Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador sem vídeo integrado? Então não tenho onboard?


Posts recomendados

Olá, pessoal!
Sempre tive notebook (um i5, vídeo onboard) e agora estou montando um desktop.
Comprei um AMD Ryzen 5 3600 e uma placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, com RAM Kingston HyperX Fury 8GB DDR4 2666MHz.
Bem basicão, mais para trabalho mesmo... talvez um GTA V no básico para desabafar de vez em quando hehehe

Minha dúvida: para usar o vídeo onboard,  o processador precisa necessariamente ter placa de vídeo integrada? No meu caso, sou obrigado a comprar uma placa off para ter vídeo?
No tempo que usei desktop (há mais de 15 anos) nunca ouvi falar disso, apenas no vídeo onboard na placa-mãe... mas agora tem que ter no processador também?

Se eu for obrigado a comprar uma placa, pensei numa dessas abaixo, qual vale mais a pena?
Por que essa com menos memória é mais cara? No que ela tem vantagem?
-PowerColor Radeon RX 550 Red Dragon 4GB GDDR5 = 649,50

-AFOX Radeon RX 550 2GB GDDR5 = 679,90

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno Antigamente os computadores (processadores) se comunicava com o Chipset (antiga ponte norte) e este tinha modelos com chip gráfico fraco integrado(alguns não todos). Com a integração dos controladores de memória, controladores de PCIe nos processadores não teve mais espaço para ter chip gráfico, antes disso mesmo que o chipset não tivesse chip gráfico, as fabricantes poderiam colocar umas linhas do PCIe que vinha do chipset (ponte norte) se comunicando com um chip gráfico e fazendo o mínimo para dar vídeo.

 

Depois de um pouco de história que espero estar 100% certo. Pois vivi essa época.

 

Ainda tem como ter vídeo com os processadores atuais, Alguma deles tem atualmente tem iGPU, que é uma GPU integrada no processador. Esses processadores são os Intel Core i5, i7,i3,i9 que não terminem com F, e para AMD são os que terminam com G (G de Gráfico integrado). Ai nesse processadores ele sim executam vídeo.

 

No seu caso se quiser um processador com vídeo integrado para não precisar usar placa de vídeo, compre um Ryzen 5 2400g ou um ryzen 5 3400g, tem tambem os mais baratos Ryzen 3 3200g, e Ryzen 2 2200g.

 

Para intel é só evitar os que terminam com F e terá vídeo, mas o vídeo integrado da Intel é tão fraco que não da para jogar quase nada a não ser Heartstone e Tibia  kkkkk.

adicionado 11 minutos depois

Acrescentando...

Nesse vídeo é um processador com vídeo integrado que ele tenta rodar e jogar jogos tem vários vídeo do PC baratinho, que funciona sem placa de vídeo, sugiro ver todos mas postarei só o mais recente.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo retorno!

-O Ryzen 3400g não é inferior à 3600?
-É melhor eu ter a Ryzen 3400g do que a 3600 com a placa RX 550 Red Dragon 4GB?


Comprei todo o material mas ainda não chegou. O 3400g é uns 250,00 mais barato, será que consigo trocar? Vale a pena mesmo o 3400g?

Lembrando que não é para ser gamer... não costumo jogar online, o pc será mais para trabalho com tratamento de fotografia (PS e Lightroom), só eventualmente um GTA...
Até considerei comprar a placa usada, mas nunca se sabe a procedência ou o cuidado que o dono tem... e eu sou meio neurótico e cuido muito das coisas, por isso já queria comprar novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno O Ryzen 5 3400G o 4 vem de 4 núcleos. O Ryzen 5 3600 o 6 vem de 6 núcleos, só olhando isso já é possível ver que o 3600 é superior, mas ele também é superior em outros fatores...

Mas o Ryzen 5 3600 não tem vídeo integrado ele exige uma placa de vídeo para dar vídeo.

logo pode sair bem mais caro o computador. veja o quanto você pode gastar.

 

Quanto a placa-mãe fuja de 2 tipos A320 (da AMD) e H310 (da Intel), essas 2 são muito fracas e não duram muito.

 

Se for de ryzen recomendo (pensava em comprar essa para mim) mas está bem cara agora a b450 steel legend, uma placa muito boa (antes pandemia estava abaixo de 600 reais depois da pandemias está mais de 800).

Eu só vou fazer upgrade ano que vem desistir por causa dos preços.

 

Antes de comprar uma placa-mãe veja a lista de compatibilidade de CPU delas e veja se o processador (CPU) que escolheu está lá.

adicionado 5 minutos depois

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450

adicionado 21 minutos depois

Acrescentando ...

RX 550 Red Dragon Não gosto da marca e é bem fraca mas o desempenho dela é sem dúvida superior a um vídeo integrado de um Ryzen 5 3400G.

adicionado 27 minutos depois
2 horas atrás, Edu Bueno disse:

Até considerei comprar a placa usada, mas nunca se sabe a procedência ou o cuidado que o dono tem... e eu sou meio neurótico e cuido muito das coisas, por isso já queria comprar novo.

 

Depois de comprar 2 vezes no mercado livre usado e os virem com problemas, cheguei a conclusão só novo presta no mercado livre. Somos 2... Meu irmão acha que eu exagero no cuidado ... mas é por isso que meu notebook de 2011 está ate hoje funcionado, a tela dele já começou a descolar nas bordas mas ainda da para enxergar sem falhas e jogo nele ainda.....

 

Comprei a melhor pasta térmica do mercado para meu note, comprei uma base cooler para poder jogar sem travadas pelo calor e ainda reclamo se meu irmão não o usa como eu digo para usar (com cuidado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas! Já tomei a decisão =]
Acabei ficando com a 3400G mesmo... o bolso não está permitindo investir mais ainda em placa de vídeo agora...
 

Em 16/07/2020 às 18:37, Henrique PP disse:

Se for de ryzen recomendo (pensava em comprar essa para mim) mas está bem cara agora a b450 steel legend, uma placa muito boa

Pois é justamente a que comprei hehehe
Pesquisei muito, e achei essa com o melhor custo benefício.. está bem carinha mesmo, comprei por R$870...
Mas meu receio era de ficar ainda mais caro no futuro... e essa é das mais baratas que vai permitir que eu fique algum tempo sem precisar gastar em upgrade... daí quando o bolso permitir invisto na placa de vídeo

 

A propósito, sabe se essa placa-mãe tem bluetooth integrado? Não consegui encontrar nenhuma info a respeito...

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno Não tem Bluetooth,

 

Mas pode comprar um destes e deixar conectado atrás da placa-mãe forever...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1162989756-frete-fixo-mini-adaptador-bluetooth-csr-verso-40-dongle-_JM

Esse acima é golpe de frete

o meu é deste abaixo (antigão eu sei), mas dá por gasto.

https://www.americanas.com.br/produto/18242537/micro-mini-adaptador-usb-bluetooth-2-0-dongle

 

Pelo frete não compensa comprar pela internet (só dei 2 exemplos), sai muito mais barato comprar num camelô da vida ou numa loja perto de você.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP  pois é... agora não pretendo comprar porque minha necessidade não é grande para isso... mas qq coisa vou atrás de um baratinho...

 

Mas essa config está muito bom. Não é a máquina mais top, mas para está uma nave! Meu notebook não era dos mais básicos, mas para rodar umas coisas mais pesadas ele sofria um pouco... antes levava quase 2min para abrir o photoshop, agora ele abre em 6seg! Sem falar no GTA V, que levava uns 5min até começar a jogar em modo janela, e agora em menos de 1min já estou matando kkkkk
Pior que formatei o note e reinstalei o windows, e ficou redondinho tb, leva menos de 20seg para carregar o windows 10... sempre cuidem bem dele, então está em estado de novo, agora vou vender.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno  Não venda o note... Se não for comprar outro. Dica que dou, você sempre precisa de um computador móvel e um fixo. Dica que dou por experiência própria.

 

Estou com meu note a 10 anos. Ele já quebrou mandei consertar e se quebrar de novo ai compro um novo. Ele é muito bom sendo usada direto e jogando (só os jogos leves nível heartstone) durante 10 anos quase. Produto bom que dura não se vende. O Problema dela era um defeito simples de série que afetou notebboks do mundo todo, só substituir o chip ruim. Esse chip sempre dá problema não importa o notebook e o quão bom você cuide dele.

 

6611421500_1327185152.jpg.940323d3a6cf84

 

só deixei essa dica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, mas o problema é que preciso da grana mesmo... e já tem gente interessada, de repente consigo receber mais do que paguei nele =D

Brother, mudando de assunto, o note da minha esposa tá meio estranho, muuuuito lento... só que ela tem recurso de RAM e HD de sobra, mas vi que o processador tá sempre no talo, mesmo sem abrir nenhum programa... o que pode ser? Já fiz todo o possível para limpar o sistema. Como consigo ver o que está usando tanto a cpu?? Ela tem 6GB de ram e um i7 2,4GHz com win 10...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno Além de colocar mais memória RAM, pois o Windows usa 9GB (só o sistema operacional) mas vai depender do modelo do note, alguns só aceitam até 8gb, Depois que a RAM termina ele começa a usar  HD como RAM é ai que os computadores ficam lentos.

 

Talvez colocar um SSD ou mais RAM já fique top.

 

Para ver o que usa a CPU basta clicar com o botão direito na barra de tarefas, selecionar Gerenciador de Tarefas, ordena a coluna por CPU. Posta uma print se tiver dúvidas sobre isso que dou um olhada, mas a atualização do Windows usa muito o HD e o processador e tem atualizado bastante esse mês, comigo foram 16 atualizações pequenas esse mês, e ele costuma fazer isso 5 minutos após a inicialização e pode demorar até 1 hora após iniciar o Windows (atualizando). Se desligar o Wifi e já ficar mais rápido sobra 2 opções, ou é vírus ou é atualização de algum componente (Office, Navegador, Antivírus, Windows e outros).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, já tentei de tudo... desativei os programas que ficam iniciando junto com o win, limpei o registro, temp,não tem muito programa instalado, o que aparece no gerenciador é nada (não mostra nenhum programa usando cpu, mas na aba desempenho o gráfico tá a toda...) ontem o note fez uma atualização grande do windows, levou umas 6h, daí parece que ajudou um pouco...
É que há uns meses ele era bem rápido, foi ficando assim com o tempo. O chato é que é um Samsung e tem vários programas nativos que ela usa, e se eu formatar perco tudo. E não tô achando como fazer a restauração de fábrica, para conseguir manter esses programas =P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edu Bueno Continua atualizando o Windows que é capas de ser um vírus e o Windows defender pode remove-lo.

 

Se isso não resolver cria um novo tópico aqui no fórum sobre esse assunto, lentidão. Depois de atualizar tem mais 2 coisas para fazer Scandisck e defrag (desfragmentar o disco), já que já fez limpeza do disco os 2 próximos passos são esses 2. Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...