Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antivirus e desempenho de pc


Posts recomendados

17 minutos atrás, Guilhermano Freitas disse:

Por favor me tirem essa dúvida.

É verídico que antivírus roubam uma boa parte do desempenho do computador, ou é apenas um mito?

Com certeza, inclusive isso é mensurável e existe em sites independentes de testes de antivirus.

 

https://www.av-comparatives.org/tests/performance-test-april-2020/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guilhermano Freitas sua pergunta está incompleta, fica impossível responder se você não disser qual é a configuração do computador e qual o antivírus. Se instalar um antivírus recente em um computador de 10 anos atrás, pode ser que tenha impacto no desempenho, mas colocar em um computador com configuração atual já não faz tanta diferença assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@Guilhermano Freitas Isso de AV impactar no desempenho é coisa de 10 anos atrás. Boas soluções como Kaspersky não impactam em nada na velocidade do equipamento.

AV só impacta no desempnho em PC dinossauro.

 

 

@Frib 2K4 Depende do seu critério de medição, do poder de processamento da CPU e de quanto ela está sendo solicitada, em outras tarefas paralelas. 

Não impactar consideravelmente ou mesmo perceptivelmente, não significa que não faça nenhuma diferença.

Pode não impactar de forma perceptível em um core i9 com 32 Gb de ram, mas não se pode dizer o mesmo de um Core 2 Duo com 2 Gb de ram.  Neste momento existem milhares de configurações diferentes rodando, de cada um dos leitores deste fórum.

Alguns poderão ter um impacto imperceptível, mas outros perceberão lentidão, lags no mouse e outros indícios de aumento do uso de processamento e memória.

O impacto é real, comprovado e medido em laboratórios especializados, usando configurações atuais, e é apresentado em relatórios, como esse que eu anexei anteriormente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Wal SJC Tenho um i3 6100 com 8 GB RAM DDR3 665MHz e o impacto aqui é imperceptível. Já usei o Kaspersky  Free e o Bitdefender Free num Celeron E330 com 1 GB RAM e tinha um certo impacto porém nada que deixasse o PC uma lesma,se numa config fraquinha dessa o AV tinha pouco impacto imagina nos PC's de hoje que são pelo menos um i3 com 4 GB RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@Wal SJC Tenho um i3 6100 com 8 GB RAM DDR3 665MHz e o impacto aqui é imperceptível. Já usei o Kaspersky  Free e o Bitdefender Free num Celeron E330 com 1 GB RAM e tinha um certo impacto porém nada que deixasse o PC uma lesma,se numa config fraquinha dessa o AV tinha pouco impacto imagina nos PC's de hoje que são pelo menos um i3 com 4 GB RAM. 

Então, vai depender mais do antivirus, porque PC e notebook é certeza absoluta que ainda estão sendo vendidos por aí, com configuração inferior a essa que você imagina (Core i3).

A Compaq, por exemplo, ainda vende notebooks zero com Pentium N3700, rodando Windows 10 (modelo CQ-32).

Fora os milhares de notebooks em uso, rodando Pentium, Atom, Turion, Celeron, etc.

Alguns usam Kaspersky, outros Norton, Avast, Panda, Trend, McAfee, Bitdefender,  enfim, cada um apresenta um impacto diferente.

Para navegar na internet pode não ser um problema, mas dependendo do software que estiver rodando, é certeza que vai fazer diferença, e muita!

Para mim, faz diferença sim, mesmo em um Core i3 de primeira geração do meu notebook HP, que é duas vezes mais potente (benchmark) do que esse CQ-32, que é o modelo de entrada da Compaq, um dos mais vendidos atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, Wal SJC disse:

Fora os milhares de notebooks em uso, rodando Pentium, Atom, Turion, Celeron, etc.

 

O problema é este mesmo,pois há máquinas com configurações melhores por praticamente o mesmo preço desses Celeron da vida e as pessoas os compram por desconhecimento. Depende do AV também, mas como disse ali em cima,mesmo em uma config antiga o impacto não vai ser tão grande a ponto de deixar a máquina muito mais lenta. O máximo que pode acontecer é o boot ficar um pouquinho mais lento,nada demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Frib 2K4 disse:

O problema é este mesmo,pois há máquinas com configurações melhores por praticamente o mesmo preço desses Celeron da vida e as pessoas os compram por desconhecimento. Depende do AV também, mas como disse ali em cima,mesmo em uma config antiga o impacto não vai ser tão grande a ponto de deixar a máquina muito mais lenta. O máximo que pode acontecer é o boot ficar um pouquinho mais lento,nada demais.

Acredite naquilo que preferir, mas aqui embaixo existe um outro mundo, bem real! Quem não tem condições de ter uma máquina boa, sofre com lentidão. Só porque você está um patamar acima, não significa que todo mundo consegue ter acesso a um pc rápido. Ainda tem muita gente fazendo manutenção em CPU com Pentium 4 e Athlon XP, rodando com memória DDR 400, negociada aos montes no Mercado Livre e usando placas de vídeo da geração Geforce 6.

Inclusive aqui no forum, volta e meia aparecerem pessoas fazendo perguntas sobre o desempenho dessas VGAs antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Wal SJC Olha minha config,amigo,esse PC custou un R$1700,00. Pode ver que estes PC's ruins são vendidos a preço muito caro para o que entregam, porém mesmo sendo uma máquina fraquinha há AV's como Kaspersky e Panda que possuem impacto mínimo na performance, assim todos podem ter um bom antivírus mesmo com uma máquina fraca, o que eu disse de "PC dinossauro" ali em cima são máquinas com 1 GB RAM ou até menos, daí é complicado pois PC's assim travam até com um vídeo no Youtube. AV impactar monstruosamente na performance só se for numa máquina dessas.

 

@Wal SJC Sim, amigo, eu estou ciente destes PC's aí que estão a venda principalmente em "loja de geladeira". Mas não vamos transformar em off-topic. Na minha opinião AV's principalmente a dias de hoje não possuem nenhum impacto significativo na performance do PC desde que não seja muito antigo conforme dito pelo amigo @mick 07. Eu prefiro sacrificar um pouco de desempenho para ter proteção do que correr riscos e ter dores de cabeça com infecções, um bom AV é essencial independentemente da config da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Então chegamos a uma conclusão! Qualquer software, por mais leve que seja, sempre irá impactar no desempenho. O quanto irá impactar vai depender de várias coisas, principalmente dos recursos de hardware e dos requisitos de recursos do software. Cabe a cada usuário deve analisar o custo/beneficio e instalar aqueles programas que são realmente necessários, como um antivírus, por exemplo. Vai ter algum impacto, mas o benefício compensa!

É isso!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...