Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre maquina virtual e dual boot?


Cohiba

Posts recomendados

Máquina virtual - você roda uma máquina dentro do seu sistema operacional. Se você usa Windows, e usar o VirtualBox, no VirtualBox, de dentro do seu Windows, você vai poder criar uma máquina com processador, memória, e recursos virtualizados, esta máquina vai ter tudo o que uma máquina física tem, e o sistema operacional instalado nesta máquina vai rodar como se tivesso rodando em uma máquina real.

Dual boot - você vai particionar seu disco atual, criando uma nova partição, e vai instalar o sistema operacional novo nesta nova partição. Você vai instalar o sistema operacional na sua máquina real, e vai usar parte do disco para isso. Na hora de ligar o computador, você vai escolher se quer iniciar o Windows ou quer iniciar o Linux.

LiveCD/LiveDVD/LiveUSB - você vai iniciar seu computador com uma mídia externa, ele vai iniciar usando esta mídia, mas não vai instalar nada no seu computador.

 

Dual boot não é o conceito que você está pensando, dual boot já é quando você realmente quer instalar o sistema operacional no disco e faz o reparticionamento do seu disco para instalar o sistema na nova partição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está rodando dentro do Virtual Box, o apagar tudo que ele se refere é o disco virtual que você cria quando da criação da máquina, não é o seu disco real. O sistema operacional que está rodando dentro do virtualbox não sabe de nada sobre a sua máquina real, ele só enxerga o host virtualizado, e os recursos disponibilizados dentro do VirtualBox.

Você pode inclusive criar diversas máquina virtuais e instalar outros linux, ou outros Windows, o que roda dentro da máquina virtual não sabe que está dentro de um ambiente contido. É inclusive uma opção segura para você instalar um Windows virtualizado, e abrir aqueles arquivos suspeitos, pois em caso de um arquivo malicioso, ele não vai ter acesso ao seu hardware real, somente ao hardware virtualizado - desde que você não tenha compartilhado nenhuma pasta do seu hospedeiro com a máquina virtual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...