Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alcool isopropilico estufou capacitor?


Posts recomendados

Boa noite a todos! Sou leigo em eletrônica, estou aprendendo com uns cursos, então, estava limpando uma placa de video meu mesmo, estava muito sujo em volta de uns capacitores, mas como disse, sou leigo, não sei se eram capacitores, eram uns quadrados, então, usei alcool isopropilico em cima deles, e em volta deles começaram a sair um liquido cinza e ficou sólido. Será que queimei minha placa? Não liguei ainda, mas por que isso aconteceu? Ae alguém puder dar uma ajuda. :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segue a imagem abaixo, esta essa crosta cinza em todos os capacitores. Eu pensava que podia jogar alcool a vontade sem problemas, estava bem aterrado!

 

edit: eu liguei esta funcionando normalmente! Deus é bom demais!

 

Mas minha duvida é, ainda há perigo? E aquelas crostas cinzas que ficaram?

15958018213681461702153.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Vicente Também sou leigo, mas o álcool isopropílico, pelo que sei de química, é um solvente não reagente, ou seja ele dissolve as coisas sem reagir com ela depois evapora completamente também sem deixar resíduos dele.. Provavelmente era algo colado que ao umedecer aumentou o volume e se expandiu para fora.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Anderson Vicente disse:

Mas minha duvida é, ainda há perigo? E aquelas crostas cinzas que ficaram?

Não há perigo algum. Evaporou antes de você ligar. O resíduo que ficou deve ser a sujeira que o álcool derreteu. Se continuar a passar álcool deve limpar tudo. Não se assuste é assim mesmo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Esse líquido cinza não seria sujeira que estava presa nas frestas? A princípio álcool isopropílico absoluto é seguro pra eletrônicos, mesmo pra mergulhar.