Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

afinal, o que é dbi?


Visitante

Posts recomendados

O ganho de uma antena é medido em dB, sendo sua unidade expressa em dBi onde a letra "i" indica que o sinal máximo da antena foi comparado com o sinal de uma antena isotrópica, colocada no mesmo lugar. A largura e direção da área atingida pela irradiação de uma antena com seu ganho máximo a meia potência, chamamos de lóbulo de irradiação, o qual tem como medida seu ângulo de abertura e seu sentido de direção, pode ser horizontal ou vertical.

Ajudou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, você me pegou...

Cara quando o assunto é antenas, você deve facilitar demais as coisas e não tentar entrar nos detalhes mais cabeludos... você deve ter noção do que é formado uma onda eletromagnética etc etc...

Assim cara os principais parâmetros de uma antena são:

1 - Resistência de Radiação,

2 - Diagrama de Radiação,

3 - Diretividade,

4 - Ganho,

5 - Polarização,

6 - Abertura Efetiva,

7 - Impedância de Entrada,

8 - Largura de Banda.

O ganho depende da sua Diretividade e de seu Rendimento ou Eficiência de transmissão.

O que determina a Capacidade de Transmissão da antena é Potência dada em Watts e se você quiser saber a potência a uma distância x da fonte transmissora deverá conhecer sua Densidade de Potência Média dado por W/m². :tantan:

Agora vamos ao que você perguntou:

Ganho – Expresso em dBi, é o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Usualmente, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito menor. Para evitar esses problemas alguns fatores, como: vento e prédios existentes no trajeto do sinal, devem ser considerados no projeto da rede wireless.

Olha amigo eu não sei mais o que dizer por que meus conhecimentos também são limitados mas não sei até onde você conhece de física e eletrônica. Portanto ai vai alguns links para mais informações.

Radiação

Antenas

Potência e Propagação

Beleza? Espero ter colaborado. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O decibel (dB) é uma notação destinada a medir níveis de potência de forma relativa. Existe sempre uma perda de potência associada a extensão da transmissão, e para medir essa, inicialmente em cabos de linhas telefônicas, surgiu a medida bel em homenagem de Alexandre Graham Bell. Interessante que ela pode expressar tanto perda quanto o ganho, por exemplo um cabo pode ter alguns dB de perda e uma antena alguns dB de ganho afetando o mesmo sistema onde acoplados.

Facilmente as grandezas expressadas em dB, de cada componente, podem ser somadas para obter a potência do sistema na sua integra. Como neste exemplo um transmissor pode ter 15 dB de saída, com 5 dB de perda no cabo e 10 dB de ganho na antena o sistema apresenta no total 20 dB de saída. E nisso encontramos o grande valor e utilidade da medida dB - podemos equiparar componentes de diversos tipo dentro do mesmo sistema para calcular o efeito somatório.

A medida mais comum para expressar a potência de um equipamento de transmissão (rádio) é dBm (dB miliwatt). Zero dBm é definido como 1mW de potência e a maioria dos rádios 802.11b (2.4Gh) oferecem entre 15 e 18 dBm de potência de saída, sendo entre 30 a 50 mW. Existe a formula de converter mW em dBm mas por exemplo 125mW seria 21 dBm e 250mW seria 24dBm.

A medida mais comum para expressar o ganho de uma antena na freqüencia em cima de 1Ghz, como no nosso caso de 2.4 e 5.8Ghz é dBi (dB isotrópico) Muitas vezes o "i" está sendo esquecido ou desconsiderado, é porém importante. Uma antena de 15 dB ou de 15 dBi seria completamente diferente, quando então encontrará uma antena indicada somente com dB pergunte se isso significa dBi para ter certeza.

A pesar de que uma antena isotrópica não pode ser fabricada atualmente o uso no calculo novamente tem grande utilidade. Se comparamos todas antenas com o mesmo valor básico 0 dBi podemos em seguida comparar todas antenas entre elas, com o valo dB somente posso comparar a antena dentro do mesmo sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...