Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem alguma distribuição Linux com interface bonita e boa para PC Gamer?


Vict0r_Lima

Posts recomendados

Boa tarde, para alguém aqui que conhece sobre distribuições Linux, gostaria de saber se tem alguma distribuição com uma interface gráfica muito bonita como o Deepin, mas que também seja boa para quem quer jogar, vejo algumas pessoas reclamando do Deepin falando que não é bom para games, quero passar a usar o Linux então gostaria dessa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Manjaro Linux é uma boa distribuição nesse sentido de games. Mas realmente não sei dizer se é a melhor. Talvez Ubuntu. Sobre o Manjaro, acho ele bonito, até, mas acho que vai ser bem diferente do Deepin. Talvez a versão com GNOME te agrade, porque tem um visual mais diferentão. A versão com KDE também é bem bonitinha, e dá pra customizar muita coisa. Tanta coisa que cê perde até a paciência com as opções, ahahah. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vict0r_Lima Qual é seu nível de experiência com sistemas GNU/Linux?

 

Bem, o Ubuntu é a distribuição recomendada oficialmente pela Valve (empresa responsável pelo Steam), com suporte total. Os drivers proprietários já são instalados automaticamente durante a formatação, se você marcar essa opção... É literalmente só baixar o Steam, ativar a opção do SteamPlay nas configurações e clicar em jogar...

 

Eu uso apenas Ubuntu 20.04 LTS. Minha experiência em jogos tem sido excelente... E eu era completamente leigo quando comecei a usar e não tive dificuldade.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vict0r_Lima O Ubuntu é totalmente customizável. Qualquer distribuição GNU/Linux, na verdade.

 

O GNOME utilizado pelo Ubuntu já é bem diferente e tem trocentas opções de extensões e modificações. Contudo, você pode instalar outros ambientes se quiser. Se você gosta mais do ambiente DDE do Deepin, basta instalá-lo. Eis um tutorial: https://www.edivaldobrito.com.br/ambiente-grafico-do-deepin-no-ubuntu/

 

Existe uma distribuição não oficial do Ubuntu que já utiliza esse ambiente, o Ubuntu DDE.

adicionado 11 minutos depois

Uma das maiores vantagens de sistemas GNU/Linux em relação ao Windows é justamente a customização: se você cansar da cara dele, pode trocar tudo. Literalmente tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/07/2020 às 18:02, Vict0r_Lima disse:

Boa tarde, para alguém aqui que conhece sobre distribuições Linux, gostaria de saber se tem alguma distribuição com uma interface gráfica muito bonita como o Deepin, mas que também seja boa para quem quer jogar, vejo algumas pessoas reclamando do Deepin falando que não é bom para games, quero passar a usar o Linux então gostaria dessa dica.

 

 

Sugiro consultar:

https://www.slant.co/topics/5160/~linux-distribution-for-gaming

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Com relação à interface gráfica, acho que as principais atualmente são Gnome, KDE, XFCE e Mate (existem outras, mas acho que mais da metade das instalações é em cima destas). Cada distribuição tem a sua interface default, mas algumas distribuições são disponibilizadas em mais de um "sabor", e mesmo usando uma interface específica pode-se instalar em paralelo outra. Eu não recomendo instalar diferentes interfaces no mesmo SO, tem certas funcionalidades que estão encravadas no SO, e não funcionam corretamente em sistemas para os quais não foram projetados. Um exemplo é o Ubuntu de antigamente, que usava o Unity, quando lançaram os pacotes do Gnome 3 para o Ubuntu algumas coisas não funcionavam perfeitamente, pois dependiam de comuicar com programas do SO que não estavam perfeitamente ajustados no Ubuntu (no Fedora o Gnome 3 foi adotado cedo, e tudo funcionava perfeitamente no Fedora com o Gnome 3).

E outra, esse negócio de interface gráfica é igual time de futebol, cada um tem a sua preferida, e sai até briga falar mal da outra. Então muitas vezes quem adota uma não vai instalar outra junto.

Sugiro que você crie uma máquina virtual e brinque de instalar diferentes "sabores" de diferentes distros, para ver qual agrada mais.

Sobre instalação de drivers, se você tiver placa gráfica da AMD então está com sorte. Não precisa instalar nada, os drivers open source que estão embutidos no kernel são mantidos pela própria AMD, e são melhores que os drivers "fechados" mantidos também pela AMD. O AMDGPU Pro (driver fechado) só é indicado para usos profissionais, para programação usando cores CUDA, para jogos fique com o AMDGPU open source.

Agora se você usa nVidia a história é outra. Algumas distros facilitam na hora de instalar os drivers oficiais da nVidia, outras você vai ter que habilitar repositórios não oficiais da distribuição para poder instalar os drivers oficiais da nVidia - os drivers open source são mantidos sem nenhum apoio da nVidia, foi feita muita engenharia reversa em cima do histórico de drivers da nVidia, mas estão longe de serem usáveis para jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso Debian Buster MATE tranquilamente no laptop, enquanto no desktop estou usando o Bullseye, a próxima versão estável que por enquanto está em fase de testes. Para um PC gamer ou uma workstation, o importante para mim é ter a interface mais enxuta possível, que consuma o mínimo de RAM e ocupe pouco a CPU. Infelizmente as interfaces mais visualmente agradáveis como KDE e GNOME3 não satisfazem esses requisitos, mas você pode até usá-las se possuir bastante memória sobrando.

A distribuição mais recomendada é o Ubuntu LTS, e inclusive é a que vai ver listada na maioria das seções de requisitos dos jogos nativos para GNU/Linux na Steam. Além disso, os drivers proprietários da AMD recomendam Ubuntu LTS, mas são instaláveis em outras distribuições e não são a única opção, pois os drivers livres são muito bons.

 

Além disso, há, como mencionaram acima, os drivers proprietários da NVIDIA. Nem toda distribuição facilita a instalação de tais drivers, e eles também são incompatíveis com a configuração padrão de várias distribuições recentes, que usam o Wayland no lugar do X11.

 

Entretanto, se você usa qualquer GPU NVIDIA mais recente do que as primeiras placas Maxwell (GeForce GTX 745, 750, 750 Ti, 840M, 845M, 850M, 860M, 950M, 960M; GeForce 830M, 840M, 930M, 940M[X]; Quadro K620, K1200, K2200, M1000M, M1200M; GRID M30, M40; todas que possuem chipset da série GM10x) ou se precisa de suporte a Vulkan ou CUDA, a única solução é usar o driver proprietário, pois o driver livre, o "nouveau", apresenta um péssimo desempenho com essas placas devido às atitudes da própria NVIDIA. Vale lembrar que mesmo que a sua GPU seja altamente compatível com o "nouveau", além de não ter suporte a OpenCL, Vulkan ou CUDA, terá que fazer o "reclock" da GPU manualmente, o que não acontece com o driver proprietário.

 

Já as GPUs AMD funcionam muito melhor em média, e possuem maior integração com o kernel e o sistema operacional. Entretanto, o suporte depende das versões do kernel, do firmware, e do Mesa disponíveis nos repositórios de sua distribuição. Se quiser usar as GPUs mais novas terá que atualizar para as distribuições mais instáveis mas que recebem as atualizações mais rapidamente, semelhante ao modo de testes das novas releases disponível no Windows 10.

 

https://nouveau.freedesktop.org/wiki/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...