Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alcool isopropilico estufou capacitor?


Posts recomendados

Boa noite a todos! Sou leigo em eletrônica, estou aprendendo com uns cursos, então, estava limpando uma placa de video meu mesmo, estava muito sujo em volta de uns capacitores, mas como disse, sou leigo, não sei se eram capacitores, eram uns quadrados, então, usei alcool isopropilico em cima deles, e em volta deles começaram a sair um liquido cinza e ficou sólido. Será que queimei minha placa? Não liguei ainda, mas por que isso aconteceu? Ae alguém puder dar uma ajuda. :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segue a imagem abaixo, esta essa crosta cinza em todos os capacitores. Eu pensava que podia jogar alcool a vontade sem problemas, estava bem aterrado!

 

edit: eu liguei esta funcionando normalmente! Deus é bom demais!

 

Mas minha duvida é, ainda há perigo? E aquelas crostas cinzas que ficaram?

15958018213681461702153.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Vicente Também sou leigo, mas o álcool isopropílico, pelo que sei de química, é um solvente não reagente, ou seja ele dissolve as coisas sem reagir com ela depois evapora completamente também sem deixar resíduos dele.. Provavelmente era algo colado que ao umedecer aumentou o volume e se expandiu para fora.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Anderson Vicente disse:

Mas minha duvida é, ainda há perigo? E aquelas crostas cinzas que ficaram?

Não há perigo algum. Evaporou antes de você ligar. O resíduo que ficou deve ser a sujeira que o álcool derreteu. Se continuar a passar álcool deve limpar tudo. Não se assuste é assim mesmo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Esse líquido cinza não seria sujeira que estava presa nas frestas? A princípio álcool isopropílico absoluto é seguro pra eletrônicos, mesmo pra mergulhar.

Vei, acredita que agora estou em dúvida se essa sujeira já nao estava la bem antes? Kksks

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Anderson Vicente Era um mosfet? Deve ser sujeira mesmo, como citado pelo colega Shaman,se ela ainda estiver aberta tenta mandar uma foto aqui. Eu nunca vi alcool isopropilico danificar eletrônico, até dou banho em placas com ele.

Vou abrir e enviar novamente! Agora que apavoro passou. 😂

adicionado 15 minutos depois
1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Anderson Vicente Era um mosfet? Deve ser sujeira mesmo, como citado pelo colega Shaman,se ela ainda estiver aberta tenta mandar uma foto aqui. Eu nunca vi alcool isopropilico danificar eletrônico, até dou banho em placas com ele.

Esses R17. Viu como tem uma substância cinza em volta?

15958075271821446646266.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mega Blaster disse:

Não há perigo algum. Evaporou antes de você ligar. O resíduo que ficou deve ser a sujeira que o álcool derreteu. Se continuar a passar álcool deve limpar tudo. Não se assuste é assim mesmo. 

valeu man, tava apavorado sozinho aqui, ksks. obrigado! ☺

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/07/2020 às 19:47, Henrique PP disse:

Já imaginava que era algo para colar os fios da bobina apertados e o álcool isopropílico dissolveu, talvez resina ou verniz.

 

Em 27/07/2020 às 14:50, Felipe Barbosa Melo disse:

@Anderson Vicente Ah, essa massinha cinza é pra previnir Coil Whine, não se preocupe.. não é sujeira.

Klr! Sou muito ignorante ou burro mesmo! Kkk. valeu mesmo, glr, tiraram um peso das minhas costas! :D

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...