguntas que já foram respondidas.

 

6 minutos atrás, Junior Alex disse:

preciso saber o material adequado se realmente poliester para luva antiestatica nao é adequado

Sinceramente, isso já foi respondido.

Você ignorou e repetiu todas suas perguntas.

1 hora atrás, faller disse:

Luva eletrostática é uma luva, geralmente de algodão que adicionalmente recebe um tratamento químico que as torna pobres, fracas na geração de eletricidade estática.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que a luva não serve isso não interessa, que é besteira adotar luva, isso não te interessa.

Só te interessa em saber como o poliester é se comparado a pele humana, que tem um bom comportamento ao se lidar com estática. Isso posso te dizer. Muito melhor as mão nuas que qualquer luva de poliester no tocante a geração de estática.

E essas já as tem, imagino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao você diz ser desnecessario o uso de luvas antiestaticas para uso domestico? tem alguma ferramenta q você recomendaria entre a pilseira com fio, luva e calcanheira? normalment eu manuseio meus itens eletronicos sobre a cama (descalço) ou sobre alguma mesa (com chinelos)

 

qto a esteira antiestatica q é feita de borracha flexivel e vendida no aliexpress você também nao ecomenda a aquisição para proteger os itens?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nenhuma manta, seja condutiva ou dissipativa vai operar como previsto para a função se não tiver uma instalação de acordo. 

Desde a manta até o aterramento deve ser colocado um resistor de 10 Mohms para limitação de corrente para segurança.

Luva eletrostática pode ser usada se e somente se o serviço a ser feito exija o uso de luvas. Do contrário use as mãos nuas mesmo que será melhor.

Pulseira só vai operar a contento se for ligada, com fio e em série com resistor de 10 Mohms ao aterramento. Já calcanheira só vai operar se seu piso for frio (cimento, ladrilhos, cerâmica, pedra, chão batido etc..) Nota: as calcanheiras já tem a proteção limitadora de corrente, via resistor de 10Mohms em série com a tira de borracha condutiva que se coloca por dentro da meia, em contato com a pele da perna.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tivesse q indicar uma ou duas as melhores opções de proteção essas seriam a pulseira com fio e a calcanheira?

normalmente eu mexo em aparelhos em casa em algumas ocasioes na cama e descalço em outras na mesa usando chinelos

 

sobre a manta ou esteira pensei nela mais para proteção nma cama coloco ela na cama e a peça sensivel em cima dela e encontrei essa manta de borracha no aliexpress https://pt.aliexpress.com/item/32957579886.html?spm=a2g0o.cart.0.0.62e63c00SHL3hD&mp=1

 

a vantagem da luva seria evitar o contato direto do suor, sal, acido e gordura das maos com os itens eletronicos se isso for prejudicial

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex

1 hora atrás, Junior Alex disse:

a vantagem da luva seria evitar o contato direto do suor, sal, acido e gordura das maos com os itens eletronicos se isso for prejudicial

Está exagerando um pouco, não acha?

Em empresas no segmento de eletroeletrônicos e informática, é comum ver os profissionais usando macacões antiestáticos, luvas de vinil e pulseiras antiestáticas para manusear ou montar produtos como tablets, celulares, etc.

Porém, não estamos falando de atuação nesses ambientes, mas sim de uso doméstico. É bem improvável acontecer alguma coisa, evite gastar dinheiro com isso.

Se quiser mesmo usar alguma proteção, acho que no seu caso luva descartável e pulseirinha antiestática já está de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pulseira antiestatica com fio eu vou adquirir mas para quando eu nao tiver aterramento por perto é melhor a calcanheira ou a luva?

 

a durabilidade da pulseira e da calcanheira é curta porque eles usam velcro q logo se desfaz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Alex

56 minutos atrás, Junior Alex disse:

para quando eu não tiver aterramento por perto é melhor a calcanheira ou a luva?

Se você não tiver como aterrar, vai usar calcanheira pra que?

A calcanheira antiestática serve pra descarregar para o solo condutivo a energia eletrostática, e não tem nada a ver com a luva descartável ou com a luva antiestática.

A luva descartável serve pra evitar o contato entre a pele e o aparelho em questão, e a luva antiestática serve justamente para caso precise usar luvas e precise gerar o mínimo de eletricidade estática possível.

Não vou repetir, essa é a última vez:

8 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

Você só vai conseguir se livrar da eletricidade estática descarregando-a para o solo.

 

Quaisquer outras dúvidas, leia novamente toda a discussão nessa postagem. Já foi tudo explicado e respondido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o aterramento q me refiro é aquela haste de ferro e a pulseira depende dessa haste ja a calcanheira nao nevessirta desta haste descarregando tudo para o piso de ceramica

 

qto ao velcro da pulseira e caalcanheira torna eles vida curta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...