Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar pentes de memoria RAM com GB, Mhz e CL diferentes


Posts recomendados

Tenho um pente de memoria RAM HyperX de 4GB 2133Mhz DDR4 CL13 e estou querendo colocar outro tambem da HyperX de 8GB 2666Mhz DDR4 CL16 e queria saber se tem problema usar dois pentes de RAM com GB, Mhz e CL diferentes?

placa-mãe: ASUS  H110M-CS/BR

Processador: 3-6100 Skylake Cache 3MB 3.7Ghz
Placa de Video: RX 570 4GB GDDR5

Fonte: EVGA 500W 80 Plus 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que de problema sim, mas o mais provável é que tudo seja nivelado por baixo, ou seja, o seu sistema vai colocar ambas as memóriaa nos valores da pior delas (de forma manual você pode ajustar para obter melhores valores). No seu caso, ambas estarão a 2133, e nas latências, para que o sistema consiga dar boot, provavelmente ficará com timings muito elevados. Já com relação aos GBs, vai funcionar no modo flex, com a sua memória de 4gb e 4gbs da outra memória funcionando em dual channel, e os outros 4gb restantes em single channel. O mais recomendado é colocar, pelo menos, as memórias com timings e frequências iguais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Davi Furlan realmente, eu já tive essa experiência do nivelamento por baixo. Por tudo que já li e por experiência própria, acho melhor e mais seguro ter 8gb (4gb + 4gb iguais) do que ter por exemplo um conjunto 12 gb (4gb + 8gb diferentes). Com memórias iguais não tem problema desse nivelamento, latências e nem riscos de travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, XDRZ disse:

@Davi Furlan realmente, eu já tive essa experiência do nivelamento por baixo. Por tudo que já li e por experiência própria, acho melhor e mais seguro ter 8gb (4gb + 4gb iguais) do que ter por exemplo um conjunto 12 gb (4gb + 8gb diferentes). Com memórias iguais não tem problema desse nivelamento, latências e nem riscos de travamentos.

Acredito que com memórias iguais não há problemas mesmo. Mas mesmo com memórias diferentes é bem possível. Eu mesmo tive 3 módulos de 4gb, sendo 2 com chips da Micron e 1 da Hynix, de latências diferentes mas com frequências iguais (2400mhz), e mesmo tacando um over para 3200mhz nunca tive problemas de instabilidade. Nestes casos, basta ir na bios e manualmente setar os timings para conseguir estabilidade. Da um pouco de trabalho, e acaba sendo por tentativa e erro, mas funciona

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...