Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equalizador com BC 548 de 3 bandas


Posts recomendados

Não precisa reinventar a roda... 

Se tratando de apenas 3 bandas, o circuito baxandall é a melhor saída:

images?q=tbn:ANd9GcTKtJ124MFdIoVbMDdYXob

 

Já o circuito postado pelo @aphawk também é interessante pois é ampliavel, colocando mais potenciômetros em paralelo com outros valores se tem cortes de frequência em outras faixas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, aphawk disse:

 

Olha!

Estou impressionado com o circuito e só acreditei depois que o sujeito mostrou as respostas em frequência da simulação.

 

Há cerca de 43 anos eu projetei um circuito desses. Não havia PC com aplicativo fácil, que simulasse o SPICE.

A primeira coisa que me veio a cabeça, antes de descobrir as respostas da simulação, é que "esse circuito não deve funcionar". Simplesmente porque a fonte do sinal que entra nos filtros não possui baixa impedância, o que faz com que a impedância da fonte interaja com a resposta em frequências dos filtros. O outro detalhe é que a impedância de entrada do transistor é baixa, também interferindo na resposta em frequências.

Mas qual não foi a minha surpresa, ao ver que as curvas mostravam o contrário. Ainda assim considero temerário usar este circuito, por causa da variação da impedância de entrada do transistor. Mas ....🥴

Agora observe o segundo circuito, o do @Renato.88 . Ele acrescentou o transistor Q1 e não foi à toa. Apesar de não possuir ganho de tensão maior que 1, ele reduz a impedância da fonte de sinal para valor insignificante, a ponto de não influenciar a resposta em frequências. Mas ainda ocorre o mesmo problema do primeiro circuito, que é a impedância de entrada de Q2, que depende do transistor. O hie é função da corrente de coletor, mas não somente deste termo.

 

Para finalizar admito que o cálculo desses filtros não são elementares. Em cada um deles, graves, médios e agudos, vai se chegar a um polinômio de segunda ordem, tanto no numerador, como no denominador, em função do valor literal de cada componente, cabendo ao projetista resolver um sistema linear, em que cada coeficiente é formado pelas relações entre os componentes. É literalmente "O Samba do Crioulo Doido" (Ref 1)  Isso caso se considere NULA a impedância de entrada do sinal e infinita a impedância de entrada do estágio seguinte. Como estão os circuitos, a equação da resposta em frequência fica ainda mais complexa e difícil de se sintetizar, ou mesmo de se chegar a ela.

Os cálculos dos dois circuitos ficam ainda mais difícil, devido ao fato de serem circuitos com realimentação. Nestes casos ainda deve-se considerar o circuito equivalente CA para pequenos sinais dos transistores. 

 

Com o advento dos amplificadores operacionais e aplicativos de simulação de circuitos, facilmente se obtém impedância NULA de saída do sinal, impedância infinita (prática) de entrada do circuito posterior e impedância nula do sinal realimentado.

Aí só restando o cálculo dos filtros.

 

(1) Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_do_Crioulo_Doido

O Samba do Crioulo Doido é uma canção satírica composta pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1966, para o Teatro de Revista, em que procura ironizar a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos.

A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

O circuito original eu ví numa revista inglesa de eletrônica fazem mais de 20 anos ... cheguei a montar e funcionava bem mesmo sendo tão simples, ficou sendo parte de meu amplificador para fone de ouvido por bastante tempo , que nada mais era que um Lm386 para cada canal ...
 

Perdi um bom tempo procurando a mesma topologia e não tenho certeza se os valores eram os mesmos... que bom que você simulou e funcionou hehehe !

 

Com certeza esses valores foram determinados empiricamente... é um pesadelo matemático calcular isso sem os programas de hoje em dia !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR disse:

Agora observe o segundo circuito, o do @Renato.88 . Ele acrescentou o transistor Q1 e não foi à toa. Apesar de não possuir ganho de tensão maior que 1, ele reduz a impedância da fonte de sinal para valor insignificante, a ponto de não influenciar a resposta em frequências. Mas ainda ocorre o mesmo problema do primeiro circuito, que é a impedância de entrada de Q2, que depende do transistor. O hie é função da corrente de coletor, mas não somente deste termo.

O circuito que eu postei, é de uma daquelas revistas "Saber Eletrônica", dos anos 80. Eu tenho esse número aí e ja montei esse circuito.

Me lembrei dele porque variáveis desse tipo de equalizador eram muito comuns nos Receivers e 3 em 1 da época, porém na maioria das vezes sem o botão dos médios.

 

Eu particularmente prefiro aqueles equalizadores feitos com vários amplificadores operacionais.

 

Agora uma versão disso bastante estranha era encontrada em algumas vitrolas antigas fabricadas pela CCE:

imagem106.thumb.gif.907ad08afaae021ab7877fb708e1a8f9.gif

Já que o circuito se dá bem com baixa impedância, colocavam ele bem ali no fio do alto falante e jogavam numa realimentação lá na entrada do amplificador.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para se ter uma ideia da complexidade das equações, seguem algumas fotos.

Foto1 - Circuito Duplo T.

O filtro T de cima, caso Rg fosse igual a zero e R0 fosse igual a infinito,  seria um filtro passa altas frequências de segunda ordem.

O filtro T de baixo, nas mesmas condições do T de cima, seria um filtro passa baixas frequências.

Agora. Considerando-se Rg diferente de zero e R0 diferente de infinito (e de zero), A resposta em frequências dá uma expressão imensa, praticamente impossível de se resolver.

Duplo_T.thumb.jpg.0266451f79bee3ee041812d5dd67518d.jpg

 

A expressão V0 / vi ficaria assim:

V0sVg-1.thumb.jpg.4689e211ac1242fcb445407a64d2c5f7.jpg

V0sVg-2_crop.thumb.jpg.c2addde6c6f8df0363ebf94e1ce858a9.jpg

Este circuito eu não consegui resolver. Só cheguei a expressão. 

Para resolver teria que determinar o valor de cada uma das 8 expressões que formam os coeficientes de S e resolver estas oito equações... E olhe que a expressão V0 / Vi refere-se apenas aos componentes. Se incluirmos os transistores e as realimentações, aí nem pensar.

Um detalhe que simplificaria (um pouco) os coeficientes. Repare que no circuito da postagem #3 do Renato, há valores idênticos refletidos nos T'. Por isso é que se faz com valores idênticos refletidos. Para simplificar a expressão. E por isso que se faz Rg = 0 e R0 = infinito. Para simplificar bastante a expressão V0 / Vi.

MOR_AL

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...