Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com transistor Emissor comum


Posts recomendados

  • Membro VIP

Se o amigo não se importar, sugiro que se baseie num préexistente ou até mesmo faça ctrl-c ctrl-v total. Mesmo sendo pra aprendizado, hás de aprender algo.

 

off

De fato um deste foi um de meus "2ºs" projetos. Numa época sem net, foi um ctrl-c ctrl-v da revista Eletrônica Total ou Saber Eletrônica nem lembro kk. Era algo como...(*ou exatamente este):

Amplificador-de-audio-m%C3%A9dia-pot%C3%

(obs: o blogueiro dificultou a cópia do circuito acima mas coincidentemente colocou como fonte a revista Eletrônica Total*)

 

Os 1ºs mesmo foi amplificador a válvula que "levantei" de um rádio kk

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 RV1 é para regular a corrente CC na base

adicionado 3 minutos depois

@Renato.88 R5 é o resistor para limitar o ganho do amplificador em 47 e então não distorcer o sinal no C1 de bypass.

 

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz Por que R1 do divisor de tensão não está aterrado no seu circuito?

adicionado 7 minutos depois

@Isadora Ferraz No seu circuito, C2 é um tipo de realimentação?

adicionado 8 minutos depois

@Isadora Ferraz Outra coisa também no seu circuito: Por que P2 está ligado direto no coletor e não no positivo?

adicionado 10 minutos depois

@Renato.88 Na verdade C2 vai ligado direto na base do transistor, errei nesse circuito rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente percebeste que o circuito não foi meu. Mas levanto algumas hipóteses...

-A posição de P2 e R1 é pra um ajuste da corrente quiescente mínima tanto no pré como no estágio de saída. Parece que na posição que estão causam uma equilibrada geral. Mas não me aprofundo nisso.

-C2 tá mais pra filtro

Pouco somei mas o circuito não foi exatamente este - posso ter me enganado - mas foi bem semelhante. E também como não tive (não tenho) interesse em esmiuçá-lo pra aprender, não cheguei a fazer medições sequer lembro da qualidade do som que ele gerava. Monta pra ver e nos conte 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Victor do rock disse:

RV1 é para regular a corrente CC na base

Não precisa, isso se faz com R1 e R3. 

1 hora atrás, João Victor do rock disse:

R5 é o resistor para limitar o ganho do amplificador em 47 e então não distorcer o sinal no C1 de bypass.

O ganho se ajusta no circuito de realimentação. 

1 hora atrás, João Victor do rock disse:

Por que R1 do divisor de tensão não está aterrado no seu circuito?

Esta é outra topologia de amplificador, veja que o transistor Q1 faz dois serviços, ao mesmo tempo ele é o driver e também faz o ajuste da corrente quiescente. 

Essa corrente é regulada em P2. 

1 hora atrás, João Victor do rock disse:

No seu circuito, C2 é um tipo de realimentação?

Não. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @Isadora Ferraz  Então pessoal, esse meu circuito até que funcionou bem e com uma qualidade até que boa, baseei ele em algumas aulas do 'Wagner Rambo da WR Kits Channel'. Mas eu não entendi uma coisa: como o sinal de áudio acoplado na base de Q3 'vai' até a base de Q2 se os diodos estão na direção oposta ao semiciclo positivo da onda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Victor do rock disse:

Mas eu não entendi uma coisa: como o sinal de áudio acoplado na base de Q3 'vai' até a base de Q2 se os diodos estão na direção oposta ao semiciclo positivo da onda?

Quem passa por lá é o semiciclo negativo, porém o que o transistor NPN lá de cima recebe é o sinal do resistor R7.

Em outras palavras, Quando o transistor PNP conduz com o semiciclo negativo, o NPN é cortado e vice versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo como os transistores da saída estão em equilíbrio: se medir a Vdc nos emissores sem sinal na entrada, vai notar algo como ~Vcc/2.

C3, que só deixa passar corrente ac, causa um "desequilíbrio da força" que provoca uma baita variação de corrente nos emissores onde está C4 que só deixa passar ac pro a.f.

Ou seja a corrente não passa pelos diodos "rio acima" e sim o "desequilíbrio"...

ok analogia desequilibrada mas foi o que pude fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 14/07/2020 às 06:44, .if disse:

Se o amigo não se importar, sugiro que se baseie num préexistente ou até mesmo faça ctrl-c ctrl-v total. Mesmo sendo pra aprendizado, hás de aprender algo.

 

off

De fato um deste foi um de meus "2ºs" projetos. Numa época sem net, foi um ctrl-c ctrl-v da revista Eletrônica Total ou Saber Eletrônica nem lembro kk. Era algo como...(*ou exatamente este):

http://blog.cursoeletricaecia.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Amplificador-de-audio-m%C3%A9dia-pot%C3%AAncia.jpg

(obs: o blogueiro dificultou a cópia do circuito acima mas coincidentemente colocou como fonte a revista Eletrônica Total*)

 

Os 1ºs mesmo foi amplificador a válvula que "levantei" de um rádio kk

Então alguém montou o circuito acima... e testou, certo?  Interessante, ele não funciona, o sinal de entrada é amplificado na forma de corrente "simultânea" nos Q4 e Q5, e a tensão no ponto de união de R6 e R7 permanece a mesma, não existe excitação no alto-falante via C3 de forma nenhuma.  Imagine substituir Q1 por uma chave on/off e veja o que acontece na saída.  Q1 só faz mudar a polarização e corrente de Q2 e Q3 simultaneamente, e não diferente por fase do sinal.  Como sempre o povo acredita cegamente nos circuitos do NCB e dá nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/07/2020 às 22:50, João Victor do rock disse:

esse meu circuito até que funcionou bem e com uma qualidade até que boa

 

O esquema com dois TIP41 e dois TIP42 e sem alterações? Quais observações você faria para além desse funcionou bem?

 

10 horas atrás, Wagner Lipnharski disse:

Como sempre o povo acredita cegamente nos circuitos do NCB e dá nisso.

 

O próprio Newton se diz um "colecionador" a respeito de seu acervo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2020 às 13:25, João Victor do rock disse:

@Renato.88 RV1 é para regular a corrente CC na base

adicionado 3 minutos depois

@Renato.88 R5 é o resistor para limitar o ganho do amplificador em 47 e então não distorcer o sinal no C1 de bypass.

 

 

Uau .... quanto chute ein .....  RV1 ajusta a tensão VCE de T1, para simular os famosos diodos que deveriam estar no lugar, só que como agora são 4 transistores como 2 darlingtons, a queda de tensão deve ser próxima de 2,8V para permitir uma pequena condução dos transistores de saída.

 

E o resistor R5 define o ganho em 47 ???????????  De onde que saiu isso ?

Esse circuito nem tem realimentação ....

 

Mas uma coisa eu posso dizer : assim que os transistores de saída esquentarem um pouco, com esse ganho todo dos darlingtons ninguém segura mais o aquecimento e possível destruição deles ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...