Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Liga, windows inicia mas não da video


Posts recomendados

Então, já procurei em alguns topicos mas nenhum foi exatamente o meu problema.

O video desliga do nada as vezes, desligo pelo botão Power, inicio porém ele não da video.. mas o windows inicia pois eu ouço o som de tudo, até do Discord entrando automaticamente.

Não acredito que seja o monitor porque eu uso meu fone de ouvido nele e ouço quando inicia o windows e etc.

Sempre que acontece isso, eu tiro algumas peças e fico tentando ligar até ele ligar... 

Alguem já passou por isso? sabe como resolver? obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

É a placa de vídeo. Drivers, cabo, VGA ON ou OFF (a que tiver) ou o próprio monitor. Posta todas as configurações, por favor.

é essa configuração que está exatamente no meu perfil.. 

Processador I5 4460 ; placa-mãe GigaByte B85-M D3PH ; Fonte Corsair CX 500W ; Memoria Ram 16gb corsair pro vengeance ; Placa de video AMD R7 260X XFX 1gb ; HD 1TB Seagate , ssd 240gb ; Monitor 23MP55HQ LG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Felipe Barbosa Melo disse:

@Dudu Fernandes Retire a placa de video e teste o video onboard, pra ver se persiste.

Então, eu fiz isso nas primeiras vezes mas não dava video ainda, depois de eu resetar a BIOS, ele ligou pelo onboard e depois ligou pelo offboard também.

Agora há pouco aconteceu novamente, eu desconectei o PCI-E da placa de video, apertei uns cabos e ligou novamente.

Estou realmente pensando ser a placa de video porém, se fosse ela, o pc ligaria normalmente, dando audio e etc, mesmo com ela dando essas "falhas"?

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Editei o post, não tinha prestado atenção na assinatura.

Ah, mudou algumas coisas na assinatura porém foi só a memoria e os perifericos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Dudu Fernandes disse:

pc ligaria normalmente, dando audio e etc, mesmo com ela dando essas "falhas"?

Sim, liga normalmente se não der bug físico na baia. Atualiza o BIOS, a última atualização é a F5. Reveja as configurações de VGA também. Vê se não está em conflito com a On board. Confere cabo também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dudu Fernandes Testar outros cabos sempre é saudável. O problema geralmente está nas coisas mais simples.

 

Apesar disso, recomendo que faça duas coisas: limpe o slot PCI-e com uma escova/pincel embebido em isopropanol; Limpe os contatos da GPU com papel absorvente embebido em isopropanol.

Pela idade da sua CPU, presumo que o slot já possa estar prejudicado. Se a GPU for pesada, pode até ter empenado o slot. Se a GPU estiver com a ponta pendendo para baixo, pode apoiar algum objeto não condutivo sob a ponta da PCB para assegurar um melhor contato no PCI-e. Se isso solucionar o problema, talvez só de mudar a posição dos cabos PCI-e, para que fiquem pendurados na carcaça do gabinete e evitem depositar seu peso sobre a GPU, podendo até puxá-la um pouco para cima, pode ser a solução. Se seu gabinete tivesse PSU shroud indicaria um GPU riser, mas não é o caso.

 

Dito tudo isso, teste outros cabos e entradas/saídas primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster quandp tinha uns12 anos de idade, bem depois do meu pai ter começado a me ensinar eletrônica (o que logo larguei), lemos artigos em revistas especializadas dizendo que limpa contatos e desengripantes (na epoca WD40) agiam como solvente no epoxi que compõe placas de circuito. Meu pai não acreditou a princípio, mas pouco tempo depois um dos nossos aparelhos de som deu defeito e, ao tentar reparar, a placa quebrou em várias partes, virando um quebra cabeças. Foi justamente um aparelho que ele havia recuperado e limpado de ponta a ponta com limpa contato e desengripante.

 

Continuo não recomendando, jamais, o uso desse produto para placas de circuito. Potenciômetros, plugues, etc, ok, mas não diretamente sobre a placa, nunca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Dudu Fernandes Testar outros cabos sempre é saudável. O problema geralmente está nas coisas mais simples.

 

Apesar disso, recomendo que faça duas coisas: limpe o slot PCI-e com uma escova/pincel embebido em isopropanol; Limpe os contatos da GPU com papel absorvente embebido em isopropanol.

Pela idade da sua CPU, presumo que o slot já possa estar prejudicado. Se a GPU for pesada, pode até ter empenado o slot. Se a GPU estiver com a ponta pendendo para baixo, pode apoiar algum objeto não condutivo sob a ponta da PCB para assegurar um melhor contato no PCI-e. Se isso solucionar o problema, talvez só de mudar a posição dos cabos PCI-e, para que fiquem pendurados na carcaça do gabinete e evitem depositar seu peso sobre a GPU, podendo até puxá-la um pouco para cima, pode ser a solução. Se seu gabinete tivesse PSU shroud indicaria um GPU riser, mas não é o caso.

 

Dito tudo isso, teste outros cabos e entradas/saídas primeiro.

Os cabos PCI-E eu já troquei, testei até fonte diferente... já limpei o PC inteiro, com pincel, também não resolveu.

Vou testar cabos diferentes mas acredito que não seja, porque quando acontece é meio que de repente... estou com o PC ligado e do nada a tela desliga, ele continua ligado, eu desligo e tento ligar novamente porém liga tudo, audio do windows iniciando e discord iniciando porém nada de video, teclado e mouse funcionando normalmente.

Isso que está me intrigando demais, continuo achando que seja apenas a placa de video porém o certo seria o PC nem ligar, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Dudu Fernandes disse:

Os cabos PCI-E eu já troquei, testei até fonte diferente... já limpei o PC inteiro, com pincel, também não resolveu.

Não seria o caso de trocar os cabos PCI-e, mas sim os cabos de vídeo (HDMI, DVI, DP, D-SUB), e as entradas (se está usando um tipo, tentar em outra). A limpeza sem isopropanol não é tão eficaz, pois o isopropanol age como solvente.

 

5 minutos atrás, Dudu Fernandes disse:

Vou testar cabos diferentes mas acredito que não seja, porque quando acontece é meio que de repente... estou com o PC ligado e do nada a tela desliga, ele continua ligado, eu desligo e tento ligar novamente porém liga tudo, audio do windows iniciando e discord iniciando porém nada de video, teclado e mouse funcionando normalmente.

Isso que está me intrigando demais, continuo achando que seja apenas a placa de video porém o certo seria o PC nem ligar, correto?

Pode sim ser a placa de vídeo, mas esse seria seu maior prejuízo não é? Descartar todo o resto seria ideal.

Além dos cabos, drivers do windows de ACPI e da placa-mãe como um todo podem influenciar nessa situação. Recomendo que atualize os drivers para as versões mais recentes disponíveis no site da placa-mãe, observando a existência de hot fixes em especial, bem como vá às opções de energia do windows e ative o perfil "equilibrado", redefinindo suas configurações para as padrão, depois indo até as opções avançadas e desativando o gerenciamento de energia PCI-e. 

 

Lembre de observar também o que falei sobre placa de vídeo empenada ou pendendo para baixo pelo peso do cabo de energia. Já vi casos similares ao seu justamente nessa situação, o que começa do nada exatamente como você descreveu. Alternativamente, pode-se testar outro slot PCI-e se existente.

 

Atualização de BIOS também é uma boa.

adicionado 2 minutos depois
agora, WOZ Dods disse:

Isso que está me intrigando demais, continuo achando que seja apenas a placa de video porém o certo seria o PC nem ligar, correto?

Depende muito. Se a placa de vídeo dá erro, algum recurso falha, o PC geralmente trava na hora. Raro continuar funcionando. Por isso penso que pode ser algo externo ou simplesmente operacional (software). A preocupação com o slot é porque quando com mal contato, os pinos do slot podem parar de funcionar sob stress (aquecimento, aumento da corrente, etc.). Eu faria uma geral e testaria tudo diferente para ter certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não seria o caso de trocar os cabos PCI-e, mas sim os cabos de vídeo (HDMI, DVI, DP, D-SUB), e as entradas (se está usando um tipo, tentar em outra). A limpeza sem isopropanol não é tão eficaz, pois o isopropanol age como solvente.

 

Pode sim ser a placa de vídeo, mas esse seria seu maior prejuízo não é? Descartar todo o resto seria ideal.

Além dos cabos, drivers do windows de ACPI e da placa-mãe como um todo podem influenciar nessa situação. Recomendo que atualize os drivers para as versões mais recentes disponíveis no site da placa-mãe, observando a existência de hot fixes em especial, bem como vá às opções de energia do windows e ative o perfil "equilibrado", redefinindo suas configurações para as padrão, depois indo até as opções avançadas e desativando o gerenciamento de energia PCI-e. 

 

Lembre de observar também o que falei sobre placa de vídeo empenada ou pendendo para baixo pelo peso do cabo de energia. Já vi casos similares ao seu justamente nessa situação, o que começa do nada exatamente como você descreveu. Alternativamente, pode-se testar outro slot PCI-e se existente.

 

Atualização de BIOS também é uma boa.

adicionado 2 minutos depois

Depende muito. Se a placa de vídeo dá erro, algum recurso falha, o PC geralmente trava na hora. Raro continuar funcionando. Por isso penso que pode ser algo externo ou simplesmente operacional (software). A preocupação com o slot é porque quando com mal contato, os pinos do slot podem parar de funcionar sob stress (aquecimento, aumento da corrente, etc.). Eu faria uma geral e testaria tudo diferente para ter certeza.

Depende muito. Se a placa de vídeo dá erro, algum recurso falha, o PC geralmente trava na hora. Raro continuar funcionando. Por isso penso que pode ser algo externo ou simplesmente operacional (software). A preocupação com o slot é porque quando com mal contato, os pinos do slot podem parar de funcionar sob stress (aquecimento, aumento da corrente, etc.). Eu faria uma geral e testaria tudo diferente para ter certeza.

 

Mas é exatamente o que acontece, ele da uma travada de um segundo, a tela desliga, ele se mantem ligado... eu desligo ele no power e ele não liga... mas vou testar cada coisa que você citou assim que acontecer novamente.

adicionado 46 minutos depois
53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Depende muito. Se a placa de vídeo dá erro, algum recurso falha, o PC geralmente trava na hora. Raro continuar funcionando. Por isso penso que pode ser algo externo ou simplesmente operacional (software). A preocupação com o slot é porque quando com mal contato, os pinos do slot podem parar de funcionar sob stress (aquecimento, aumento da corrente, etc.). Eu faria uma geral e testaria tudo diferente para ter certeza.

Então, acabou de acontecer e pluguei outra placa de video que eu tenho aqui, ainda assim não deu video porém continuo ouvindo os sons do PC iniciando.

Coloquei minha placa de volta e troquei o cabo HDMI, ligou... vou esperar pra ver se acontece novamente.

Se acontecer, já sei que não é placa de video mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...