Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vram Sendo Muito Usada


Posts recomendados

Galera da um help por favor, Minha placa de video tem 8gb de vram dedicada porém no gerenciador aparece 13,7 memoria da gpu, percebi que esta dando umas travadas no game e a memoria RAM chega quase aos 12 que e o que eu tenho, nao era para acontecer isso, alguem sabe me dizer o que esta acontecendo ????, acho que a placa de video esta pegando memoria RAM emprestada, como desabilita isso ?? 
Desde ja obigado!!!

Captura de Tela (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Mateus, já trabalhei em assistência técnica e já peguei um caso desses bizarro que o Windows ia consumindo cada vez mais RAM.

No caso supracitado era o Windows LTSB a causa foi um ativador do mesmo que alterou os registros e sabe se lá o que mais. Não estou dizendo que é o seu caso, só estou informando a minha experiência, talvez possa ser um serviço ou um programa de 3º influenciando. Espero ter dado pelo menos uma luz...

adicionado 6 minutos depois

Chegou a olhar a RAM compartilhado do HD/SSD "SWAP"? tecle Windows (tecla super) + Pause Breake depois clique em "configurações avançadas"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do hd e sdd esta em gerenciado pelo sistema...O que voce acha que seria uma solucao possivel para esse problema ?
Pois as vezes a ram e consumida seus 12gb e ta uma pequena travada mas atrapalha..

adicionado 3 minutos depois

Acabei de entrar na minha BIOS procurando opções da placa de video, achei uma opções graficas mas nao tinha nada sobre memoria la, porém avia uma opcao de memoria que desativei e foi para 5,7 e com essa mesma opcao ativada vai para 6.. realmente n sei.

Formatei o pc a pouco tempo sera que seria a unica solucao ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Bressan Muito estranho mesmo, essa placa só tem 8GB esta havendo um compartilhamento tenta desativar o SWAP de memória para ver o que acontece...

adicionado 5 minutos depois

Abra o GPU-Z do techpowerup e veja as pista PCI-E qual "largura de barramento" e versão (1.1 2.0 3.0) esta sendo usada as vezes a placa esta muito tempo conectada e poeira ou oxidação pode ter afetado pode ser valido tirar e limpar, se onde mora tem maresia ou umidade pode ser valido usar um produto para repelir ambas como CorrosinX ou verniz para placa eletrônica para evitar vários problemas. 

 

Sobre sistema como eu disse tudo que é de 3º e altera o registro e outras camadas do sistema (como ativadores "cracks" como foi o caso do PC de um cliente) pode fazer essas coisas ainda mais quando vem atualizações e os arquivos ou entradas que deveriam estar ali não estão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao foi o seguinte, acho q nao faz nem 1 mes q estou com essa placa, no comeco ela estava otima 100% porém tive que formatar o pc por outros motivos e hoje quando senti os travamentos abri o MSI afterburner e vi que estava usando 7gb de vram da placa e no jogo dizia consumir apenas 3, e ralmente antes consumia apenas 3 no maximo 4, e agora subiu, assim fui olhar o gerenciador para ter certeza e realmente estava com o uso a 8 de vram e 14 de disponibilidade, ja passei o anti malwer e o antivirus do windows, ja tentei mexer nas opções da BIOS e nada....Vou ver isso de SWAP, se for de arquivo de paginacao ja esta desativado....Se nao conseguir vou ser obrigado a formatar o PC dnv...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mateus Bressan disse:

Entao foi o seguinte, acho q nao faz nem 1 mes q estou com essa placa, no comeco ela estava otima 100% porém tive que formatar o pc por outros motivos e hoje quando senti os travamentos abri o MSI afterburner e vi que estava usando 7gb de vram da placa e no jogo dizia consumir apenas 3, e ralmente antes consumia apenas 3 no maximo 4, e agora subiu, assim fui olhar o gerenciador para ter certeza e realmente estava com o uso a 8 de vram e 14 de disponibilidade, ja passei o anti malwer e o antivirus do windows, ja tentei mexer nas opções da BIOS e nada....Vou ver isso de SWAP, se for de arquivo de paginacao ja esta desativado....Se nao conseguir vou ser obrigado a formatar o PC dnv...

Caraca que problema chato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Bressan Tentou analisar o PCI-E através do GPU-Z? tenta tirar a placa dar uma limpeza no local com limpa contato no Slot tentar encaixar melhor ver se tem algo forçando (como é uma placa pesada pode ser interessante prender o cabo PCI-e de alimentação de maneira que apoie sem forçar muito a VGA).

 

 Se nada resolver se não quiser formatar o sistema de novo pode tentar fazer um pendrive bootavel com Manjaro Gnome, gravá-lo com software etcher antes de inciar ele tem a opção de usar Drivers proprietários dessa maneira vai instalar o Driver automaticamente.

 

 Ao iniciar o sistema dai você pode passar um Benchmark de video como Unigine Heaven que roda com 2 cliques ou pelo Pacote Phoronix Test Suite se eu não me engano tem o Unigine Superposition também

 

Você pode logar sua Steam nele também e testar um jogo compatível ou habilitar o Proton para rodar jogos de Windows através da API Vulcan.

 

https://manjaro.org/download/     

https://www.balena.io/etcher/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mateus Bressan disse:

Galera da um help por favor, Minha placa de video tem 8gb de vram dedicada porém no gerenciador aparece 13,7 memoria da gpu

Você não leu direito o que o Windows informou..

 

Memória dedicada da GPU - 8,0 GB / Memória compartilhada da GPU - 5,7GB / Memória da GPU - 13,7GB

 

"Dedicada" é aquela que tá fisicamente instalada na placa de vídeo.. "Compartilhada" é uma parte da RAM do sistema, que pode ser usada como VRAM, na eventualidade da VRAM acabar.. 13,7GB é a soma das duas..

 

 

Sobre o uso alto de RAM, a é culpa sua:

13 horas atrás, Mateus Bressan disse:

Vou ver isso de SWAP, se for de arquivo de paginacao ja esta desativado....

 

Tudo que fica na RAM, mas que não está sendo usado, vai pro Pagefile, pra acesso mais rápido, caso necessário.. Ao desativar essa função, você mata essa possibilidade e sua RAM fica "entulhada" de coisa, que você e nem o Windows, talvez não precisem mais.. Dois artigos pra entender o tamanho do erro.

 

https://fossbytes.com/windows-page-file-disable-pc-lots-ram/

 

https://lifehacker.com/understanding-the-windows-pagefile-and-why-you-shouldnt-5426041

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Bem analisado, porém o Pagefile faz com que o sistema possa Hibernar o Baboo já comentou que não é necessário desabilitar essa função se não a Microsoft já teria feito um "dano" que essa opção pode causar é manter um arquivo alocado num SSD pode realmente reduzir um pouco a vida útil (acredito que seja coisa mínima porque depende da constância na gravação) então o que pode ser feito é mover esse SWAP para uma partição secundaria como um HD e setar no mesmo tamanho da sua RAM ou 75% do total  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim exatamente e se ele usa o recurso do C-State de Hibernar salvando todo o trabalho da RAM no SSD/HD e desligando completamente a máquina, isso economiza muito tempo para não ter que abrir tudo de novo. Enfim se não utiliza o recurso não fará tanta diferença assim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera desculpem a demora, estava formatando o PC para tentar arrumar esse maldito problema, o problema e que os 6gb RAM compartilhados nao e usado apenas quando acaba os 8gb da VRAM ele e usado junto a RAM.
Sim a maioria dos jogos que jogo sao pesados como, COD MW, GTA V, BF etc
Nao teria uma unica opcao para desabilitar essa compartilhacao, porque minha VRAM chega a 7,5 de uso nao sei porque ja que o game usa apenas 2, 3 de VRAM, teria alguma possibilidade de nao compartilhar a RAM, deixar apenas a VRAM

Captura de Tela (6).png

Captura_de_Tela_(7).png

adicionado 11 minutos depois

Em questao de arquivo de paginacao ja esta gerenciado pelo sistema

 

adicionado 19 minutos depois

Caso de problem na placa, ja retirei limpei o cenector, recoloquei, e formatei o PC continuou a mesma coisa, a placa e nova tem acho q 1 mes e meio de uso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2020 às 14:47, Mateus Bressan disse:

Galera desculpem a demora, estava formatando o PC para tentar arrumar esse maldito problema, o problema e que os 6gb RAM compartilhados nao e usado apenas quando acaba os 8gb da VRAM ele e usado junto a RAM.
Sim a maioria dos jogos que jogo sao pesados como, COD MW, GTA V, BF etc
Nao teria uma unica opcao para desabilitar essa compartilhacao, porque minha VRAM chega a 7,5 de uso nao sei porque ja que o game usa apenas 2, 3 de VRAM, teria alguma possibilidade de nao compartilhar a RAM, deixar apenas a VRAM

Captura de Tela (6).png

Captura_de_Tela_(7).png

adicionado 11 minutos depois

Em questao de arquivo de paginacao ja esta gerenciado pelo sistema

 

adicionado 19 minutos depois

Caso de problem na placa, ja retirei limpei o cenector, recoloquei, e formatei o PC continuou a mesma coisa, a placa e nova tem acho q 1 mes e meio de uso

@RS Faria

 

adicionado 46 minutos depois

@Erik_ESC Hardware  Usando toda VRAM sendo que o jogo fala q so usa 4gb da VRAM...

Obs: Jogando

Captura de Tela (12).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Eu não costumo usar o gerenciador de tarefas do Windows para isso, eu gosto do HWiNFO64 na opção sensors-only marcada, ele mostra a VRAM alocada e a que efetivamente esta sendo usada você vai encontrar uns 4 "sensores" só para VRAM. Desse modo terá uma referencia melhor

 

Você ainda pode usar ele junto com o Riva Tuner através da função RTSS dentro do HWiNFO64 basta o RIVA ser aberto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Screenshot_20230113-234521.thumb.png.7cd54bfb21e5078be4de4ae82b449845.pngScreenshot_20230113-234454.thumb.png.b5835a6bf9167ff0cd871e235078706d.png

 

Em 15/07/2020 às 14:53, Mateus Bressan disse:

Opa, Mesmo problema e 2023. Tenho uma RX 6600 com 8 de vram e apenas 8 de ram que 4 GB estão sendo usados pela placa de vídeo

 

Componentes: RX 6600

Ryzen 5 5500

placa-mãe b450

8 de memória RAM DDR4, 2666MHZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 13/01/2023 às 23:48, Filipe Novais disse:

Screenshot_20230113-234521.thumb.png.7cd54bfb21e5078be4de4ae82b449845.pngScreenshot_20230113-234454.thumb.png.b5835a6bf9167ff0cd871e235078706d.png

 

Opa, Mesmo problema e 2023. Tenho uma RX 6600 com 8 de vram e apenas 8 de ram que 4 GB estão sendo usados pela placa de vídeo

 

Componentes: RX 6600

Ryzen 5 5500

placa-mãe b450

8 de memória RAM DDR4, 2666MHZ

tenho tido o mesmo problema, usava uma rx580, troquei pra 6600XT e tenho tido a mesma coisa não sei o que é, meu kit Ryzen 5 3600 b450m da ASUS 16gb de ram 3000mhz, eu vou tentar formatar, se não resolver, vou atualizar a BIOS, se não for isso sei la o que é 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...