Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão Dell Inspiron 15 3000


Posts recomendados

Amigos da Informática.

 

Essa é curiosa:

Notebook Dell Inspiron 15 3000

SSD 240 GB Kingston

8 GB de RAM

Windows 10 reinstalado do zero. Sem usar recuperação automática. Instalado a partir de pen drve com imagem baixada no site da MS.

 

Problema:

Desempenho muito abaixo do esperado par um I7 da sétima geração com a configuração acima. Já rsetei a bios para padrão de fábrica. Reinstalei o windows todo e não adianta. Pensei que podia ser problema n SSD. Troquei mas continua a mesma coisa. Parece um Celeron rodando. Não da para entender.

 

Uma possibilidade: Ele está com a bateria viciada. Quase não segura a carga. No carregador ´tranquilo mas também com muita lentidão. Uma vez tive um caso parecido com outro cliente que me disse que a bateria não estava carregando. Carregava só de vez em quando e quando carregava o notebook funcionava rápido mas quando a bateria não carregava ficava lento.

 

Pergunta:

Nunca ouvi dizer que problemas na bateria poderia influenciar no desempenho se plugado no carregador. Alguém sabe se pode ser isso?

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Fernando Cardoso de Melo disse:

Pergunta:

Nunca ouvi dizer que problemas na bateria poderia influenciar no desempenho se plugado no carregador. Alguém sabe se pode ser isso?

Isso pode acontecer sim, principalmente em notebooks da Dell. Abra o Gerenciador de Tarefas e veja se o processador não está com o clock travado na casa dos 0,4 GHz. Veja tópico abaixo, existem outros por aqui:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando clientes reclamam de lentidão, a primeira coisa que pergunto é "o que é lentidão pra voce?" os programas demoram pra abrir? a setinha do mouse fica engasgando? voce clica pra abrir janelas ou a barra de pesquisa e ele fica pensando e demora? ele é lento na inicialização?

 

Seja mais específico com a "lentidão", e respondendo sim, a bateria pode influenciar, principalmente se for bateria não-original ou bateria que ja passou da vida útil

 

Sem falar que notebooks DELL vem com uma configuração de fábrica que limita o clock do processador em algum casos onde a fonte de alimentação está ruim, então o que o @mick 07 disse é bom verificar também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Cardoso de Melo A bateria pode bem ser eliminada da equação a menos que seja interna. Removendo-a é possível ligar sem ela para ter certeza se está interferindo em algo. Acho improvável, ou impossível, pela minha experiência que esse seja o caso a menos que ela esteja em curto, mas nesse caso não deveria nem ligar.

 

Pelo que narrou, eu testaria primeiro a memória com o memtest86. Depois testaria os HDs, mesmo o que não estiver com o sistema, pois se der erro de SMART trava o sistema todo me fica engatinhando mesmo.

Ter todos os drivers atualizados baixados diretamente da Dell (fabricante) é imprescindível para ter estabilidade e desempenho esperados também.

Observar se há algum programa em segundo plano roubando recursos ou até dados do usuário sempre é uma boa ideia. Tem gente que acaba de formatar o computador e já instala programas maliciosos imediatamente. Nesse caso nenhum antivirus é capaz de proteger. 

Drivers instalados a partir de aplicativos automáticos, drivers nativos do windows, nada disso presta. Desempenho e estabilidade você só tem com os da fabricante, especialmente em notebooks.

adicionado 2 minutos depois

Lembrando, nas "opções de energia" do painel de controle é importante deixar ele sempre no modo "equilibrado", com as configurações padrão. Observe também suas temperaturas usando o HWmonitor. Se superaquecer o processador sempre vai perder desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Fernando Cardoso de Melo A bateria pode bem ser eliminada da equação a menos que seja interna. Removendo-a é possível ligar sem ela para ter certeza se está interferindo em algo. Acho improvável, ou impossível, pela minha experiência que esse seja o caso a menos que ela esteja em curto, mas nesse caso não deveria nem ligar.

 

Pelo que narrou, eu testaria primeiro a memória com o memtest86. Depois testaria os HDs, mesmo o que não estiver com o sistema, pois se der erro de SMART trava o sistema todo me fica engatinhando mesmo.

Ter todos os drivers atualizados baixados diretamente da Dell (fabricante) é imprescindível para ter estabilidade e desempenho esperados também.

Observar se há algum programa em segundo plano roubando recursos ou até dados do usuário sempre é uma boa ideia. Tem gente que acaba de formatar o computador e já instala programas maliciosos imediatamente. Nesse caso nenhum antivirus é capaz de proteger. 

Drivers instalados a partir de aplicativos automáticos, drivers nativos do windows, nada disso presta. Desempenho e estabilidade você só tem com os da fabricante, especialmente em notebooks.

adicionado 2 minutos depois

Lembrando, nas "opções de energia" do painel de controle é importante deixar ele sempre no modo "equilibrado", com as configurações padrão. Observe também suas temperaturas usando o HWmonitor. Se superaquecer o processador sempre vai perder desempenho.

Vou testar a memória. Tenho outras aqui. Windows não é tenho certeza. Eu mesmo instalei. Ta zerado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2020 às 15:21, Fernando Cardoso de Melo disse:

Ele está com a bateria viciada

Faça teste com outra bateria, e veja o resultado. Se tiver um carregador original melhor.

Caso suspeite do HD, faça teste no HD Tune.

Utilize outras memórias, a fim de descartar esta possibilidade de defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...