Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar ou não uma fonte nova agora ?


Posts recomendados

Olá, caros

 

Tenho um computador já bem antigo. I7 2600k, 8gb ram DDR3, asrock h61m-hg4, a fonte é uma antec earthwatts Green 750w com 8 anos de uso. Eu suspeito que ela já pode estar ruim das pernas. Fatores que me levam a ter essa suspeita:

1-  Ano passado, estava jogando e em certo momento o monitor piscou e apareceram artefatos na tela. Reiniciei o computador mas sempre que rodava aplicações pesadas como jogos ou benchs a placa de vídeo pedia arrego. Era uma GTX 680 com 7 anos de uso, então considerei que foi da idade mesmo. Curiosamente, para tarefas leves como navegar na internet a placa de vídeo não apresentava problemas. Fui usando assim(sem jogar) por alguns meses até que ao tentar editar um vídeo no Adobe premiere, ocorreram travamentos novamente e a placa de vídeo parece ter partido de vez, ela dava vídeo mas como se não carregasse os drivers e com a ventoinha no máximo. Foi então que resolvi tirar a gpu e usar o vídeo integrado.

2- Eu comecei a notar coil whine vindo da placa-mãe - uma asrock h61m-hg4, com 2 anos de uso - na região dos vrms. Tenho certeza que começou há uns 6 meses pois sou chato com essas coisas então já teria notado caso já tivesse vindo assim. Geralmente escuto fazendo scrolling em páginas da internet até com pouca atividade do cpu.

3- Esses tempos notei que o teclado, que é ligado via USB, falha repentinamente quando uso alguma tecla, dá pra ouvir o som do windows quando algum dispositivo é desconectado e reconectado, mas é um teclado vagabundo e velho, então pode ser por isso.

4- Meu hdd wd blue, que é disco secundário (passa a maior parte do tempo ocioso) e com apenas 4 anos de uso começou a apresentar pending sectors semana passada. 

 

Dei uma pesquisada e vi falarem que os problemas 2 e 4 podem ser causados por fonte ruim que não esteja fornecendo as tensões corretas...

Depois que o hdd comecou a apresentar problemas eu nem usei mais o computador - na verdade cheguei a abrir uns arquivos e não pareceram estar corrompidos, fiz um teste de velocidade com HD tune pro e a velocidade do hdd pareceu normal. O que me levou a buscar por uma fonte nova antes que possivelmente dê problemas nos outros componentes. Acham que pode ser a fonte causando isso ou é apenas azar mesmo ?

 

Estou a procura de uma fonte decente como medida de precaução, já que nem tenho certeza de que a minha atual está ruim, até os preços de hardware darem uma normalizada e aproveita-la em um futuro setup para jogos. Também cogito a ideia de meter a minha GTX 680 no forno pra ver se volta a vida kkkk mas reconheço que as chances são remotas mas vai que né.

Acho que 550w seria o "Sweet spot" para atender a futuras configurações deixando margem. Porém pelo que andei pesquisando, os preços estão muito ruins e meio que próximos aos de fontes de 600~650w então resolvi ir logo nelas.

 

Eu cheguei a cogitar fortemente a Corsair cx 550, principalmente pelos 5 anos de garantia, mas vi os diversos relatos de problemas nessa linha por aqui e fiquei com o pe atrás.

Tô com um boleto de uma pcyes electro v2 650w que falam bem. O boleto vence hoje por r$370(r$410 com frete).

Tem a coolermaster mwe v2 650w bronze por r$430(r$470 com frete) também, vantagem é ter 5 anos de garantia, vi que ela tá na categoria da linha cx da Corsair. É projeto dc-dc, não entendo bem do que se trata, mas acredito que seja coisa boa né.

 

Se tiverem melhores sugestões podem mandar também. 

 

 

 

Agradeço a quem puder ajudar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, daí disse:

Tô com um boleto de uma pcyes electro v2 650w que falam bem. O boleto vence hoje por r$370(r$410 com frete).

muito acima do necessário, mas por esse preço hj você pega uma 450W, então vale a pena pagar quase o mesmo com a sobra monstruosa, é excelente.

adicionado 0 minutos depois

se você tem a grana e usa essa fonte bomba, vale sim a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

muito acima do necessário, mas por esse preço hj você pega uma 450W, então vale a pena pagar quase o mesmo com a sobra monstruosa, é excelente.

adicionado 0 minutos depois

se você tem a grana e usa essa fonte bomba, vale sim a pena.

Então, era uma fonte de qualidade, vi alguns reviews recomendado como ótimo custo x benefício na época. A marca é referência em se tratando de fontes. Só tá bem velha, o que pode ser de fato uma bomba.

23 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@daí Não troque, a Antec é uma das melhores fabricantes, só não é muito conhecida aqui no Brasil. Essa sua fonte é platinum ou gold?

A questão da placa de video é 99% de chance de ser solda BGA mesmo.

Teste da mesma linha da sua fonte aqui no CDH:

@Caio Ferreira

Não é essa. A minha é certificada 80 plus bronze e tem um chassis verde.

 

Essa aqui:

https://www.kitguru.net/components/power-supplies/zardon/antec-earthwatts-ea-750w-green-review/5/

 

Acha que devo arriscar continuar com ela então ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Pois é, aparentemente funcionando ela tá, sem travamentos ou Pc desligar/reiniciar, por exemplo. Mas tá rolando umas coisas estranhas com alguns componentes -estranho um HD com menos de 5 anos, para tarefas secundárias e armazenamento, já estar com bad blocks - então queria prevenir que venham a dar mais problema, pois no momento atual tá bem difícil adquirir novas peças, minha intenção é empurrar até onde der com o que tenho. Fui em fontes de maior capacidade pois não quero ter que comprar agora e talvez outra la na frente, já deixar essa garantida para o próximo setup. Também tô trabalhando com a possibilidade de conseguir trazer minha GTX 680 de volta a vida, acho que nesse caso 450w já fica meio apertado, não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daí Cara, uma fonte de 450~500w já atende a grande maioria esmagadora dos Setups, até mesmo alguns high-end. Em relação ao bad block, pode até ser instabilidades na fonte, mas acho difícil ser ela. Fica andando com o gabinete pra cima e pra baixo? Geralmente o Bad Block é causado por pancadas, o HD é um componente bem sensivel.

Uma fonte de 450W já lhe atende sim, mesmo com a 680 consumindo bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@daí Cara, uma fonte de 450~500w já atende a grande maioria esmagadora dos Setups, até mesmo alguns high-end. Em relação ao bad block, pode até ser instabilidades na fonte, mas acho difícil ser ela. Fica andando com o gabinete pra cima e pra baixo? Geralmente o Bad Block é causado por pancadas, o HD é um componente bem sensivel.

Uma fonte de 450W já lhe atende sim, mesmo com a 680 consumindo bastante.

https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Segundo essa calculadora o consumo do sistema da 453w(inclui até as ventoinhas do gabinete). Recomendam uma fonte de pelo menos 500. Sempre tive a impressão de que o ideal é a fonte trabalhar com certa folga, porque trabalhar no limite significa esquentar mais já que a eficiência decai.

Negocio é que, se eu fosse nessa cv 450w, por exemplo, estaria economizando tipo 20~30 reais em relação a pcyes 650w. Isso é basicamente o valor de uma pizza meia boca por aí.

 

Movo o gabinete no máximo de um lado pro outro da mesa quando faço faxina, e com muito cuidado. Acho que ainda é bad sectors, sempre esqueço a diferença. Apareceu do nada alerta de current pending sectors no smart.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daí Essas calculadoras não são muito confiavies, faça você mesmo a conta: I7 2600K 95W+ GTX 680 195=290W adicionando o resto dos periféricos que consomem bem pouco, não dá 360w. Bom você pode pegar a de 650W sim, só não irá usar tudo.

@daí Cooler Master MWE 550 Bronze:https://www.kabum.com.br/produto/103709/fonte-cooler-master-mwe-bronze-v2-550w-80-plus-bronze-mpe-5501-acaab-br?gclid=Cj0KCQjwgJv4BRCrARIsAB17JI6dlcE1wOb6S8w97X1CWy5XBjglaDJdRpmrPY3Ak7Ue9Wu6lTxRudQaAjiyEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...