Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças estruturais entre o Ubuntu e Mint


Cohiba
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Eu to querendo migrar pro Linux mas tenho duvida a respeito do terminal, ja tenho o ubuntu na virtualbox e ja aprendi varios comandos la, o que eu to querendo saber é se o terminal do Mint é exatamente igual ou os comandos são diferentes ? Quais outras diferenças estruturais (sem ser interface grafica) tem o Mint do ubuntu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Cohiba Opa! Acabei de responder lá no outro Fórum. Bacana que você tem uma conta aqui no nosso. :D

 

Sistemas que têm a mesma base geralmente compartilham os mesmos comandos. O Mint é "filho" do Ubuntu e "neto" do Debian (porque o Ubuntu é feito a partir da versão instável do Debian). Entre os dois, os pacotes são os mesmos, assim como os comandos, com pequenas variações adicionais. O que você aprendeu no Ubuntu será transferido para o Mint.

 

Outros sistemas, como o Fedora e o Manjaro, são baseados no Arch Linux. Nesse caso, trata-se de outra base. Muitos comandos são também semelhantes aos de sistemas baseados em Debian ou sofrem pequenas variações, mas alguns são diferentes. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os programas que você vai usar são praticamente iguais, ambos Ubuntu e Mint tem suas raízes no Debian. O Fedora é baseado no Red Hat, é inclusive considerado um "laboratório" do Red Hat, pois algumas soluções que são planejadas para o Red Hat (não todas) muitas vezes são implementadas antes no Fedora.

 

Para quem acompanha o mundo linux há mais tempo sabe da "mágoa" que o Richard Stalman tem sobre o pessoal ignorar que linux é apenas o kernel do sistema operacional, todo o conjunto de ferramentas que acompanha o sistema operacional foi desenvolvido por Stallman em um projeto chamado GNU, quando Linus Torvalds procurou um conjunto de ferramentas para compor seu sistema operacional, juntou o kernel linux com as ferramentas do projeto GNU e daí nasceu o que Stallman gostaria que fosse chamado GNU/Linux, mas que a maioria das pessoas ignoram e chama somente de linux. Ou seja, as ferramentas que você vai usar em todos os linux são basicamente as mesmas ferramentas do projeto GNU, apenas em versões diferentes dependendo da distro que você utilizar.

 

Uma das maiores diferenças entre o mundo Red Hat e Debian, e que me impacta diretamente, é com relação à estrutura de diretórios para libraries que cada um escolheu. Há muitos anos atrás só existiam sistemas 32 bits, e as libraries iam no /lib, /usr/lib, /usr/local/lib, etc. Quando os primeiros sistemas 64 bits apareceram, existiu a necessidade de se garantir que programas 32 bits rodassem em sistemas 64 bits, então nasceu a necessidade de se instalar libraries de 32 bits junto com libraries de 64 bits. O problema é, muitos programas nasceram na época que não existia 64 bits. Aí a Red Hat teve a ideia: libraries de 32 bits continuam indo para "lib" e libraries de 64 bits vão para diretórios "lib64". Perfeito. Aí vem a Debian e inventa de usar "lib32" para libraries de 32 bits, "lib64" para libraries de 64 bits, e tem diretórios "lib" sem nada que não se sabe o que vai ali dentro. O maior problema é que tem programas 32 bits que simplesmente não conhecem esta estrutura lib32, e não instalam corretamente. Eu trabalho com Oracle, e já desisti de instalar o Oracle em máquina Ubuntu, não funciona, já em Fedora instala e roda sem problemas. Lógico que se você instalar programas a partir dos repositórios funcionam tudo perfeitamente. Mas programas que você baixa um instalador de terceiros pode dar essa dor de cabeça - a grande maioria é de programas enterprise, nada doméstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...