Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador travado em 0,78 ghz quando vou jogar


Posts recomendados

Boa noite rapazida, eu uso notebook e meu processador é um i3 2348M de 2.30 GHZ,porém quando eu abro um jogo ele fica cravado em 0,78 GHZ e de vez em quando sobe pro seu clock normal mas depois de uns 2 minutos volta pra 0,78,quando eu não estou jogando,o clock geralmente fica normal e de vez em quando que desce pra 0,78 ghz,eu consegui ''resolver'' esse problema baixando o programa ThrottleStop e desativando a opção BD PROCHOT,todavia,quando eu desativo essa opção a temperatura da minha máquina acaba subindo pra 85/84 graus e assim a tal acaba desligando,e esse problema de clock travado em 0,78 ghz eu também ja tive no meu pc antigo.Por favor me ajudem a resolver esse problema,pois eu so achei a solução de desativar a opção BD PROCHOT que resolve,mas minha máquina desliga por conta das altas temperaturas,eu sou leigo em assunto de hardware,grato.

Captura de Tela (17).png

Captura de Tela (19).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViiSanchessera que é isso mesmo?porque sempre quando eu entro em qualquer jogo, o clock vai pra 0,78 ghz imediatamente.

9 minutos atrás, ViiSanches disse:

@biancksz Boa noite amigo!

Cara muito provavelmente seu notebook precisa de uma limpeza interna completa e uma troca de pasta térmica do processador urgente.

14 minutos atrás, biancksz disse:

Boa noite rapazida, eu uso notebook e meu processador é um i3 2348M de 2.30 GHZ,porém quando eu abro um jogo ele fica cravado em 0,78 GHZ e de vez em quando sobe pro seu clock normal mas depois de uns 2 minutos volta pra 0,78,quando eu não estou jogando,o clock geralmente fica normal e de vez em quando que desce pra 0,78 ghz,eu consegui ''resolver'' esse problema baixando o programa ThrottleStop e desativando a opção BD PROCHOT,todavia,quando eu desativo essa opção a temperatura da minha máquina acaba subindo pra 85/84 graus e assim a tal acaba desligando,e esse problema de clock travado em 0,78 ghz eu também ja tive no meu pc antigo.Por favor me ajudem a resolver esse problema,pois eu so achei a solução de desativar a opção BD PROCHOT que resolve,mas minha máquina desliga por conta das altas temperaturas,eu sou leigo em assunto de hardware,grato.

Captura de Tela (17).png

Captura de Tela (19).png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, biancksz disse:

Boa noite rapazida, eu uso notebook e meu processador é um i3 2348M de 2.30 GHZ,porém quando eu abro um jogo ele fica cravado em 0,78 GHZ e de vez em quando sobe pro seu clock normal mas depois de uns 2 minutos volta pra 0,78,quando eu não estou jogando,o clock geralmente fica normal e de vez em quando que desce pra 0,78 ghz,eu consegui ''resolver'' esse problema baixando o programa ThrottleStop e desativando a opção BD PROCHOT,todavia,quando eu desativo essa opção a temperatura da minha máquina acaba subindo pra 85/84 graus e assim a tal acaba desligando,e esse problema de clock travado em 0,78 ghz eu também ja tive no meu pc antigo.Por favor me ajudem a resolver esse problema,pois eu so achei a solução de desativar a opção BD PROCHOT que resolve,mas minha máquina desliga por conta das altas temperaturas,eu sou leigo em assunto de hardware,grato.

Captura de Tela (17).png

Captura de Tela (19).png

Cara essas temperaturas ai não estão tão fora do limite termico desse processador, mas seria melhor garantir fazendo uma limpesa e troca de pasta dele sim. O limite de frequência do CPU geralmente é questão de alimentação ou throtling por temperatra, mas pode ser configuração, mas também dependendo tem jogo que não vai usar a CPU tanto quando a GPU então  não vai fazer o clock subir. Você usa ele ligado no carregador né? Já verificou os planos de energia do windows? Faz um teste de stress nele, usando algum software pra isso AIDA64, por exemplo e veja como ele se comporta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@biancksz qual jogo você está rodando quando acontece isso? Você mediu a taxa de frames do jogo pra ver se tá caindo?

 

Estou perguntando porque tem alguns jogos que rodam em velocidades de CPU reduzidas mesmo e não tem nada de errado. Se o jogo não estiver usando 100% de CPU, provavelmente não tem nada de errado aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@biancksz Com certeza cara... Temperatura de processador chegar a 80ºgraus não é normal não... Esse notebook já aberto para limpeza ? Quanto tempo tem ele ? Quanto tempo não faz uma manutenção nele ?

Pois isso influencia demais.

As saidas de ar do note podem estar bloqueadas de sujeiras/poeiras e com isso o calor que deveria ser dissipado totalmente para fora acaba ficando dentro do notebook aquecendo totalmente ele.

 

Faça o teste igual o @Eduardo Yagami falou. Estressa o processador com o AIDA64 e veja como se comporta, principalmente clock e temperatura e poste aqui.

 

Quais jogos esta rodando nele ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samuraigaiden eu so jogo lol e minecraft, eu medi as taxas sim,porém antigamente eu conseguia rodar esse mesmos jogos neste notebook com tudo no high a 100 fps,e agora jogo os dois no low a 10,15,20 fps

 

adicionado 2 minutos depois

@ViiSanches desde de quando eu comprei ele,ele nunca foi aberto para limpeza,eu tenho uns 5 anos com ele e também eu nunca fiz uma manuntenção nele,os jogos que eu jogo sao apenas lol e minecraft,sendo q a uns 3,2 anos atras,eu rodava os dois no high a 100 de fps e hoje nao passa de 15 fps no low

Captura de Tela (21).png

adicionado 4 minutos depois

eu percebi que quando ele é bastante utilizado,o seu clock tende a ficar em 0,78 ghz

adicionado 5 minutos depois

e o engraçado,que esse mesmo problema ocorreu com meu pc antigo

Captura de Tela (22).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@biancksz Bom amigo, como você falou que tem esse note a mais de 5 anos e nunca fez uma manutenção nele, eu recomendo fortemente que você leve ele em uma assistência de sua confiança e pede pra eles fazerem uma manutenção/limpeza completa nele, trocar pasta térmica e afins... Pois 5 anos é muito tempo e com certeza a pasta térmica que veio nele já ressecou e não está desempenhando mais o seu papel.

 

Como você disse, que a alguns anos atrás rodava de boa, o que aconteceu é que nesse período a pasta térmica ainda estava conseguindo desempenhar seu papel e a sujeira provavelmente ainda acumulado tanto... Agora já deve estar em excesso e a pasta térmica bem seca.

Então leve ele em uma assistência e se mesmo assim não melhorar, ai seria o caso de pensar em trocar de máquina.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, biancksz disse:

@samuraigaiden eu so jogo lol e minecraft, eu medi as taxas sim,porém antigamente eu conseguia rodar esse mesmos jogos neste notebook com tudo no high a 100 fps,e agora jogo os dois no low a 10,15,20 fps

 

adicionado 2 minutos depois

@ViiSanches desde de quando eu comprei ele,ele nunca foi aberto para limpeza,eu tenho uns 5 anos com ele e também eu nunca fiz uma manuntenção nele,os jogos que eu jogo sao apenas lol e minecraft,sendo q a uns 3,2 anos atras,eu rodava os dois no high a 100 de fps e hoje nao passa de 15 fps no low

Captura de Tela (21).png

adicionado 4 minutos depois

eu percebi que quando ele é bastante utilizado,o seu clock tende a ficar em 0,78 ghz

adicionado 5 minutos depois

e o engraçado,que esse mesmo problema ocorreu com meu pc antigo

Captura de Tela (22).png

Então, essas imagens são auto explicativas, tu tem que fazer manutenção da dissipação de calor dele mesmo, antes que piore as coisas ou de defeito no notebook O engraçado é que 70 graus não é muito se pensar em arquitetura de notebook e se olhar o target do CPU no site da intel, que é por volta de 80 graus, estaria de boa. Mas se está havendo essa queda é porque o problema existe fisicamente, mesmo que no monitoramento não esteja acusando como deveria.

 

Minecraft usa bastante CPU então esse throttling é mais do que justificado. Faz essa manutenção que muito provavelmente vai resolver depois poste pra gente contando!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...