Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bernardo Simão

Clock do processador diminui sozinho

Posts recomendados

Boa tarde, estou com um problema apos adquirir uma placa-mãe nova. 

Em jogos o processador quando atinge 65° diminui o clock de 2.8Ghz para 0.8Ghz, dando gargalo na placa de video e caindo muito o FPS.

O processador é um Phenom II X6

e na placa-mãe anterior ele nao dava esse problema nem quando chegava a 70°.

Alguem teria alguma resolução ou qualquer dica?

Por favor! Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

e na placa-mãe anterior ele nao dava esse problema nem quando chegava a 70°.

Talvez o problema não seja o processador, não?? Quais placas-mãe seriam?

Compartilhar este post

Link para o post

que eu saiba esse processador com 65C já não fica muito instável, parece problema de aquecimento.
Além da placa-mãe, ajudaria saber, além do modelo da placa-mãe, qual cpu cooler você usa...

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, RS Faria disse:

Talvez o problema não seja o processador, não?? Quais placas-mãe seriam?

Uso uma AM3+ da Bluecase q é compatível com phenom II 

adicionado 0 minutos depois
19 minutos atrás, Luc457x disse:

que eu saiba esse processador com 65C já não fica muito instável, parece problema de aquecimento.
Além da placa-mãe, ajudaria saber, além do modelo da placa-mãe, qual cpu cooler você usa...

Uso um cooler box da cooler master em 6000rpm

Compartilhar este post

Link para o post

Difícil dar certeza de qualquer coisa pela net, mas mesmo q o problema não seja o processador, de qualquer maneira vale melhorar essa refrigeração ai, 65C pra esse processador não é muito legal...
Quanto tempo sem limpar e trocar a pasta térmica?
Eu limparia e trocaria a pasta antes de deduzir sem problema em alguma peça, e se possível colocaria um cooler tower bom nele...

adicionado 3 minutos depois

o que você pode fazer também só pra saber se o problema é realmente falta de ventilação/temperatura alta é abrir a tampa do gabinete, colocar um ventilador virado pra placa-mãe e testar se para de dar problema. Mas claro, isso não é solução, vai resolver seu problema temporariamente mais vai causar outros como acumulo de poeira, o que se for problema de aquecimento, vai piorar a situação.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Luc457x disse:

Difícil dar certeza de qualquer coisa pela net, mas mesmo q o problema não seja o processador, de qualquer maneira vale melhorar essa refrigeração ai, 65C pra esse processador não é muito legal...
Quanto tempo sem limpar e trocar a pasta térmica?
Eu limparia e trocaria a pasta antes de deduzir sem problema em alguma peça, e se possível colocaria um cooler tower bom nele...

o que você pode fazer também só pra saber se o problema é realmente falta de ventilação/temperatura alta é abrir a tampa do gabinete, colocar um ventilador virado pra placa-mãe e testar se para de dar problema. Mas claro, isso não é solução, vai resolver seu problema temporariamente mais vai causar outros como acumulo de poeira, o que se for problema de aquecimento, vai piorar a situação.

placa-mãe nova de 1 dia, pasta termica nova, cooler box, botei um cooler de 10k rpm pra ver se era temp, e sempre que o processador é forçado em testes de benchmark ao chegar a 70 graus o clock dele cai de 2.8Ghz para 0.8Ghz e permanece até eu reiniciar o PC 

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Bernardo Simão disse:

Uso uma AM3+ da Bluecase q é compatível com phenom II 

Fontes da Bluecase são medonhas, nem sabiam que faziam placas-mãe.. Seria essa??

https://www.oficinadosbits.com.br/bluecase-bmb78-d1-am3-ddr3-1600-chipset-amd-760g-micro-atx-p30915/

Tem cara de ser BEM basicona, com VRM fraco.. O VRM esquenta e quebra as pernas da sua CPU..

• Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, RS Faria disse:

Fontes da Bluecase são medonhas, nem sabiam que faziam placas-mãe.. Seria essa??

https://www.oficinadosbits.com.br/bluecase-bmb78-d1-am3-ddr3-1600-chipset-amd-760g-micro-atx-p30915/

Tem cara de ser BEM basicona, com VRM fraco.. O VRM esquenta e quebra as pernas da sua CPU..

Sim é essa, com as configurações que eu uso estava rodando numa placa-mãe bem mais genérica que essa com chipset n630 algo do tipo, o problema depois de umas análises, é que quando o processador bate uma temperatura acimad e 65° ele diminuia o clock de 2.8Ghz para 0.8Ghz, e depois de um tempo voltava. Estava querendo saber se teria como alterar essa proteção da placa de diminuir desempenho quando chega a uma temperatura, mas na BIOS ela é bem simples e não tem nada do tipo.

Ajuda por favor!!!

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Bernardo Simão disse:

Sim é essa, com as configurações que eu uso estava rodando numa placa-mãe bem mais genérica que essa com chipset n630 algo do tipo, o problema depois de umas análises, é que quando o processador bate uma temperatura acimad e 65° ele diminuia o clock de 2.8Ghz para 0.8Ghz, e depois de um tempo voltava. Estava querendo saber se teria como alterar essa proteção da placa de diminuir desempenho quando chega a uma temperatura, mas na BIOS ela é bem simples e não tem nada do tipo.

Ajuda por favor!!!

Mas como você disse, o VRM da placa é que parece aquecer e diminuir o clock do processador (pois as vezes o processador nem batia uma temperatura muito alta até 60° e os GHZ caiam), mas não sei o que fazer diante dessa situação ??

Compartilhar este post

Link para o post

@Bernardo Simão

Tenta apontar uma fan pro VRM, pra ajudar a resfriar ele.. Como ele é fraco e sem dissipador, ele esquenta muito rápido, com o PC em carga..

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, RS Faria disse:

@Bernardo Simão

Tenta apontar uma fan pro VRM, pra ajudar a resfriar ele.. Como ele é fraco e sem dissipador, ele esquenta muito rápido, com o PC em carga..

Consegui resolver o problema trocando a pasta térmica por uma Silver, e coloquei um cooler para expulsar ar quente do gabinete, agora o processador e o VRM não passam de 45°!! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

placa-mãe: BLUECASE BMB78

Processador: Phenom II X6 1055T 2.8GHZ

Olá, já fiz um tópico anteriormente, na qual meu problema estava relacionado a alta temperatura do Processador/VRM, que chegavam a 65° + e a placa-mãe diminiuia o clock do processador.

Troquei a pasta térmica e melhorei meu gabinete, após isso o processador não passa de 50° mais em jogos, e não está diminuindo o clock.

Porém quando fiz testes de stress quando ele permanece muito tempo chega aos 50° com 100% do processador e diminui o clock, o que não era pra acontecer.

Não está afetando meu desempenho pois só acontece isso no stress teste, mas me preocupa com que isso seja algum problema na placa DIMINIUIR O CLOCK SEM PARAMETROS.

Alguém poderia me esclarecer?? desde já agradeço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse processador tem versões de 95W e 125W. Se o TDP passar o que a placa-mãe suporta (95W), pode estar causando essas quedas.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Math.Pi disse:

Esse processador tem versões de 95W e 125W. Se o TDP passar o que a placa-mãe suporta (95W), pode estar causando essas quedas.

No cpuz ele está com 92.6W, creio que esse modelo tem 95W máximo

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

No cpuz ele está com 92.6W

Então deve ser isso mesmo, é "speed step", no próximo patamar já iria ultrapassar os 95W, por isso ele está limitando.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Então deve ser isso mesmo, é "speed step", no próximo patamar já iria ultrapassar os 95W, por isso ele está limitando.

Já desabilitei o Cool n' quiet, e outros que limitam isso que encontrei na BIOS, limitaria mesmo assim ? 

1 minuto atrás, Bernardo Simão disse:

Já desabilitei o Cool n' quiet, e outros que limitam isso que encontrei na BIOS, limitaria mesmo assim ? 

Após permanecer um tempo no stress ele cai para 800Mhz, e depois de um tempo volta para a normal 2,8ghz

Screenshot_1.png

Compartilhar este post

Link para o post

Nas opções de energia, trave o processador em 99% de desempenho.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Math.Pi disse:

Certo, vou fazer isso e testar o stress test

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

No caso, essa limitação que o @Math.Pi citou não tem nada a ver com esses recursos de autoproteção do processador, e sim com a demanda suportada pela placa-mãe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Math.Pi disse:

Ele continua fazendo isso, o que me confunde é que antes fazia quando chegava a 70° e agora quando está perto de bater 50°.

Diminui o TDP de 111W para 58W, como visto na imagem.

Screenshot_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, uso em minha configuração uma placa-mãe AM3+ 95W da Bluecase (BMB78-D1), com um Phenom II X6 1055t 2.8Ghz 125W.

Após colocar uma boa pasta térmica Thermal Silver, o processador está com temperaturas boas de 45° Máx.- 20°Mín.

Porém no teste de stress, se eu deixo ele por muito tempo usando 100% do processador ele diminui o clock para 800Mhz e quando eu paro o teste em alguns segundos ele volta para o stock de 2.8ghz, para mim não está sendo um problema em jogos etc, pois só faz isso quando é forçado demais no stress test.

Porém dei uma melhor pesquisada sobre o TDP da placa-mãe com a do processador, e achei que eram compatíveis pois a placa se diz compatível com a familia Phenom II, e vi que o processador exige 111.15W da placa-mãe para manter os 2.8Ghz, mas não sei se daqui um ano a placa-mãe estará boa como está agora, não entendo muito bem disso e sei que o ideal era o processador entregar apenas os 95w.

As minhas dúvidas são:

É um risco muito grande usar essa configuração tendo em vista os TDP's, mesmo havendo boas temperaturas?

Em todos aplicativos que testei, o CPUVCORE fica entre 1.289v e 1.300v, isso é normal?

Qualquer dica a mais é valiosa, agradeço desde já a todos que puderem ajudar!!

Segue imagens no HWMONITOR do PC.

Screenshot_5.png

Compartilhar este post

Link para o post

Existe a possibilidade de apresentar problema porque você está usando peças fora das especificações ,

pode ser que funcione bem até o fim da vida util dela, se você tiver condições de trocar essa placa-mãe ou o processador seria interessante, se não puder e se ele não está travando ou dando lag toca o barco.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, wagner2029 disse:

Existe a possibilidade de apresentar problema porque você está usando peças fora das especificações ,

pode ser que funcione bem até o fim da vida util dela, se você tiver condições de trocar essa placa-mãe ou o processador seria interessante, se não puder e se ele não está travando ou dando lag toca o barco.

Rapaz, está rodando todos os jogos de boa que necessito, está com o windows bem fluído, mesmo eu utilizando apenas um HD normal.

O que me preocupou é, está é uma placa nova que comprei pois a antiga que eu tinha da PCWARE de 95W, que não era nova, queimou depois de um ano de uso, e justamente no 12V com os mosfets, podendo ter sido causado pelo fato do processador pedir mais que a placa-mãe...

Compartilhar este post

Link para o post

é, provavelmente foi por causa disso, então seria bom você comprar outro processador e deixar esse de reserva, ou vender.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estive dando uma analisada no HWMONITOR, e usando um Phenom II X6 1055t 2.8Ghz que chega até 125W, o qual uso em uma placa AM3+ de 95W, sua potência fica travada em 101w mesmo não usando uma grande porcentagem do processador.

Isso está certo?

Posso deixar o processador de 125W que está travado em 101w na placa de 95w ??

Screenshot_6.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Bernardo Simão Mantenha somente um tópico para tratar deste assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!