Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador limitando a GPU?


Ir à solução Resolvido por DeKKo,

Posts recomendados

Olá, estou tendo problemas de desempenho em um jogo e reparei que sempre que meu jogo tem a queda de fps o uso da GPU abaixa consideravelmente por alguns milissegundos e volta ao normal como mostrado na print abaixo, eu achei que podia ser por conta do meu processador estar limitando a GPU mas acho que não seja isso. 

Screenshot_222.png.5d98872d337a6c5f3a407415b371ac76.png

Eu realmente não sei o que possa ser

A parte que está marcada com um X vermelho é porque eu estava mudando os gráficos do jogo de baixo para alto.

adicionado 1 minuto depois

Outro problema que tenho tambem é que de quando aumento as sombras no jogo o input lag aumenta muito, isso aconteceu em todas placas de videos que eu já tive, a proposito minha placa de vídeo é uma GTX 1070 8GB e meu processador é um Xeon E3 1271 v3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu não sei que jogo é esse, mas provavelmente isso está acontecendo porquê seu processador "não está conseguindo" manter sua placa de vídeo a 100% de uso

 

O que faz bastante sentido, já que tem muita GPU pra pouco processador nesse setup

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nk260203 Desative o rivatuner e o msi afterburner durante o jogo e veja se seus framedrops param. O modo de overlay desses programas costumam interferir na framerate de alguns jogos.

57 minutos atrás, Fxtreme disse:

Eu não sei que jogo é esse, mas provavelmente isso está acontecendo porquê seu processador "não está conseguindo" manter sua placa de vídeo a 100% de uso

 

O que faz bastante sentido, já que tem muita GPU pra pouco processador nesse setup

Com a GPU rodando a 99% e a CPU rodando a 45%, não seria o contrário amiguinho? 

adicionado 1 minuto depois

@nk260203 Acabei de olhar sua temperatura. Não tinha parado para observar. Nessa temperatura a GPU já pode estar fazendo thermal throtling. Recomendo que aumente a velocidade da ventoinha (perfil com 50% a 50º e 100% a 70º), e/ou melhore a ventilação do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fxtreme Não concordo caríssimo. Quando a CPU não consegue manter o desempenho da GPU é justamente nos gráficos que observamos esse fenômeno, e esse gráfico que o OP postou não confere com o raciocínio, muito pelo contrário. Você falou que em alguns jogos não se usam todos os threads, mas até agora não foi citado o jogo exato. Enfim, não acho que seja tão simples a situação, especialmente com a GPU rodando a 77º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fxtreme a maioria das CPUs e GPUs hoje fazem throttling a 80º. A temperatura máxima de operação não tem nada a ver com a temperatura de throttling.

adicionado 1 minuto depois

Mais especificamente, esse modelo de GPU faz throttling a 72º

adicionado 1 minuto depois

https://www.anandtech.com/show/12373/the-evga-geforce-gtx-1070-ti-ftw2-review/15

adicionado 4 minutos depois
Citação

Like most high quality custom boards, the GTX 1070 Ti FTW2 can maintain a typical idling temperature with passive cooling. Under load, the fans kick in and the card settles just below its default 72 degree throttle point, even while running FurMark.

Traduzindo para PT-BR: Como a maioria das placas customizadas, a GTX 1070 TI FTW2 pode manter uma temperatura típica ociosa com arrefecimento passivo. Sob carga, as ventoinhas aceleram e a placa se estabiliza logo abaixo de sua temperatura padrão de "throtling" de 72 graus, mesmo quando rodando furmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Fxtreme eu acho que a GPU não esta fazendo thermal throlling, eu abri o MSI Afterunner justamente para ver como estava o uso da GPU por conta dos drops, então o problema não é o MSI, vou habilitar a frequencia no MSI e deixar algumas prints aqui jájá

adicionado 7 minutos depois

Screenshot_231.png.4a0896477786b6e110771090417b2e0d.png

 

adicionado 20 minutos depois

Com o fan rodando a 100%, pode ver que a frequencia continua a mesma.

sobre o inputlag, o que pode ser? o jogo realmente fica muito ruim, só acontece quando eu aumento as sombras, vou deixar uma print tambem com o jogo no minimo

Screenshot_232.png.59ad8076b3da88c70bb90c70ffc72f65.png

print com o jogo no minimo:

848235456_WhatsAppImage2020-07-22at18_36_53.jpeg.cbd7cabc446762ca34793f1d8c7fdf5c.jpeg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, o que eu estava pensando é que pode ser algum problema em o jogo pre-carregar os efeitos na vram, descobri que depois de algum tempo as travadas param

adicionado 0 minutos depois

Mas o estranho é que isso só acontece comigo aparentemente nesse jogo, nenhum amigo meu tem esse problema

adicionado 0 minutos depois

Outra coisa que queria saber é sobre o input-lag que tenho quando ativo as sombras no jogo, fica horrivel jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nk260203 Sombras de alta qualidade e alguns outros recursos (volumetric fog, hardware tesselation, etc.) podem realmente impactar o desempenho até o jogo ficar impossível de jogar. Tem que ir configurando e encontrando o que funciona direito na sua GPU.

Se seus drivers estão todos atualizados, baixados diretamente do site das respectivas fabricantes, se seu windows está com gaming mode e Nvidia experience desligados (ambos comem recursos), você não tem nenhum programa rodando em segundo plano atrapalhando nem malware, então não consigo imaginar mais o que pode ser. Se tiver um outro disco rígido sobrando, teste rodar uma instalação limpa do windows 10 e teste o jogo nela antes de instalar qualquer coisa que possa ser maliciosa.

 

Lembrando, se alguma única vez você fez uso de sites de download como baixaqui e outras porcarias do tipo, as chances de ter malware são enormes.

adicionado 1 minuto depois

Tem mais uma coisa. Medir o desempenho do jogo tem que ser feito offline. Se você está fazendo essa medição com ele online, então terá que fazer offline para saber se o problema é no seu PC ou na sua conexão. Se sua conexão for ruim ocorrerá LAG e muitas pessoas não sabem distinguir uma coisa da outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Estou fazendo os testes offline, o game mode está desativado, drivers atualizado e não tenho geforce experience instalado, o Fxtreme tinha falado que pode ser meu processador limitando a GPU, eu estava jogando Call of Duty Warzone, um jogo que consome muito da GPU, mas minha GPU nunca estava a 100%, estou pensando em pegar um i5-9400f, mas não tenho nem ideia se vai dar muita diferença desse meu processador, por conta do meu processador ser pouco conhecido não acho testes de comparação no youtube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nk260203 O @Fxtreme parece estar certo. Não consigo contemplar mais nada que possa ser corrigido aí. A afinidade do CPU poderia ser colocada como alta, mas isso seria arriscado bugar o sistema. Se é só esse jogo, talvez pesquisar na comunidade dele ajude a jogar uma luz sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu já havia mandado um ticket para o suporte do jogo, eles pediram a log do dxdiag para ver a configuração do meu computador, e depois disseram que meu pc tem todos requisitos para rodar o jogo no maximo e que o problema estava nos servidores deles, mas eu não consigo entender como um problema no servidores deles pode afetar o meu jogo

adicionado 0 minutos depois

Digo, como um problema no servidores deles pode afetar o desempenho do jogo no meu pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nk260203 Vai pegar uma CPU obsoleta dessas quando temos coisa muito melhor da AMD hoje e os jogos estão exigindo mais núcleos a cada dia? Não recomendo.

 

Se for fazer upgrade, recomendo mínimo de Ryzen 1600 AF + Gigabyte AB350M DS3H V2, que vai custar menos do que esse valor que falou, mas ainda com desempenho superior. 

 

Observe que o 1600 AF é, na verdade, um 2600 que foi remarcado. Internamente são a mesma CPU e o 1600 antigo saiu de linha.

 

Veja o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-5-2600-vs-Intel-i5-9400F/2984vs3243vs3397

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...