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Vítima fraude INSS (benefício de aposentadoria transferido para outro banco)


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Benefício era pago inicialmente pelo Mercantil (acho que é obrigatório ser Caixa ou Mercantil no começo)

Portabilidade para o banco x, onde o beneficiado tem conta, foi feita e a aposentadoria foi recebida por lá durante um tempo

Aposentadoria não caiu na conta do beneficiado este mês no banco x. Ao ligar no 135, informam que foi feita portabilidade para o banco y (beneficiado não tem conta nesse banco, já teve há alguns anos atrás) numa agência que fica a 300 km de onde o beneficiado mora, cidade que o beneficiado nunca foi. Na mesma ligação, atendente do INSS informa que o dinheiro está bloqueado nessa conta. Beneficiado solicita que a "portabilidade" seja feita para o banco x novamente

Beneficiado lembra que recebera dois e-mails há semanas atrás do suposto gerente do banco y pedindo para ligar p ele (dois fixos e um celular, um dos fixos é do banco realmente de acordo com o Google) para falar sobre recebimento de aposentadoria.
Beneficiado tenta acessar o Meu INSS mas a senha não funciona. Ao tentar recuperar a senha, o e-mail cadastrado (mostram os dois primeiros caracteres e o que vem depois do @ não é o e-mail do beneficiado).
Há outras formas de recuperar a senha:
1 - por um APP que chama Face gov.br ou algo assim. O app é instalado, fica "filmando" o beneficiado, pede para virar o rosto p direita e p esquerda, sorrir, mas não funciona. De acordo com o que está no site do Meu INSS na parte de informações sobre recuperar a senha, somente a CNH seria necessária para acessar por esse APP.
2 - Pelo Banco do Brasil, beneficiado não é correntista
3 - Pelo Internet Banking gerando o código NAI. Beneficiado cria o código NAI de 7 dígitos, espera o prazo falado no banco para que o código funcione, tenta logar no Meu INSS e dá senha errada. Tenta também logar no site https://mte.api.dataprev.gov.br/auth...?loginwith=pat mas não consegue logar

Não há outra forma de recuperar a senha. Conversei com algumas pessoas e me falaram (até mostraram) que no CPF delas tem como recuperar a senha respondendo algumas perguntas (nome mãe, valor último salário, etc). Mas essa opção de recuperação de conta não aparece para o beneficiado.

Beneficiado liga novamente para o 135 (com ligações limitadas à 20 minutos), a atendente diz que foi pedida na última ligação portabilidade para o banco z

No site do Meu INSS, com o nome, o cpf e a data de nascimento, dá para ver os requerimentos/solicitações/chamados abertos pelo beneficiado nos últimos anos. Lá, se vê que, há 1-2 meses atrás, foi feita uma solicitação, feita pela internet, de mudança da forma/banco de recebimento de benefício. O telefone celular que mostra nessa solicitação é do mesmo DDD da cidade que fica a agência do banco y que para qual foi feita portabilidade. E a agência do INSS apontada nessa solicitação é a dessa cidade também

Beneficiado vai a uma agência do banco y em sua cidade. De lá, ligam para a agência do banco y da cidade que fica a 300 km. Realmente, o dois e-mails recebidos pelo beneficiado foram enviados pelo gerente do banco y de lá que suspeitou de fraude e bloqueou a conta/dinheiro. De acordo com ele, esse tipo de golpe acontece com frequência por lá. Foi criada uma conta benefício em nome do beneficiado nesse banco y da cidade a 300 km.

Alguém saberia me dizer como o beneficiado pode recuperar o seu acesso ao Meu INSS?
E como o criminoso conseguiu pedir portabilidade? Será que tem alguém do banco y envolvido? Ou alguém do INSS?

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2 minutos atrás, Silas Neto disse:

@mechdob Neste forum acredito que ninguém seja capacitado pra responder esse tipo de dúvida. O tema é totalmente diferente do propósito da comunidade.

 

Sugiro que procure o SAC do INSS ou do banco!

Como expliquei, o beneficiado já entrou em contato com o INSS pelo número 135 e as agências físicas estão fechadas em razão da pandemia do covid-19. Pelo telefone, de acordo com o atendente do INSS, não é possível mudar a senha e nem o e-mail de recuperação de senha do Meu INSS.

 

Também, falei que o beneficiado já procurou o banco

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agora, Silas Neto disse:

@mechdob Ótimo! Espero que o problema seja resolvido.

Mas infelizmente o problema apresentado está relacionado à administração de dados de clientes por parte do banco e do INSS, e não a algum tema de Tecnologia da informação, informática, etc...

Postei na tentativa de algum membro do fórum já ter passado (ou parente/amigo/conhecido) por esse tipo de problema. Caso não seja possível esse tipo de tópico do fórum, peço a algum moderador para apagar.

 

Eu procurei no Google e, mais especificamente, no Reclame Aqui sobre outras pessoas que tiveram esse mesmo problema. As reclamações lá quase sempre (ou sempre) tinham o Bradesco no meio, então, acredito que seja alguma brecha de segurança no Bradesco junto ao INSS.

 

Alguém aqui pode ter conseguido recuperar o Meu INSS usando o código gerado no Internet Banking, daí, poderiam me dizer o motivo de não estar funcionando... ou mesmo saber o motivo de não aparecer nas opções de recuperação de senha a opção de responder as perguntas.

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  • 3 semanas depois...
Em 15/07/2020 às 10:49, mechdob disse:

Postei na tentativa de algum membro do fórum já ter passado (ou parente/amigo/conhecido) por esse tipo de problema. Caso não seja possível esse tipo de tópico do fórum, peço a algum moderador para apagar.

 

Eu procurei no Google e, mais especificamente, no Reclame Aqui sobre outras pessoas que tiveram esse mesmo problema. As reclamações lá quase sempre (ou sempre) tinham o Bradesco no meio, então, acredito que seja alguma brecha de segurança no Bradesco junto ao INSS.

 

Alguém aqui pode ter conseguido recuperar o Meu INSS usando o código gerado no Internet Banking, daí, poderiam me dizer o motivo de não estar funcionando... ou mesmo saber o motivo de não aparecer nas opções de recuperação de senha a opção de responder as perguntas.

Uma opção é procurar ajuda de advogados da OAB. Eles podem entrar com uma ação de pequenas causas.

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