Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desliga quando estou jogando


Posts recomendados

Bem, vamos pelo começo. Comprei uma placa-mãe, uma H61 da intel. Até aí tudo bem, porém me vejo tendo certos problemas de meu pc desligar por conta de superaquecimento. Acreditei que se tratava do fan, era um tanto antigo, decidi comprar um novo e aposentar o usado. Resolveu o problema por tempo, mas ainda sim, sem solução. Resolvi então dar uma olhada na bios, e para minha surpresa, nenhuma configuração para aumentar a velocidade do fan. Procurei em diversos sites sobre, até mesmo nos fóruns aqui, porém nenhum sucesso. Decidi então baixar um software pra ver se eu conseguia contornar o problema, então baixei dois, SpeedFan e ArgusMonitor.
Para minha surpresa, o speedfan parecia não identificar minha placa-mãe, pesquisei no youtube sobre porém nada.
Então parti para o argus monitor, onde não estava mostrando a aba da placa-mãe. Fui nas configurações e cliquei na placa-mãe. Para minha infelicidade, ele exibia uma mensagem a qual falava: "Nunhum chip de monitoramento suportado encontrado". Vou seguir com imagens da bios e dos programas, aguardo impacientemente por alguma solução, desde então, agradeço por ler meu tópico.

(Estou enviando os prints por um arquivo rar no mega pois ainda comprimindo-os num rar, ele ultrapassa os 4.76 mb permitidos aqui no post)

Prints: https://*****/file/1A0VyAiL#bDprVWUbk9IN4w2ETF0E4Wl5H4ayIhgsrMNyG2_DaeM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se o cooler está bem encaixado, os pentes de memória ram, e qual o cooler que você está utilizando? Tenta baixar um programa pra monitorar a temperatura em jogos tal como o msi afterburner, ou então um que mostre a temperatura na área de trabalho tal como o AIDA64, dps instale o CPU-Z, faça um teste de stress e veja até que temperatura chega, só assim poderemos saber se o problema é mesmo de superaquecimento

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LukyGBR Acabei de checar como tudo estava. Troquei a pasta térmica, fiz questão de o cooler ficar bem encaixado, limpei ambos os pentes de memória com uma borracha e certifiquei que as travas haviam encaixado. Meu cooler é um MasterAir MA610P MAP-T6PN-218PC-R1 da coolermaster. Os testes eu já havia feito antes, o próprio Speedfan mostra as temperaturas. Os núcleos começam a chegar até 95, 97 graus e o pc desliga.

adicionado 3 minutos depois

@Alex.Waskow Como citado acima meu cooler é um MasterAir MA610P MAP-T6PN-218PC-R1, comprei ele recentemente pois temia que a base de alumínio do outro fosse o problema também. Minha pasta térmica é uma da Rise Silver Frost, comprei junto com o cooler.

E de início ele funcionou, ele refrigera muito melhor o processador e demora pra ele atingir as temperaturas (entre 95 e 90 graus, como citado acima). Mas o que me impressiona ainda é que eu não posso ajustar a velocidade do cooler, nem por programas, nem pela bios da placa-mãe.

Nota: Não tenho como ver a temperatura do processador na bios também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, tenta ver se consegue descolar um processador com algum amigo, porque assim podemos descartar que ele seja o problema. Você tinha algum processador anterior a esse? Ele também tinha esse problema de superaquecimento? Se o problema começou assim que trocou de processador, então talvez seja ele o problema. Caso não dê solução e ninguém daqui consiga te ajudar, procura uma autorizada (Autorizada, não esses caras que não dão confiança nem garantia, que trabalham como autônomos, porque na maioria das vezes podem até estragar ou remover peças do seu pc e trocar por outras defeituosas (Não tô falando que são todos, até porque tem muitos trabalhadores honestos), mas aconselho que leve na autorizada, lá te dão garantia de no mínimo 3 meses, assim não precisa se preocupar em você mesmo acabar destruindo algum componente tentando resolver. Mas antes de levar faça o que eu te disse no começo

adicionado 20 minutos depois

Mais uma dúvida, você fez overclock?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela ajuda de todos. Eu consegui resolver o problema levando na Autorizada. O rapaz atualizou a BIOS e o cooler agora tá funcionando normalmente e o computador não desliga, a temperatura não passa de 70º.

Aparentemente a versão da bios tava dando conflito com o sensor e tava captando temperaturas acima da que realmente estava ali e o computador desligava, tanto que o processador não foi danificado no processo pois estava numa temperatura abaixo (Ou pelo menos foi isso que o rapaz me disse)

E não, eu comprei as peças tudo junto, é meu primeiro pc, comecei a trabalhar começo do ano e consegui comprar começo do mês (Julho). Além do mais nunca sequer pensei em fazer overclock, etc, por medo de danificar algum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem pensei em falar pra atualizar pois achei que já estava atualizada, é como a minha, comprei um i5 - 3570, e tá pra chegar de amanhã pra sexta, mas preciso att a bios pra suportar a 3° geração. E eu aconselharia você a ter pego o mesmo do meu, é bastante superior e muito em conta, saiu por 400 com frete, já q moro longe do lugar. Mas no aliexpress ela tá por 198 reais, e frete de 5 reais, muito em conta. Mas de nada mano, tmj. E quanto cê pagou nessa GTX 750 ti e onde comprou? Tô afim de pegar uma

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LukyGBR Saquei. Bem, eu fui comprando as peças tudo separadas, o que eu comprei por último foi o processador e a placa-mãe. Meu amigo que me vendeu esse I5, ele fez um desconto pra mim nele novo Por 300 (Ele disse que pararam de fabricar ele). A gtx eu comprei em março por 450 no mercado livre mesmo (Fui olhar o preço agora e por algum motivo ta muito maior do que quando eu comprei). Mas tamo junto, valeu por falar da Autorizada, eu não tinha nem pensado em atualizar a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada mano, o preço subiu por causa da pandemia. E seu amigo aí enrolou você, esse processador de segunda geração deve tá por uns 180 no mercado livre e sendo novo, mesmo com preço de pandemia kkkkk. Ela foi descontinuada pela intel, mas continua sendo fabricada normalmente assim como os outros processadores de segunda, terceira e quarta geração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...