Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador dá black screen durante os jogos


Ir à solução Resolvido por Eduardo Yagami,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Montei um computador recentemente e estou enfrentando problemas quando abro algum jogo um pouco mais pesado.

PROBLEMA: Após 2 minutos +- de jogatina em jogos que capricham um pouco mais no 3D(como GTAV, Steep, FS19, For Honor) a tela trava e após alguns segundos fica preta. Então o jogo fecha sozinho e sou jogado de volta pra área de trabalho.

DETALHES: Acredito que o problema esteja na placa de vídeo, já que o processador não fica sobrecarregado e está numa temperatura por volta dos 40°C, memória ram não ultrapassa 60% de uso e as outras peças não parecem ter algum problema. A temperatura da placa de vídeo está dentro do padrão, mas quando esse problema ocorre o uso da GPU está no 100% travado e mesmo quando fecho o jogo, às vezes, os sensores continuam indicando que ela está trabalhando a 100%. O software da amd pra placa de vídeo(Adrenalin) dá uma apresentando problemas quando esse problema ocorre, porque geralmente ele fecha durante esse processo ou abre até 4 deles simultâneos. Atualizei o sotftware mas o problema persiste.

PRINT 1(antes de abrir o jogo STEEP): ze9.png 
PRINT 2(após a blackscreen):                ndb.png 
OBS: Comprei essa placa usada da China, através do AliExpress, mas chegou em bom estado físico. Gostaria também de ter um print do FurMark, mas quando ocorre o bug, tenho que fechá-lo e não dá pra printar nada. A temperatura da GPU não ultrapassou 85°C no FurMark.

SETUP:
Cpu: RYZEN 5 1500X
Ram: 1x 8GB 2666MHz KLLSRE
MOBO: B450M COLORFULL
GPU: RX 580 4GB XFX (https://www.techpowerup.com/gpu-specs/xfx-gts-rx-580-xxx-4-gb.b4481)
FONTE: PICHAUS NIDUS 500W
SSD: 480GB KINGSPEC
MONITOR: LG 20MK400H-B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano essas placa RX usada do Aliexpress é bomba. Pessoal vende lá as placas que ficaram 24/7 em sistema de mineração. Com certeza são revendidas sem o minimo de revisão. Pode ser que esteja fadigada e mesmo não chegando na temperatura target pode dar pau... É uma hipótese.

 

Mas de acordo com o que tu mandou do teu SETUP sua fonte tá trabalhando no limite. de acordo com o próprio link que tu mandou essa GPU pede uma fonte de 450W e tu tem uma fonte de 500W pra o setup inteiro. Teoricamente até tá OK. Mas se considerar a eficiência máxima dela, pode não ser suficiente pra segurar e explicaria a placa estar arriando em alta carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

Não conheço essa fonte. 
Fui olhar em outros fóruns e as pessoas falam que ela é boa, mas recomenda outras fonte vai entender...

Por fim eu por não conhecer essa marca não compraria...

Eu tinha uma da Powercolor de 600W com uma config R9 270x + FX 6300

Nas primeiras horas foi ótimo, depois começou a reiniciar a máquina só de abrir o navegador...

Testei uma corsair de 430W e pronto PC ficou ligado por dias kkk 

Pode não ser seu caso, mas tenta testar outra fonte se tiver algum conhecido ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho outra fonte pra testar, qual vocês indicariam pra eu estar adquirindo? Testarei a fonte no caso porque comprar uma outra placa de vídeo equivalente está meio fora do orçamento por enquanto.

Outra pergunta: fazer um undervolt pode dar uma força? Se sim, algum artigo que indicam pra eu seguir o passo a passo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Paulo Lavall Bom amigo eu indico sempre...

- Corsair

- EVGA

- Thermaltalke

- PC Yes

 

Existem outras boas, mas eu gosto dessas...
Agora modelo dependo de preço...
Mas em média uma de 500W dessas marcas estão entre 260 a 350 reais...
Estão beeeem caras por causa de pandemia dolar etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, resolvi o problema dando um undervolt bem fortinho. Como o meu monitor não é fullhd, a placa tava sobrando bastante na real, então mesmo com um undervolt de 15%~20% a qualidade ainda está boa pra mim. Infelizmente não sei ainda se o problema é a fonte ou a placa, mas logo mais levo em um profissional adequado pra descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luiz Paulo Lavall disse:

Pessoal, resolvi o problema dando um undervolt bem fortinho. Como o meu monitor não é fullhd, a placa tava sobrando bastante na real, então mesmo com um undervolt de 15%~20% a qualidade ainda está boa pra mim. Infelizmente não sei ainda se o problema é a fonte ou a placa, mas logo mais levo em um profissional adequado pra descobrir.

Legal. O Problema é que o undervoltage pode ter matado o cansaço da GPU tanto quanto o cansaço da fonte... kkk. Mas acho que 

dá uma ideia de que 500W ja não tá vencendo teu sistema. Eu aconselharia, quando tu for compra ruma fonte nova, procurar pelo menos 600W em diante. Fontes costumam ter melhor eficiência mais próximo de 50% da carga e tu fica de cabeça fria qto à isso.

 

@Parafusoamenos  É da Pichau, se o colega tiver dado a descrição dela corretamente, o Teclab já fez teste com ela parece que é não é mesmo ruim não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real, após algumas horas usando com undervolt, só reduzi a periodicidade do problema. Agora consigo jogar até 1h ou um pouco mais os jogos que não rodavam nem 2 minutos. O que pra mim não seria um grande problema se não estivesse ocorrendo um determinado problema.
Até ao jogar League of Legends no ultra low, com configurações pra não ultrapassar 80fps e assim deixar a placa no mais low possível, a tela desliga. O que pra mim parece denunciar que o problema não é na fonte e sim na placa, porque ela mal chega a consumir 60W, já que trabalha só na frequência mínima de 300MHz. E como jogo LoL no cenário competitivo universitário, não posso ter nenhum desligamento da tela durante os jogos :v
E acaba que isso tudo está me deixando com receio de comprar uma fonte nova, já que me causaria uma mini dor de cabeça caso não adiantasse, mesmo se eu devolvesse e solicitasse reembolso.

O que vocês acham que eu deveria fazer?

OBS: ah, já tive 2 desligamentos enquanto estava apenas utilizando o navegador. Só que ao invés de travar a tela e fechar o aplicativo que estava aberto, o computador faz um barulho de chiado no fone muito alto e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mano, tive uma R9 270X e o pc desligava também jogando e fazendo coisas simples como vídeo youtube... 
E era minha fonte indo pro saco kkk 

Mas cada caso é um caso... Complicado mesmo tendo feito undervolt ... 

Não teria ninguém mesmo pra emprestar a fonte ou testar a placa de vídeo? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Luiz Paulo Lavall Cara tava dando uma relembrada aqui em problemas da AMD, porque eu já tinha ouvido falar de GPUs dando tela preta, Mas nesse caso era das RX5000

 

Mas achei alguém com problema parecido do teu em outro fórum: O cara resolveu baixando a frequência da memória RAM, tu já testou isso no teu? Coloque 2400 ou 2133 e faça um teste. Outra possibilidade, dando certo  de ser alimentação insuficiente. Mas não adianta questionar muito, quem disse que Hardware de PC é ciência exata né...? 😄

 

Aproveita e desmonta todo seu setup e monte de novo, dica de quem monta dezenas de Setups todo dia, um mal contato minúsculo já é suficiente pra ferrar tudo... ahahha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Luiz Paulo Lavall disse:

Na real, após algumas horas usando com undervolt, só reduzi a periodicidade do problema. Agora consigo jogar até 1h ou um pouco mais os jogos que não rodavam nem 2 minutos. O que pra mim não seria um grande problema se não estivesse ocorrendo um determinado problema.
Até ao jogar League of Legends no ultra low, com configurações pra não ultrapassar 80fps e assim deixar a placa no mais low possível, a tela desliga. O que pra mim parece denunciar que o problema não é na fonte e sim na placa, porque ela mal chega a consumir 60W, já que trabalha só na frequência mínima de 300MHz. E como jogo LoL no cenário competitivo universitário, não posso ter nenhum desligamento da tela durante os jogos :v
E acaba que isso tudo está me deixando com receio de comprar uma fonte nova, já que me causaria uma mini dor de cabeça caso não adiantasse, mesmo se eu devolvesse e solicitasse reembolso.

O que vocês acham que eu deveria fazer?

OBS: ah, já tive 2 desligamentos enquanto estava apenas utilizando o navegador. Só que ao invés de travar a tela e fechar o aplicativo que estava aberto, o computador faz um barulho de chiado no fone muito alto e desliga.

Os conectores da fonte com a placa-mãe e com a placa de vídeo estão encaixados, até o final, e bem firmes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Sim, estão

adicionado 1 minuto depois

@Eduardo Yagami Cara, valeu mesmo! Reduzi a frequência da RAM de 2666 pra 2400 e agora eu consigo jogar de boa sem precisar de undervolt. Já foi mais de 1 h jogando e nenhum desligamento. Vamo ver se daqui pra frente continua assim ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...