Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É recomendado a troca de roteador/modem no meu caso?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Tio Chang,

Posts recomendados

Boa noite a todos. Desde já agradeço pelas respostas.
Atualmente estou assinando uma internet de 20 mega via rádio. Mas semana que vem irei migrar para uma de 100 mega via fibra.
Atualmente uso o modem/roteador TP Link TL-WR849N. Vocês recomendam que eu faça uma troca de modem/roteador? Se sim qual modelo e por quê? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MacMod disse:

Boa noite a todos. Desde já agradeço pelas respostas.
Atualmente estou assinando uma internet de 20 mega. Mas semana que vem irei migrar para uma de 100 mega.
Atualmente uso o modem/roteador TP Link TL-WR849N. Vocês recomendam que eu faça uma troca de modem/roteador? Se sim qual modelo e por quê? 

Tente convencer a operadora a instalar um modem decente, que também venha com um roteador decente.

Teste o Wifi a uma certa distancia do roteador, quando o tecnico fizer a instalação. E diga a ele que o roteador precisa funcionar pelo menos igual ao seu TP-Link.

Se ele perceber que você não é totalmente leigo, não vai escolher um aparelho meia boca para você. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Aqui na minha cidade não tem operadora grande entregando fibra, são empresas locais. Elas não dão o roteador/modem. Eles dão a opção de você comprar o modem/roteador com eles ou comprar em alguma outra loja. Preciso saber se esse modelo de TP link que já tenho (TL-WR849N) tem as tecnologias necessárias para suportar um internet de 100 mb via fibra...

adicionado 1 minuto depois

@Wal SJC o que é considerado um modem/roteador decente, quando o foco é uma banda de 100 mb via fibra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MacMod disse:

@Wal SJC Aqui na minha cidade não tem operadora grande entregando fibra, são empresas locais. Elas não dão o roteador/modem. Eles dão a opção de você comprar o modem/roteador com eles ou comprar em alguma outra loja. Preciso saber se esse modelo de TP link que já tenho (TL-WR849N) tem as tecnologias necessárias para suportar um internet de 100 mb via fibra...

Sim, qualquer modelo TP Link recente te atende, inclusive esse seu. 

O modem, pode comprar deles, mas pelo menos teste a velocidade quando eles instalarem, para ver se está de acordo com o que você está pagando.

Se rodar só 50Mbps, por exemplo, você fala que vai pagar o preço de 50 Mbps e não de 100 Mbps.

Não tem porque você pagar 100, eles entregarem 50 e cobrarem por 100. voce tem direito ao desconto. Fale isso que eles arrumam rapidinho.

 

https://www.copeltelecom.com/site/speedtest/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MacMod disse:

@Wal SJC o que é considerado um modem/roteador decente, quando o foco é uma banda de 100 mb via fibra?

È um aparelho chamado ONU,

 

Quanto mais saidas LANs a ONU tiver, mas cara ela fica, mas é o TOP do TOP em instalação limpa na fibra.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1587317151-onu-xpon-wi-fi-dual-band-24-e-5ghz-1200-mbps-saida-fxs-_JM?searchVariation=59588124527&quantity=1&variation=59588124527#searchVariation=59588124527&position=31&type=item&tracking_id=39804416-9b9f-45fa-af86-6e4ffa2b32fa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang @Wal SJC

@ThiagoLuiz em um post do ano passado não recomendou o Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N. Que pela leitura do modelo acredito ser parecido com o meu. 
Ele também disse que:

"Particularmente acho uma péssima escolha pois o citado além de ter, no máximo, protocolo 802.311N só possui portas FastEthernet (protocolo 802.3x).

Qualquer coisa acima dos 100MB não funcionará."
"
E recomendou o seguinte

"Sugiro um TP-Link C5 pois ele possui protocolo 802.11 AC + portas Gigabit Ethernet (802.3z).

Ele possui um preço acessível pelo que oferece visto que o TP-Link C60 possui portas Fast Ethernet (802.3x) (Inferior ao Gigabit) e tem valor semelhante.

 

De forma mais simples, o padrão AC conseguirá trafegar com velocidades acima de 100MB (como os 120MB contratados) e o Gigabit também. As versões anteriores não conseguirão."

Seguirei a recomendação do Thiago e comprarei esse modelo C5 da TP Link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, MacMod disse:

@Wal SJC Aqui na minha cidade não tem operadora grande entregando fibra, são empresas locais. Elas não dão o roteador/modem. Eles dão a opção de você comprar o modem/roteador com eles ou comprar em alguma outra loja. Preciso saber se esse modelo de TP link que já tenho (TL-WR849N) tem as tecnologias necessárias para suportar um internet de 100 mb via fibra...

adicionado 1 minuto depois

@Wal SJC o que é considerado um modem/roteador decente, quando o foco é uma banda de 100 mb via fibra?

Roteador, qualquer um da TP Link (e de outras marcas boas) vai a 100 Mbps (até o meu D-Link velho vai).

Modem é melhor pegar direto da operadora, para evitar a desculpa ideal ( É o seu modem!!!), quando você reclamar que a velocidade da rede está baixa.

Com o modem deles, se cair a velocidade, o modem é problema deles, o seu benchmark é a velocidade pela qual você está pagando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha resposta anterior o @ThiagoLuiz deu uma explicação bem boa do que deve ser analisado para escolher um bom roteador para fibra. 
Eu sempre verifico a velocidade da internet, e quando está abaixo do esperado ligo reclamando e eles resolvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MacMod disse:

@Tio Chang @Wal SJC

@ThiagoLuiz em um post do ano passado não recomendou o Roteador Wireless Tp-link TL-WR940N. Que pela leitura do modelo acredito ser parecido com o meu. 
Ele também disse que:

"Particularmente acho uma péssima escolha pois o citado além de ter, no máximo, protocolo 802.311N só possui portas FastEthernet (protocolo 802.3x).

Qualquer coisa acima dos 100MB não funcionará."
"
E recomendou o seguinte

"Sugiro um TP-Link C5 pois ele possui protocolo 802.11 AC + portas Gigabit Ethernet (802.3z).

Ele possui um preço acessível pelo que oferece visto que o TP-Link C60 possui portas Fast Ethernet (802.3x) (Inferior ao Gigabit) e tem valor semelhante.

 

De forma mais simples, o padrão AC conseguirá trafegar com velocidades acima de 100MB (como os 120MB contratados) e o Gigabit também. As versões anteriores não conseguirão."

Seguirei a recomendação do Thiago e comprarei esse modelo C5 da TP Link.

Esquece isso, qualquer roteador comprado novo, chega a 100 Mbps.

Se a velocidade contratada é essa, não precisa se estressar com algo que não aconteceu ainda.

Se você contratar 200 ou 300 Mbps precisará se preocupar com roteador melhor, hoje 100 Mbps é standard (padrão mínimo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MacMod Funciona assim, se tu for contratar uma fibra optica, A empresa tem duas opções

 

Instalar na sua casa um conversor de fibra optica, onde o cabo da fibra termina nessa peça, e o cabo de rede segue ate um roteador segundario.

 

a segunda opção é a fibra terminar na ONU GEPON, uma ONU contem ja as saidas lans, os WIFI integrados, Portas Fxs de telefones, e todos os protocolos 802.1p que uma rede de fibra opera.

 

Sabendo disso, tu nao deve comprar nada. sem antes instalar e saber qual peça vai ser instalada na sua casa entendeu, Porque se instalam uma ONU GEPON completa com WIFI 2,4 e 5 GHZ integrado, Tu nao irá precisar de mais nada nessa vida.

 

LEmbrando que as ONUS é o futuro, uma ONU automaticamente atende o planos de 1gbps tanto no up como no down.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tio Chang disse:

Me fala mais sobre esse ONU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Tio Chang disse:

@MacMod Funciona assim, se tu for contratar uma fibra optica, A empresa tem duas opções

 

Instalar na sua casa um conversor de fibra optica, onde o cabo da fibra termina nessa peça, e o cabo de rede segue ate um roteador segundario.

 

a segunda opção é a fibra terminar na ONU GEPON, uma ONU contem ja as saidas lans, os WIFI integrados, Portas Fxs de telefones, e todos os protocolos 802.1p que uma rede de fibra opera.

 

Sabendo disso, tu nao deve comprar nada. sem antes instalar e saber qual peça vai ser instalada na sua casa entendeu, Porque se instalam uma ONU GEPON completa com WIFI 2,4 e 5 GHZ integrado, Tu nao irá precisar de mais nada nessa vida.

 

LEmbrando que as ONUS é o futuro, uma ONU automaticamente atende o planos de 1gbps tanto no up como no down.

No caso de um condomínio (prédio), não tem como instalar só para um apartamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Entendi. Já conversei com empresa, ainda não assinei pois eles só irão fazer a instalação nas casas a partir da semana que vem. Moro em uma cidade de 8 mil habitantes, até mês passado a melhor internet da cidade era via rádio de 20 mb de download. Internet de fibra acabou de chegar na cidade, e o plano maior é esse de 100 mb. Não acho que eles usem esse ONU, 1 por a cidade ser de interior, 2 pois eles já disseram que preciso comprar um roteador melhor. Então vim aqui saber se eu realmente preciso comprar um melhor, ou se era papo deles para eu comprar um outro modelo de TP link que eles vendem junto com a instalação, eles não disseram o modelo, apenas disseram que era 4 antenas da tp link e custa 264 reais. O @ThiagoLuiz disse o que é preciso ter em um roteador desse valor (protocolo 802.11 AC + portas Gigabit Ethernet (802.3z).) Irei verificar o modelo e pesquisar se ele possui essas tecnologias, se não irei comprar em outra loja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MacMod EU tambem moro numa cidade que tu nem acha no mapa, so tem uma avenida principal e varias igrejinhas no pé do morro rs rs, Aqui ja estamos na velocidade 300 megas de up e down por 99 reais.

 

Bom a ONU tu pode comprar do seu bolso, é so entrar em contato com o provedor e perguntar quais fabricantes de ONU a OLT deles trabalham.

 

OLT é o nome dado a peça onde sai a fibra e essa corre todos os postes da cidade.

adicionado 4 minutos depois

@MacMod lembrando que, somente é viavel comprar a ONU se tu for dono da casa, e montar um quadro vdi de internet por exemplo, para quando vender a casa, vende - la com toda a tecnologia implantada, Pois cada empresa de internet trabalha com um fabricante diferente rs rs.

 

Bom pelo menos tu já sabe agora e aprendeu que na tecnologia da fibra existe essa terceira opção onde a fibra ja termina num aparelho próprio onde é feito toda a modulação e desmodulação em uma unica peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Mas você mora no interior do Paraná né. Moro no interior do Mato Grosso, um estado bem mais atrasado tecnologicamente. Qual seria a vantagem de eu comprar um ONU de 400 reais ao invés de um roteador TP Link de 250, levando em conta que é uma fibra de 100 mb apenas? Irei pagar 250 em 100 mega de down, se eu usar 800 gb antes do fim do mês, a banda cai para 30 de mb de down, não me informei a velocidade de up, preciso ver isso. 

adicionado 4 minutos depois

@Tio Chang Sim, tenho casa própria. Acabei de ler sua atualização. Não valerá a pena comprar esse ONU. Um roteador com as mesmas características e preço do TP-Link C5 me atenderá bem. Grato pelos seus ensinamentos. Minha dúvida foi solucionada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MacMod o problema que tu nao ta visualizando o futuro, 100 megas é o plano viavel para o dia de hoje, se daqui um mes ou um ano, vier e for viavel 300 megas 400 megas nao precisara mudar nada na sua casa, Outra vantagem, As ONUs são microprocessadas, como elas sao feitas para oferecerem banda de 1 gbps tanto no up como no down, ela aguenta processar e rotear sem engasgar toda essa banda.

A ONU contem no seu software os protocolos 802,1p,ou seja da pra fazer qos na lan na wlan no fxs, e ate mesmo na wan.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio ChangONU + quadro vdi de internet terão um custo que não posso pagar no momento. No futuro quando eu tiver uns 800 reais para pagar tudo isso, eu procuro mais sobre. 

adicionado 3 minutos depois

@Tio Chang Mas achei muito interessante esse assunto de ONU, OLT, quadro VDI. Estou entrando na fibra agora, então desconhecia essas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MacMod disse:

Mas achei muito interessante esse assunto de ONU, OLT, quadro VDI

sobre os QUADROS VDIs é porque tem um pessoal fazendo coisas bacanas em suas casas e postando em video no youtube, é so procurar por quadro vdi de internet. Implantação é meio cara, mas vai ter pelo resto da vida, pois uma fibra gepon consegue vender plano de 1 gbps.

 

Colocar uma ONU no vdi da certo por se tratar de um aparelho proprio onde acontece a modulaçao e desmodulação raramente acontece dela travar ou engasgar sendo nescessario desligar e religar da tomada igual acontece com esses roteadores comum. Por isso vale muito a pena. Fora todos os recursos que vem implementado na configuração desses aparelhos, vale a pena qualquer hora tu procurar algum manual de uma onu pra entender melhor tudo que elas podem fazer.

 

Uma pena que so vale implementar tudo isso, se a casa nao for de aluguel, porque dai tu implementa ate no banheiro tomada de rede, e quando vender a casa, ja inclui o preço final do investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...