Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei se compro um air cooler ou water cooler


Posts recomendados

Boa noite! Irei comprar um computador com processador AMD Ryzen 5 3400G (placa de vídeo integrada radeon vega 11) e 8gb de ram, e gostaria de saber se com essas configurações eu preciso somente de um air cooler, ou se é melhor gastar um pouco mais e comprar um water cooler, e se possível, recomendar algum deles. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Jones Dependendo do air cooler vale mais a pena que um water cooler.

adicionado 1 minuto depois

@Jaime Jones https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1307359783-cpu-cooler-fan-heatsink-4-heatpipe-2-ventiladores-quiet-heat-_JM?quantity=1#position=20&type=item&tracking_id=0a701934-963c-4df4-834f-8328bc9d5776 esse seria otimo, se caso queira outro pesquisa com 4 heatpipes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Air cooler decente, muito melhor q um watercooler por que:
1) se um aircooler da problema você logo percebe que ele parou, um watercooler já é mais difícil notar.
2) se um watercooler vaza você vai ter água no seu PC...
3) um air cooler bom é tão bom quanto um watercooler e até mais barato, assim você pode investir num gabinete melhor e mais fans e vai resfriar todo o seu PC e não só a CPU.
3) com a evolução da tecnologia os hardwares estão consumindo menos energia e consequentemente esquentando menos, assim logo logo um usuário comum não vai ter necessidade nenhuma de um watercooler...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo a necessidade de um watercooler somente em casos de overclocks extremos, para usos normais, e até para overclocks civilizados, um bom aircooler dá conta do recado, e é bem mais barato. Mesmo em overclocks onde os aircoolers já não vão dar conta não vai ser um watercooler do tipo AIO (all in one) que vão segurar, aí provavelmente você vai ter que partir para um watercooler custom.

Eu vejo muita gente comprando watercoolers AIO com radiador de 120mm achando que fez um ótimo negócio, sendo que poderiam estar com um aircooler com melhor poder de resfriamento (e com margens para upgrades e/ou overclocks melhores) pelo mesmo preço.

No meu caso eu uso um aircooler superdimensionado. Neste momento de pandemia estou trabalhando de casa, e uma coisa que eu prezo neste momento é a confiabilidade do meu equipamento. Meu aircooler tem duas ventoinhas de 120mm, e mesmo se der problema nas duas ventoinhas do cooler, eu posso aumentar a velocidade das ventoinhas do gabinete e trabalhar com o cooler da CPU totalmente passivo, que ele consegue segurar (vai ficar um pouco mais barulhento e um pouco mais quente, mas funciona), sem ter que parar meu trabalho. Já vi testes de pcs montados para serem silenciosos, e o pessoal usava esses esses aircoolers grandes sem as ventoinhas, com um leve aumento das temperaturas. Lógico que com duas ventoinhas as chances de eu ficar com o cooler de cpu totalmente passivo é quase zero.

Agora se você é daqueles que quer porque quer ter um watercooler, que acha a coisa mais linda do mundo (tem um cara do meu trabalho que é assim, quer montar um PC com watercooler, nem quer saber dos contras), então vá em frente. Mas saiba que isso é algo mais passional do que racional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...