Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Vocês têm dificuldades com o manual da documentação da linguagem que escolheram?


sandrofabres

Posts recomendados

Eu tenho um problema irritante: eu nunca entendo os manuais oficiais das linguagens,  eu só consigo entender as instruções com exemplos que começam na atomicidade, se o cara já começa dando exemplos com empresas , estoques, funcionários e o CA*a4 eu já não entendo nada, mesmo porque, nem todo mundo quer fazer programas para uma bendita empresa, eu por exemplo faço alguns programas para me ajudar no dia a dia e diga-se de passagem eu detesto ambientes dissimulados de empresas.

 

Gente, se um adolescente me dá um exemplo de como usar, por exemplo Generics, eu entendo sem muito esforço, agora se eu vejo um manual ou algum programador profissional mostrando como aquilo funciona, a minha impressão é que eles já estão ensinando para quem já sabe.

 

Se alguém aqui não sabe usar alguma coisa na linguagem e vai procurar o manual, dá mais desespero ainda, eu por exemplo, nas busca, sempre faço de tudo para evitar as páginas de explicação da linguagem da própria criadora da tecnologia, exceto PHP que é uma linguagem muito prática e doce.

 

Como os programadores profissionais conseguiram aprender da interpretar os manuais oficiais das criadoras da tecnologia? Isso vem com o tempo?
Todo mundo tem essa dificuldade mesmo ou é só eu?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao mundo de pessoas normais. 😆

 

Eu acho que levei uns 10 anos após ter escrito o primeiro código C++ pra considerar-me fluente e, efetivamente, conseguir ler o ISO e entendê-lo munido apenas da abstração. E existe ainda outro nível de "orgasmo intelectual" alem desse: ser capaz de ler o ISO, imaginar um problema e prever o respectivo erro de compilação antes de testá-lo. 

 

Mas há de fato uma razão pra isso: uma linguagem de programação precisar ser tão exata quanto matemática. A documentação oficial é, na verdade, um rigoroso tratado internacional com todas as definições que os compiladores precisam seguir pra atender essa exatidão. Apesar de ser o manual oficial ele não é feito pra ensinar. Pra aprender você necessariamente começa com fontes, por vezes não tão confiáveis, como livros de terceiros, tutoriais de internet etc. Ou seja, aprende-se mecanicamente primeiro e a teoria eventualmente depois.

 

Com a experiência, e entendendo como o compilador funciona, você naturalmente absorve a essência do ISO e então passa a compreendê-lo. Então sim, não se preocupe, vem com tempo (dependendo da sua dedicação ao estudo, claro).

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...