Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de circuitos e afins


Posts recomendados

Boa noite a todos!

Eu fiz um programinha em C cuja função é basicamente calcular algumas coisas que envolvem eletricidade básica para auxiliar um amigo meu que tem dificuldades com isso daí.

Por enquanto, ela têm essas funções: Lei de Ohm, código de cores para resistores, resistores em série e paralelo, conversão estrela-triângulo, capacitância, tempo de carga e descarga de capacitores, tensão e corrente de capacitores durante carga e descarga, divisor de tensão e corrente e Lei das Malhas de Kirchhoff (para 1 malha somente).

Então, depois de escolhida uma dessas funções e inseridos os dados, o programa mostra como é calculado e os resultados.

Creio que metade disso aí o vestibulando geralmente não usa, na verdade eu estou tentando implementar algumas funções interessantes.

Provavelmente a próxima função que irei implementar será o cálculo usando a Lei dos Nós, mas sem a possibilidade de inserção de componentes pra visualizar as malhas como no cálculo usando a Lei das Malhas, pois farei o programa calcular somente o sistema matricial.

 

Tendo isso em vista, gostaria de pedir ideias de novas funções, de eletricidade básica em diante (mas não tão em diante assim :)). Daí eu já dou uma estudada e vejo como algoritmizar.

Grato a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal tensões e correntes em transistores e mosfets? Podendo inclusive achar resistor de base. O usuário informaria ganho, vbe, vce, tensão no coletor ou source, corrente da carga... ou poderia informar os dados do transistor e o programa diria: "Para essa configuração a carga pode ser de até n ampéres.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cadê a calculadora fíi? Publique o fonte e qual compilador. Já ouviu falar em open source? Também pode fazer em java e publique o link. Não sou do ramo mas talvez haja site que tem um motor que roda java ou html ou do gênero. Fica útil pra todos e não só pra você. 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Publico sim, aqui vai:

Teste_calculadora.zip

 

Não tinha publicado porque ainda não ta completa... A Lei das Malhas não funciona para todos os casos, ainda estou testando, mas to quase la:

image.png.01da6bd4e8ed2293736aae24dff02e0f.png

É um aplicativo de console, por isso o visual não é tão bom, eu ainda to trabalhando nisso.

Talvez mais tarde eu tente passar isso pro Delphi. Eu já pensei em criar um app de desktop usando a API do Windows, mas é muito trabalho pra pouco resultado, só a calculadora de código de cores para resistores levou umas 4 horas (se não me engano, publiquei ela nesse fórum em alguma postagem).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...