Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVMe M.2 XPG SX8100 512GB dando erro whea uncorrectable


rafae896

Posts recomendados

uns dias atras comprei um ssd da xpg modelo XPG SX8100 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 3000MB/s - ASX8100NP-512GT-  e tenho uma  placa-mãe 1151 Asus Prime H310M-E R2 ...  e o meu problema e que quando chegou o ssd a placa-mãe reconheceu ele. eu formatei  e coloquei um windows 10 nele/ ae de boa.  mais passou 3 dias. ae deu uma tela azul com o erro WHEA UNCORRECTABLE  e depois que comecou a da essr erro. o pc quando reiniciava a bios nao conseguia ler mais o ssd . ae eu tinha que desliga o pc da tomada ae a bios conseguia ler o ssd. so que quando foi ontem deu a tela azul de novo so que o ssd nao qui pega mais mesmo eu reiniciando o pc varias vezes e nada, uns diz que e incompatibilidade e outros diz ser a placa-mãe ou ssd danificado //  se alguem poder mim ajuda ficarei grato. pois nao sei mais o que fazer, e o pior de tudo que onde eu moro nao tem onde testa,,,rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentou limpar o soquete do encaixe do ssd. possuo uma placa da Asus também no meu caso notei que quando aparecia esse erro era devido a altas temperaturas ou no processador ou no próprio ssd. No caso dos ssds acredito que se não for problema de fabrica pode ser um mal encaixe ou alguma poeira ente os pinos. você usa algum hd junto pode ser erros da bios também na troca de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Mesmo problema aqui amigo. Mesmo SSD.

Isso ocorre muito raramente, e a BIOS não reconhece o XPG ADATA 512MB.

Já troquei o M.2 de slot, passou semanas, e agora deu o mesmo erro. Tive que desplugar a energia, tirar e reinstalar ele. Aí reconheceu e entrou no Windows como se nada tivesse acontecido.

Tem alguns posts comentando que isso pode ser até um problema de entrega de energia (variação de tensão) no conector da PSU para a placa-mãe.

Mas realmente não sei o que pode ser... Stress test não apresenta nenhum erro. 

Algum iluminado aí podia ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Minha placa-mãe é Asus TUF GAMING X570-PLUS/Br e o mesmo SSD de vocês, ADATA SX8100 512GB. Uso há mais ou menos 2 meses, e a cada 2 semanas tem aparecido essa tela azul de erro com os mesmos sintomas: ao reiniciar, o SSD não é mais listado nos dispositivos reconhecidos na BIOS. Daí eu desligo o PC e ele volta a ser reconhecido como se nada tivesse ocorrido. Uma coisa que notei é que o erro sempre se dá quando o Windows vai mostrar a tela de login, ou seja, até agora, o erro de o SSD não ser reconhecido nunca se deu já ao iniciar o PC.

Em outro fórum sugeriram passar essa ferramenta para ver se encontra algum erro: https://www.adata.com/en/ss/software-6/.

Mas honestamente acho que não vai ter erro... me parece ser alguma falha de comunicação num momento específico, seja por culpa de driver, Windows, energia. Acho que é o tipo de erro muito complicado de se entender. Vou só rezar para que a solução permaneça simples assim, religar o PC.

Meu sistema operacional é o Windows 10 Pro 20H2 19042.572.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recomendações: 

- Atualize o BIOS da placa-mãe;

- Faça um teste extenso na unidade com o software da Adata: https://www.adata.com/en/ss/software-6/;

- Veja se existe alguma atualização do firmware também com o software da Adata, se houver, atualize-o;

- Tente limpar tanto o SSD quanto o conector M.2 com isopropanol ou limpa-contato. 

 

Se nada resolver, e pelo fato de nos posts acima termos três casos diferentes, o mesmo problema no mesmo modelo de SSD.... creio eu que temos um problema de hardware no próprio SSD hein, acho que a melhor recomendação é substituí-lo por outro modelo (ou outra marca) 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
8 horas atrás, LucauM_ disse:

O tópico já pode estar abandonado mas estou tendo o mesmo problema, tenho um spectrix d41g de 1tb e apresenta os mesmos sintomas, troquei por outro m.2 e os problemas foram resolvidos, estou aguardando a adata me responder sobre o rma.

Há quanto tempo está usando esse novo SSD?

Eu ainda estou no da Adata do tópico. Passei bem 1 mês sem ter o problema e deu de novo. É muito esporádico, e o engraçado é que sempre ocorre quando abre a tela de login do Windows. Mas claro que sempre fica o receio de que isso possa piorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 

Em 11/02/2021 às 01:26, warzard disse:

Liberaram uma atualização do firmware, quem diria:

 

https://www.adata.com/jo/download/636

 Você atualizou e resolveu? Venho enfrentando o mesmo problema como descrito aqui, tela azul esporadicamente, estava a 10 dias sem nada, hoje já aconteceu 2x. Assim como descrito no topico, o meu note também algumas vezes apos a tela azul não consegue dar boot, tenho que forçar desligamento e ai ele liga normal, outras vezes apos a tela azul ele só reinicia normalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Marcuusvp disse:

 

 Você atualizou e resolveu? Venho enfrentando o mesmo problema como descrito aqui, tela azul esporadicamente, estava a 10 dias sem nada, hoje já aconteceu 2x. Assim como descrito no topico, o meu note também algumas vezes apos a tela azul não consegue dar boot, tenho que forçar desligamento e ai ele liga normal, outras vezes apos a tela azul ele só reinicia normalmente. 

Eu atualizei nessa época aí, e até agora nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode resolver para alguns, tenta verificar se o seu SSD está trabalhando em x1 3.0 se estiver você vai ter que dar uma mexida na BIOS, quem estava fazendo com que meu SSD ficasse instável era o processador, tive que setar para X2 3.0 e após isso parou de dar tela azul, não sei muito bem o por que meu processador não segura X3 3.0 e fica instável no x1 mas foi resolvido desde então 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, LucauM_ disse:

Pode resolver para alguns, tenta verificar se o seu SSD está trabalhando em x1 3.0 se estiver você vai ter que dar uma mexida na BIOS, quem estava fazendo com que meu SSD ficasse instável era o processador, tive que setar para X2 3.0 e após isso parou de dar tela azul, não sei muito bem o por que meu processador não segura X3 3.0 e fica instável no x1 mas foi resolvido desde então 

To achando que o meu pode ser isso, visto que o problema começou depois que eu instalei o ssd, como eu verifico isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Gostaria de atualizar esse post que me ajudou a resolver o problema!

Tenho um SSD XPG Spectrix S40G 256Gb deve ter 3500mb/s de Write e 1200mb/s Read já que é o com menor espaço de armazenamento.

 

Enfim, formatei ele na segunda-feira após 1 ano de 2 meses de uso por erros log de SrtTrail.txt, estava caindo em reparo automático infinito, havia resolvido na semana retrasada mas na semana passada voltou e resolvi fazer uma instalação limpa. Além disso, antes de eu formatar, já havia acontecido o WHEA Uncorrectable Error algumas vezes, mas até então era resolvido reiniciando a máquina.

Após formatar e 3 dias de uso, deu o problema e o PC ficava com a tela preta. Despluguei todos os periféricos menos o fone de ouvido conectado por P2 e deu o mesmo, até que achei esse post no Clube. Inclusive fiz um chute de pesquisa no google, como "SSD após boot ocorre o WHEA Uncorrectable Error e o SSD some da BIOS" e cheguei aqui.

 

Ainda não fiz a atualização de firmware como o @warzard mencionou e nem sei se é possível fazer essa atualização de firmware pois da ultima vez que entrei e cliquei nisso sinalizou que eu não podia fazer a att de firmware por estar com o OS na unidade, algo do tipo, foi logo quando instalei o SSD quando chegaram as peças do PC, igualmente ao da placa-mãe, veio com o F50 e deixei o mesmo para não fazer **********, enfim não tenho conhecimento suficiente ainda para fazer uma atualização segura de firmware, segue a imagem sobre a versão.

 

image.thumb.png.f538d5c04c286d0e1bb6d03c52fe7716.png

 

Como, o caro amigo @LucauM_ citou como solução, alterar pela BIOS a Geração que será usada, na minha estava como Automática todo esse tempo, não conseguia dar boot para ver em qual estava de fato ao efetuar o boot.

 

Deixei em Gen 2.0, como mostrado na foto abaixo, e está funcionando perfeitamente agora, vamos ver até quando funcionará:

 

image.png.f2da87a032dfd3cafe79e280044c5628.png

 

Agradeço a vocês pela existência desse post, espero que ajude mais gente que esteja tendo problemas com SSDs, sejam eles da marca Adata ou não.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...