Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de Estruturação da TI


Posts recomendados

Olá pessoal.

Criei esse tópico pra compartilhar com vocês as mudanças que vou executar no cenário da minha empresa para melhorar a Infraestrutura.

E também para pegar dicas, opiniões e discutirmos um pouco mais sobre Gestão da TI.

 

O cenário que vou trabalhar é um bom caso para estudarmos aqui, pois trata-se de uma Infra bastante debilitada e ultrapassada, que se baseia até hoje em soluções "arcaicas" e parou um pouco no tempo quando o assunto é atualização.

 

A ideia é criar inventário, automatizar-lo, reestruturar o AD, configurar DHCP, montar um firewall do zero, atualizar hardware de servers e clients, reestruturar rede e cabeamento. É realmente quase do zero e rumo a uma estrutura exemplar.

Nesse momento estou fazendo o levantamento de máquinas, impressoras, usuários, configurações e caso seja do interesse de alguém por aqui, eu dou continuidade nesse diário.

Então quem tiver afim de acompanhar algo desse tipo, só se manifesta nos comentários.

 

valeu.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, G0di9zz0 disse:

Ola, bom dia.

Não tenho nada a acrescentar por enquanto mas eu quero acompanhar essa reestruturação.

Muito bem vindo @G0di9zz0.

Em breve vou trazer mais informações, mas já adianto umas coisas, achei máquina com Windows XP na rede, tem bastante trabalho pra ser feito aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, G0di9zz0 disse:

@thivgofvrivs Muito obrigado.

XP??? À quanto tempo essa rede esta sem atualizações?? kk

 

Aqui é o seguinte: lembra quando ser programador era o suficiente pra administrar uma rede? É a situação.

 

Entrei como Técnico de Informática, mas sou formado como técnico de redes, conheço um pouco sobre servidores, acabei de terminar um curso de Windows Server 2016 e 2019 e Active Directory e meu chefe é programador de SQL. Além disso, contrataram há 8 anos atrás um terceirizado para cuidar de todo o resto da TI, esse cara vem uma vez na semana e presta um serviço que deixa a desejar, visto o cenário atual.

 

Então resolvi meter as caras e começar a mudar as coisas pra empresa crescer e com isso conseguir um cargo de responsa haha.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, mateus FNB disse:

Vou acompanhar também ^^ 

Bem vindo @mateus FNB.
Espero que seja de grande aprendizado pra todos nós.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thivgofvrivs Cara, onde você fez esse curso? To precisando fazer alguns fora os da cisco que eu tenho. Onde, quanto gastou, horas diárias e etc.

Sim, eu entendo, entrei como tecnico de TI aqui na minha empresa e os caras antigos que passaram por aqui deixaram uma bagunça ENORME, to nesse momento na filial arrumando algumas coisas.

 

E com isso, visando um cargo maior rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, G0di9zz0 disse:

@thivgofvrivs Cara, onde você fez esse curso? To precisando fazer alguns fora os da cisco que eu tenho. Onde, quanto gastou, horas diárias e etc.

Sim, eu entendo, entrei como tecnico de TI aqui na minha empresa e os caras antigos que passaram por aqui deixaram uma bagunça ENORME, to nesse momento na filial arrumando algumas coisas.

 

E com isso, visando um cargo maior rsrsrs

 

Fiz Técnico em Redes de Computadores no Senai. Se você é de SP deve conhecer.

É gratuito, só precisa passar numa prova e você ganha bolsa de 2 anos.

 

To correndo atrás do CCNA 201-300 agora.

Mas se quiser uma coisa completa, bem ensinada e gratuita. O Curso em Video no Youtube tem uma playlist ***** de Redes.

Da uma olhada lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, enfim o início:

Fiz um inventário das máquinas e peguei algumas informações. Tive que ir de máquina em máquina, instalei o CPU Z e criei uma planilha com hostname, domínio, usuário e configurações.

 

Temos Windows Server 2008 R2 rodando File Server, DHCP, DNS e AD (não configurado) com Processador Intel Xeon E3-1220 v2 3.10GHz e 8GB de RAM e um segundo Windows Server 2008 R2 com o banco do ERP rodando que tem na configuração Processador Intel Xeon E5-2620 2.00GHz e 32Gb de RAM.

 

Além disso 32 computadores, sendo um misto de Win10, Win7 e WinXP.

Cerca de 10 impressoras conectadas localmente aos computadores e compartilhadas na rede, apenas uma multifuncional está conectada a rede.

 

As máquinas estão no domínio que vamos chamar de xyz.

Apenas uma não pertence ao domínio.

 

Os hostnames são: xyz01; xyz02; xyz03; xyz04; compras01; xyz05; xyz06; expedicao01.

E todas as máquinas usam IP Fixo.

 

Esse é o cenário de hardware atual mostrado de forma mais generalizada.

Não fui atrás de compartilhamentos de pastas, nem de níveis de acesso, nem nada disso ainda, até porque imagino que não tenha nenhuma documentação ou controle disso, vou ter que fazer do zero.

 

==========================================

 

O que identifiquei de cara:

  • Não existe rotinas de inventário, muito menos automatização dessa tarefa.
  • Windows Server 2008 R2 Standard é uma versão que não tem nem suporte da Microsoft mais.
  • Os computadores estão com sistema operacional defasados e sem padronização.
  • Os computadores não possuem uma padronização na nomenclatura.
  • Alguns usuários usam logins de funcionários que não fazem mais parte da empresa.
  • Compartilhamento de Impressoras instaladas localmente é um problema sério de decentralização.
  • O Active Directory não está configurado.
  • As GPOs não estão configuradas.
  • O File Server é uma bagunça sem sentido nenhum, sem hierarquia de departamentos e usuários, sem controle de acesso aplicados as áreas.

==========================================

 

Como todos sabemos não é simplesmente apresentar os problemas, as soluções e aplicá-las. No mundo corporativo real, existe uma coisa chamada custo. E, obviamente, não vou conseguir comprar licença para o Windows Server 2016 R2 (acho muito cedo pra WS2019 ainda), de imediato não vou conseguir licença para colocar Win10 em todas as máquinas e nem vou conseguir substituir todas as impressoras por IP.

 

O que nos resta mexer na parte lógica da estrutura: Diretórios e Pastas do File Server; Active Directory; Hostnames; GPOs.

 

Se tiverem qualquer dica de outras coisas que eu possa modificar, pfvr compartilhem.

 

Em breve volto com atualizações.

valeu.

 

adicionado 1 minuto depois
23 minutos atrás, G0di9zz0 disse:

@thivgofvrivs Sim, conheço, sou de Jandira, e como eu não tenho MUITO tempo disponível, eu vou nessa do Curso em Vídeo, obrigado pela dica.

Nos atualize sobre o seu trabalho, por favor. 

 

 

Fiz Senai em Jandira cara. Sou de Itapevi e trabalho em Barueri.

Tudo bem perto dai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minutos depois que postei uma atualização, meu chefe veio comentar que ele vai tentar atualizar o servidor, que vai mandar o orçamento pra aprovação.

 

  • Servidor Físico completo
  • Atualização do Windows Server 2008 R2 para Windows Server 2019.

Foi uma boa notícia, deu uma empolgada pra continuar na caminhada.

 

Seguinte, resolvi começar as arrumações com a padronização dos hostnames e vou fazer isso indo de maquina em maquina, acessando as configurações e anotando. Quero padronizar essa tarefa, mas agora é importante estar presente nos lugares pra reconhecer o ambiente, as falhas e oportunidades de melhoria.

 

AD.png.e1ee4079ab41d9d05f60b0525b2ebcc2.png

 

Essa é a nomenclatura das máquinas hoje em dia.

Eu propus um padrão de hostname que tivesse de cara algumas informações quanto a localização e configuração da máquina.

 

Informações como: nome da empresa, departamento onde está instalado o equipamento, Sistema Operacional instalado, qual é o tipo de equipamento.

 

Consegui chegar no seguinte modelo para Desktop:

XYZ-FAT-W10-D-01

 

XYZ - Iniciais do nome da empresa.

FAT - Pertencente ao setor Faturamento.

W10 - Com SO Windows 10 instalado.

D - Desktop, podendo ser N para Notebook.

01 - Caso tenha mais de um computador no departamento, esse é o código de controle.

 

E nesse modelo para impressoras:

HP-LJ-P2055DN-FAT-01

 

HP - Marca do Fabricante

LJ - Tipo da Impressora

P2055DN - Modelo da Impressora

FAT - Departamento que está instalada

01 - Caso tenha mais de uma impressora no departamento, esse é o código controle.

 

===============================================

 

O que acham?

Deem a opinião de vocês e compartilhem como é no lugar que vocês trabalham.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizar o sistema operacional do server08 R2 direto para o server19 vai dar dor de cabeça.

Vale mais a pena adquirir um servidor novo com o server19 embutido e nesse servidor, você criar o AD do zero (pois você disse que não tem) e já fazer as máquinas trabalharem via DHCP.

Windows 10, caso queira algo pouco problemático, recomendo o Enterprise LTSB/LTSC.

 

Impressoras em rede = facilitar sua vida no dia a dia.

 

Apenas avisando.

As pontas (computador, servidor, impressora) são importantes, mas o caminho (cabos de rede, swithc, etc) também é, falo isso pois muita gente esquece desse detalhe.

 

E o backup nunca pode ser esquecido. Por boa prática é bom ter uma cópia virtual (para restauração rápida) e uma física (armazenar para longo prazo).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Correr disse:

Atualizar o sistema operacional do server08 R2 direto para o server19 vai dar dor de cabeça.

Vale mais a pena adquirir um servidor novo com o server19 embutido e nesse servidor, você criar o AD do zero (pois você disse que não tem) e já fazer as máquinas trabalharem via DHCP.

Windows 10, caso queira algo pouco problemático, recomendo o Enterprise LTSB/LTSC.

 

Impressoras em rede = facilitar sua vida no dia a dia.

 

Apenas avisando.

As pontas (computador, servidor, impressora) são importantes, mas o caminho (cabos de rede, swithc, etc) também é, falo isso pois muita gente esquece desse detalhe.

 

E o backup nunca pode ser esquecido. Por boa prática é bom ter uma cópia virtual (para restauração rápida) e uma física (armazenar para longo prazo).

valeu pelas dicas @Correr.

A parte da atualização vai ser isso mesmo, um servidor novo com WS19.

Aí vou criar o AD.

 

Qual a vantagem de deixar DHCP ou desvantagem de IP Fixo?

 

As impressoras eu não vou conseguir trocar tudo agora pra IP, porque os departamentos não tem pontos de rede suficientes.

 

Ta na minha lista atualizar a parte física da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar aqui o print do AD atualmente só pra registrar mesmo, pra gente fazer uma comparação depois das mudanças.

 

286863825_Semttulo.thumb.png.5b6794d8bf6c571d05af12540caeb213.png

 

Os logins são gerados com o nome da pessoa que vai usar e isso causa um problema de padronização, já que quando tiver duas pessoas com mesmo nome a regra de criação vai precisar ser outra.

 

Acredito que o mais indicado quando é utilizado o nome seria colocar um separador tipo ponto, traço ou underscore seguido do sobrenome: ex.: maria.aparecida.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IP fixo nas máquinas, você precisa se preocupar com dois pontos: não duplicar o hostname e não duplicar o IP.

DHCP você precisa se preocupar com apenas um ponto: não duplicar o hostname.

Agora digo o meu caso.

Antes, a máscara de rede era 255.255.252.0, agora é 255.255.0.0. Pense no trabalho e na felicidade para mudar a máscara de forma manual em 900 equipamentos na rede. Se fosse DHCP, bastaria mudar no serviço e ser feliz.

Exceção óbvia, impressora sempre será IP fixo senão dá dor de cabeça.

 

 

Nome de usuário, o menor pior que vi é usar as iniciais de todos os nomes + último sobrenome. Jose Luiz Lacerda vira jllacerda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Correr disse:

IP fixo nas máquinas, você precisa se preocupar com dois pontos: não duplicar o hostname e não duplicar o IP.

DHCP você precisa se preocupar com apenas um ponto: não duplicar o hostname.

Agora digo o meu caso.

Antes, a máscara de rede era 255.255.252.0, agora é 255.255.0.0. Pense no trabalho e na felicidade para mudar a máscara de forma manual em 900 equipamentos na rede. Se fosse DHCP, bastaria mudar no serviço e ser feliz.

Exceção óbvia, impressora sempre será IP fixo senão dá dor de cabeça.

 

 

Nome de usuário, o menor pior que vi é usar as iniciais de todos os nomes + último sobrenome. Jose Luiz Lacerda vira jllacerda.

 

Valeu pela explicação do IP fixo e DHCP. É bom que além de entender já tenho mais uma justificativa pra mudar o jeito que está atualmente aqui.

 

O lance de nome de usuário é ***** mesmo. Trabalhei num lugar que pra logar no painel da impressora só era permitido as 4 primeiras letras do nome do usuário e o usuário era Ana Lucia. hahaha

adicionado 12 minutos depois
Em 24/07/2020 às 14:15, thivgofvrivs disse:

Minutos depois que postei uma atualização, meu chefe veio comentar que ele vai tentar atualizar o servidor, que vai mandar o orçamento pra aprovação.

 

  • Servidor Físico completo
  • Atualização do Windows Server 2008 R2 para Windows Server 2019.

Foi uma boa notícia, deu uma empolgada pra continuar na caminhada.

 

Seguinte, resolvi começar as arrumações com a padronização dos hostnames e vou fazer isso indo de maquina em maquina, acessando as configurações e anotando. Quero padronizar essa tarefa, mas agora é importante estar presente nos lugares pra reconhecer o ambiente, as falhas e oportunidades de melhoria.

 

AD.png.e1ee4079ab41d9d05f60b0525b2ebcc2.png

 

Essa é a nomenclatura das máquinas hoje em dia.

Eu propus um padrão de hostname que tivesse de cara algumas informações quanto a localização e configuração da máquina.

 

Informações como: nome da empresa, departamento onde está instalado o equipamento, Sistema Operacional instalado, qual é o tipo de equipamento.

 

Consegui chegar no seguinte modelo para Desktop:

XYZ-FAT-W10-D-01

 

XYZ - Iniciais do nome da empresa.

FAT - Pertencente ao setor Faturamento.

W10 - Com SO Windows 10 instalado.

D - Desktop, podendo ser N para Notebook.

01 - Caso tenha mais de um computador no departamento, esse é o código de controle.

 

E nesse modelo para impressoras:

HP-LJ-P2055DN-FAT-01

 

HP - Marca do Fabricante

LJ - Tipo da Impressora

P2055DN - Modelo da Impressora

FAT - Departamento que está instalada

01 - Caso tenha mais de uma impressora no departamento, esse é o código controle.

 

===============================================

 

O que acham?

Deem a opinião de vocês e compartilhem como é no lugar que vocês trabalham.

 

Comecei a mudança dos hostnames, mas com calma, fiz em um departamento e aguardei um dia pra ver se não ia dar nenhum problema. Estou fazendo assim porque o ambiente não tem nenhuma documentação de nada.

Pra resolver isso, enquanto faço os procedimentos também estou tirando prints pra criar uma Base de Conhecimento.

 

Tive um problema pra usar o padrão que montei XYZ-FAT-W10-D-01, porque na NETBIOS está setado que o hostname deve ter apenas 15bits. Por isso, o hostname ficou XYZFATW10D01 - sem os traços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2020 às 08:04, thivgofvrivs disse:

 

Valeu pela explicação do IP fixo e DHCP. É bom que além de entender já tenho mais uma justificativa pra mudar o jeito que está atualmente aqui.

 

O lance de nome de usuário é ***** mesmo. Trabalhei num lugar que pra logar no painel da impressora só era permitido as 4 primeiras letras do nome do usuário e o usuário era Ana Lucia. hahaha

adicionado 12 minutos depois

 

Comecei a mudança dos hostnames, mas com calma, fiz em um departamento e aguardei um dia pra ver se não ia dar nenhum problema. Estou fazendo assim porque o ambiente não tem nenhuma documentação de nada.

Pra resolver isso, enquanto faço os procedimentos também estou tirando prints pra criar uma Base de Conhecimento.

 

Tive um problema pra usar o padrão que montei XYZ-FAT-W10-D-01, porque na NETBIOS está setado que o hostname deve ter apenas 15bits. Por isso, o hostname ficou XYZFATW10D01 - sem os traços.

 

Opa! Uma contribuição (talvez) sobre nomenclatura de máquinas. Eu desconheço o seu cenário mas geralmente nos clientes que tenho aplico o seguinte:

Tipo de ativo: D - Desktop / N - Notebook

A empresa estando em mais de um estado: RJ, DF, SP...

Fabricante: Dell: 01 / HP: 02 / Genérico (máquinas montadas): 03 e por ai vai...

Ano de Compra (apenas os dígitos finais): XX

Sequencial de compra (com 2 dígitos e empresas de maior porte uso 3 dígitos): 00

Se em 2021 a empresa comprar 2 desktops dell receberiam o nome D012100 e D012101 e 1 notebook Dell e 2 HP seriam N012100 N022100 N022101.

Não acho prudente imputar setor no nome da máquina... se a máquina muda de setor, você perde o histórico do ativo (estou nesse momento num cliente com esse problema), perde informações de licenciamento se o Windows não for OEM, do Office e transforma o trabalho em algo árduo sem necessidade - Os técnicos colocam essa informação no campo "Descrição do Computador". Nesse cliente, eu coloquei todas as máquinas como adquiridas em 2019, pela dificuldade de encontrar notas e tudo o mais e partiremos de 20 (ou 21) a nomenclatura de novas máquinas. Dessa forma, fica fácil obter rapidamente o tempo que uma máquina esta no parque "em produção".

O tipo do SO é algo que tem que estar no seu sistema de inventário, não precisa estar na máquina.

 

Se for só pra inventário... dá uma olhada no OCS se quiser inventário e chamados vá de GLPI e FusionInventory (ou já vá por aqui e no futuro implemente a parte de ticketing) - ambos utilizam agentes e funcionam de forma automatizada.

ps. Como você ficará com essa licença do WS2008r2 "sobrando", você pode utilizar o server com um hyper-v, subir o print server ou o file server nesse ws2008r2 e o sistema de inventário em uma outra VM com linux (economizando recursos e hardware no geral).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, brunorio021 disse:

 

Opa! Uma contribuição (talvez) sobre nomenclatura de máquinas. Eu desconheço o seu cenário mas geralmente nos clientes que tenho aplico o seguinte:

Tipo de ativo: D - Desktop / N - Notebook

A empresa estando em mais de um estado: RJ, DF, SP...

Fabricante: Dell: 01 / HP: 02 / Genérico (máquinas montadas): 03 e por ai vai...

Ano de Compra (apenas os dígitos finais): XX

Sequencial de compra (com 2 dígitos e empresas de maior porte uso 3 dígitos): 00

Se em 2021 a empresa comprar 2 desktops dell receberiam o nome D012100 e D012101 e 1 notebook Dell e 2 HP seriam N012100 N022100 N022101.

Não acho prudente imputar setor no nome da máquina... se a máquina muda de setor, você perde o histórico do ativo (estou nesse momento num cliente com esse problema), perde informações de licenciamento se o Windows não for OEM, do Office e transforma o trabalho em algo árduo sem necessidade - Os técnicos colocam essa informação no campo "Descrição do Computador". Nesse cliente, eu coloquei todas as máquinas como adquiridas em 2019, pela dificuldade de encontrar notas e tudo o mais e partiremos de 20 (ou 21) a nomenclatura de novas máquinas. Dessa forma, fica fácil obter rapidamente o tempo que uma máquina esta no parque "em produção".

O tipo do SO é algo que tem que estar no seu sistema de inventário, não precisa estar na máquina.

 

Se for só pra inventário... dá uma olhada no OCS se quiser inventário e chamados vá de GLPI e FusionInventory (ou já vá por aqui e no futuro implemente a parte de ticketing) - ambos utilizam agentes e funcionam de forma automatizada.

ps. Como você ficará com essa licença do WS2008r2 "sobrando", você pode utilizar o server com um hyper-v, subir o print server ou o file server nesse ws2008r2 e o sistema de inventário em uma outra VM com linux (economizando recursos e hardware no geral).

 

 

 

@brunorio021 Achei ***** o esquema da nomenclatura, me parece realmente funcional.
Eu já comecei as mudanças dessa parte por aqui, senão poderia tentar usar a que você explicou.

Vou manter ela em mente pra possíveis mudanças.

 

Já ouvi falar do OCS, mas nunca fui a fundo. Vou pesquisar sobre.

Pra que servem o GLPI e FusionInventory?

 

Estou fazendo esse treinamento do OpMon na Udemy. Gratuito.

Me parece uma ferramenta bem completa e tem uma avaliação pra 50 máquinas gratuitas.

https://www.udemy.com/user/treinamentoopmon/?utm_campaign=download_opmon__email_3_treinamento_online&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thivgofvrivs

 

A diferença básica entre os programas que eu propus e o opmon é função fim.

O OpMon, eu creio que deva ser uma abreviação pra "Operation Monitoring", traduzindo a grosso modo "Monitoramento da Operação", no geral, se remete a monitoramento de Infraestrutura (servidores, switchs...). Pela busca rápida que fiz e pelo , parece ser um software realmente voltado ao monitoramento dos ativos de TIC, no segmento do Zabbix, Cacti, Nagios... Seria um propósito um pouco diferente de um sistema de inventário.

Fui ao site do produto e não vi a opção de 50 hosts gratuito, que eu acho que já não te atenderia, certo? Você tinha comentado que só de estações de usuários você tem +/-32, certo?
"Versão FREE para 30 dispositivos
Todas as funcionalidade da versão PRO
Monitora até 30 devices
Serviços/Sensores ilimitados
Sem restrições, produto completo
A partir de 30 devices cotar PRO'" (Fonte: https://www.opservices.com.br/gerenciamento-de-ti)

 

O Glpi é uma ferramenta de ITSM (Information Technology Service Management em pt-br Gerenciamento de Serviços de TI), com base em ITIL, opensource (Aqui você pode dar uma olhada nele e no potencial do mesmo: https://demo.glpi-project.org/).

Dito isso, o GLPI é concorrente do OTRS, do OsTicket, do SpiceWorks e do LanSweeper... uns são free até X devices e tal e vai a "gosto do freguês".

O glpi funciona com conceito de plugins, tem uma api (que você pode desenvolver alguma integração caso precise), você consegue integra-lo com o zabbix por exemplo e com o OCS.

(a explicação começou a ficar ruim, porque eu teria que falar sobre muita coisa e se tornaria extremamente extensa)

O OCS, é um software, que tem que ser instalado e precisa de um banco de dados para ser implementado, mas a interface eu acho péssima e ele fica melhor apresentado no GLPI e em paralelo, pra mesma função, o fusioninventory sendo concorrente direto, tendo como diferencial ser um plugin do glpi, ou seja, ele vai usar a própria database do glpi não sendo necessário a instalação de um outro software e ter uma segunda database, além de não ser necessário manter uma segunda aplicação.

 

Tentando resumir e ser mais breve temos 3 assuntos/itens diferentes acima:

Monitoramento de Ativos

Inventário de Ativos

Ferramenta de ITSM

 

 

O seu trabalho cresceria exponencialmente, porque você implementaria melhores práticas com AD, infra interna e ao mesmo tempo uma ferramenta que poderia suportar um servicedesk (com um ITSM) e um "noc" (com o monitoramento de ativos), ou seja, a empresa vai começar basicamente do 0.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2020 às 10:11, brunorio021 disse:

@thivgofvrivs

 

A diferença básica entre os programas que eu propus e o opmon é função fim.

O OpMon, eu creio que deva ser uma abreviação pra "Operation Monitoring", traduzindo a grosso modo "Monitoramento da Operação", no geral, se remete a monitoramento de Infraestrutura (servidores, switchs...). Pela busca rápida que fiz e pelo , parece ser um software realmente voltado ao monitoramento dos ativos de TIC, no segmento do Zabbix, Cacti, Nagios... Seria um propósito um pouco diferente de um sistema de inventário.

Fui ao site do produto e não vi a opção de 50 hosts gratuito, que eu acho que já não te atenderia, certo? Você tinha comentado que só de estações de usuários você tem +/-32, certo?
"Versão FREE para 30 dispositivos
Todas as funcionalidade da versão PRO
Monitora até 30 devices
Serviços/Sensores ilimitados
Sem restrições, produto completo
A partir de 30 devices cotar PRO'" (Fonte: https://www.opservices.com.br/gerenciamento-de-ti)

 

O Glpi é uma ferramenta de ITSM (Information Technology Service Management em pt-br Gerenciamento de Serviços de TI), com base em ITIL, opensource (Aqui você pode dar uma olhada nele e no potencial do mesmo: https://demo.glpi-project.org/).

Dito isso, o GLPI é concorrente do OTRS, do OsTicket, do SpiceWorks e do LanSweeper... uns são free até X devices e tal e vai a "gosto do freguês".

O glpi funciona com conceito de plugins, tem uma api (que você pode desenvolver alguma integração caso precise), você consegue integra-lo com o zabbix por exemplo e com o OCS.

(a explicação começou a ficar ruim, porque eu teria que falar sobre muita coisa e se tornaria extremamente extensa)

O OCS, é um software, que tem que ser instalado e precisa de um banco de dados para ser implementado, mas a interface eu acho péssima e ele fica melhor apresentado no GLPI e em paralelo, pra mesma função, o fusioninventory sendo concorrente direto, tendo como diferencial ser um plugin do glpi, ou seja, ele vai usar a própria database do glpi não sendo necessário a instalação de um outro software e ter uma segunda database, além de não ser necessário manter uma segunda aplicação.

 

Tentando resumir e ser mais breve temos 3 assuntos/itens diferentes acima:

Monitoramento de Ativos

Inventário de Ativos

Ferramenta de ITSM

 

 

O seu trabalho cresceria exponencialmente, porque você implementaria melhores práticas com AD, infra interna e ao mesmo tempo uma ferramenta que poderia suportar um servicedesk (com um ITSM) e um "noc" (com o monitoramento de ativos), ou seja, a empresa vai começar basicamente do 0.

 

 

 

 

@brunorio021 tive que pesquisar um pouco sobre tudo isso hahaha cara muito boa sua contribuição.

 

Dei uma olhada bem rápida no GLPI e vou me aprofundar um pouco mais na aplicação dele, nas funcionalidades e no FusionInventory.

 

Trago novidades em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou perto de finalizar a mudança dos hostnames e alguns problemas que já eram esperados começaram a aparecer, tais como: impressoras instaladas em máquinas locais e compartilhadas na rede.

 

Como já era um erro esperado, então estou usando como pretexto pra mudar a nomenclatura das impressoras e reconfigurar apenas os compartilhamentos necessários. Usando o velho critério "se não reclamou, não usava".

 

Em paralelo, apliquei uma mudança no papel de parede das máquinas inseridas no domínio pra visualizar quais estavam fora, quais não estavam aplicando políticas de grupo e pra verificar usuários errados ou detalhes desse tipo. Pra minha surpresa quase todas pegaram, exceto s com Windows XP.

 

Depois de muita pesquisa, testar fixtools, KBs, Atualizações e várias outras coisas.

Descobri que a solução era simples, o Windows XP SP3 só aceita um papel de parede definido por um Server 2008 R2 se o estilo do papel de parede ficar como Centralizar.

 

2137968036_Semttulo.thumb.png.2bd2908a7d95dda38cd5de2705b68d6a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2020 às 13:26, thivgofvrivs disse:

 

@brunorio021 tive que pesquisar um pouco sobre tudo isso hahaha cara muito boa sua contribuição.

 

Dei uma olhada bem rápida no GLPI e vou me aprofundar um pouco mais na aplicação dele, nas funcionalidades e no FusionInventory.

 

Trago novidades em breve.

Mal comecei a falar/escrever.. rsrsrsrsr

 

Poderia entrar no mérito de muitas coisas SOC, NOC, ServiceDesk...

Isso ai seria a introdução básica pra que se possa aplicar ITIL, ter SLA's parametrizadas,registros e informações em um único local de fácil acesso a todos, base de conhecimento, mas isso é bem mais pra frente....

 

De qualquer forma, estou acompanhando aqui... 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...