Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4000CL17 ou 4400CL19. Qual mais rapída?


Posts recomendados

Estava em duvida em qual dos dois kits escolher após muita pesquisa. No meu caso estou em duvida entre:

 

Trident Z Neo  RGB 4000Mhz Latência  CAS 17 ou Viper Steel 4400Mhz Latência CAS 19. Fazendo os calculos a latência, descobri que a do modelo RGB é de 8.5 nanosegundos enquanto o Viper não RGB é de 8.63 nanosegundos, ambos são praticamente o mesmo preço, apenas quero pegar o modelo que dê a melhor performace para o meu setup, mas ainda sou leigo no assunto.

 

 

Há uma opção bem mais cara de R$ 2200 cada kit com CL 17(Trident Z Neo RGB 4133Mhz) e latência de 8.2, mas siginificaria que teria que comprar o outro kit posteriormente, mas pelo preço não compensa muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Draugoth Depende de alguns fatores. Primeiramente a capacidade de ambas as memórias de rodar na velocidade rotulada, a capacidade da placa-mãe de manter a comunicação na frequência em XMP, a capacidade da CPU de manter essa frequência, etc.

 

Não existe fórmula certa nesse sentido e muitas vezes você vê memórias que tem especificações inferiores com desempenho efetivo superior e vice versa. Minha recomendação é de que pesquise por reviews dos modelos específicos de memórias que deseja adquirir, preferencialmente testadas com CPUs da mesma geração que você tem.

 

Já lhe adianto que sem OC na CPU, dificilmente você verá ganho significativo de desempenho com memórias acima de 3400 MHz para aplicações comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hian Sousa Vi sim. Recomendo exatamente o que falei, que observe testes reais. Se não houvesse diferenças entre sistemas e componentes, essa discussão sequer existiria. A dúvida dele é algo que para elucidar deve-se fazer testes, pois são memórias diferentes, de fabricantes diferentes, com especificações diferentes, e CAS e frequência tem impactos diferentes dependendo da marca e modelo de tudo que está na equação. 

 

Enfim, benchmarks é como se faz comparativos de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Hian Sousa Vi sim. Recomendo exatamente o que falei, que observe testes reais. Se não houvesse diferenças entre sistemas e componentes, essa discussão sequer existiria. A dúvida dele é algo que para elucidar deve-se fazer testes, pois são memórias diferentes, de fabricantes diferentes, com especificações diferentes, e CAS e frequência tem impactos diferentes dependendo da marca e modelo de tudo que está na equação. 

 

Enfim, benchmarks é como se faz comparativos de desempenho.

 Vendo os benchmarks parece que a diferença ia ser so no RGB mesmo. Pela diferença na latencia seria algo de 1-3% de diferença.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Draugoth disse:

Vendo os benchmarks parece que a diferença ia ser so no RGB mesmo. Pela diferença na latencia seria algo de 1-3% de diferença.

Lembre-se que tem sempre a chance de você não conseguir usar a RAM, nessas frequências.. Sempre tem a "loteria do silício", pra estragar ou melhorar o seu dia.. Mesmo num 10900K..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Minha MB morreu o dual channel por causa do XMP. Um dia começou a oscilar a corrente e depois puff, perdeu DC. Nada resolveu, tive que deixar single. XMP é total loteria. 

adicionado 1 minuto depois

@Draugoth A melhor forma de comparar componentes é sempre bench. Tem tantos fatores que influem sobre o desempenho final de um produto que avaliar mentalmente é um exercício de frustração. 

 

E tem gente que ainda compra GPU por causa da quantidade de memória, barramento ou algum outro fator isolado... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...