Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que seria um bom gabinete?


Ir à solução Resolvido por Shanks.,

Posts recomendados

Bom dia galera!

Estava fazendo uma rápida pesquisa para tirar duvida mas não ficou muito claro para mim ...

O que seria um bom gabinete? Aquele do tipo bem ventilado, que auxilia bem no fluxo de ar interno e que seja possível fazer uma boa administração dos vários cabos de fonte, ou cabos satas, de forma a organizar bem os cabos. Sei que pode depender de cada caso .... mas imagino que tenha alguns pontos a serem relevados, não?
Existem características como ser mid ou full tower ... compatibilidade com mobos (se é mATX ou ATX) ... se gabinete com fonte isolada (aquelas que é coberta por uma barra) ou não ...

Ou essa parada toda seria algo pessoal mesmo? xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, apesar da escolha do gabinete ser algo pessoal, pois será a "cara" do seu computador, e beleza é subjetiva, algumas características são desejáveis:

- fonte na parte inferior e isolada

- filtros de poeira

- boa circulação de ar

- possibilidade de manuseio sem ferramentas

- possibilidade de organização dos cabos

Junte estas características com uma aparência que te agrade e um preço que caiba no seu bolso e tens ai, praticamente, seu gabinete perfeito. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A priori seria a ventilação mesmo. Atualmente, gabinetes com mesh na frente e PSU cover para fonte e cabos (a "barra" que você citou aí).

Tamanho, se é micro ATX, mini ITX, full ATX e etc vai depender do seu gosto e hardware a ser instalado.

 

Se você vai colocar watercooler com radiador de 240mm ou superior seria bom redobrar a atenção no local onde fixará o mesmo. A maioria dos gabinetes de entrada não suportam radiadores no topo (tem a furação ali para os fans, mas não possuem espaço útil para o radiador e placa-mãe).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira @Kleber Peters @Phoenyx muito obrigado pelas respostas!

Kleber, o que seriam esses "filtros de poeira"? Como identificar isso no gabinete?

Phoenyx, obrigado pela correção do PSU Cover! hahahaha. E o que seria esse "Mesh na frente"??
E estava pensando nessa parada de WC com radiador ... nesse caso, se for colocar uma peça tão grande, estamos falando não só de um gabinete, no minimo, Mid-Tower ... deveriamos ficar espertos para o gabinete ter um "recuo" maior (entre a MOBO e a parte de tras dela onde, em tese, organizamos parte dos cabos) para o WC não ficar bem no centro da corrente de ar (aquele espaço entre a placa de video e o processador)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Na verdade, não estou procurando gabinete por agora!

Meu plano é pro fim do ano ~ ano que vem mexer no meu setup todo, e ai ja to levantando informações só para entender os conceitos mais clarinhos do que seria um bom gabinete e tal .... atualmente tenho um Sharkoon ATX BW9000, mas a ideia é repaginar absurdamente tudo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Lobarinhas Certo, pra ter uma ideia, seu gabinete tem a parte frontal a maior parte restritiva, tem frestas de ar na lateral apenas. Olhe o exemplo de um gabinete em mesh, esse é o Gadit X da Pichau. E essa parte que está removida na parte superior é o filtro de poeira.

843479064_gabinetemesh.thumb.png.55e5a08eb96dd51b270e8ee980d8c7d2.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lobarinhas @Felipe Barbosa Melo Exatamente isto. Aliás, eu sempre recomendava este gabinete, custava na faixa dos 200 reais, era um ótimo custo benefício.

 

O filtro de poeira, principalmente os de admissão de ar, tmb são restritivos. Se você mora em local sem muita poeira mas quente, é melhor retirá-los e limpar o gabinete internamente de tempos em tempos.

Eu por exemplo só deixo o filtro de poeira do topo e da fonte.

 

@Lobarinhas Não entendi muito bem a sua pergunta. O recuo do gabinete deve ser entre a placa-mãe e o topo do mesmo, para caber um radiador em cima. O melhor local para se colocar um radiador é ali, e não na frente como muita gente faz, justamente porque compraram um gabinete inapropriado. Você tem que jogar o ar quente pra fora do sistema e não pra dentro dele.

 

panel-449355987-image-70715ca4-7d97-489f

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Saquei!

O que eu quis dizer com recuado é que vejo alguns coolers enormes (como os hyper T4) que chegam a ficar bem perto da tampa lateral do gabinete, ai se seria ideal um gabinete "mais gordo" para que o cooler tenha onde jogar o calor gerado!

Outra duvida que tive agora ... meu gabinete possui uma fan traseira e uma superior, ambas de 120mm ... ideal entre elas é uma fan puxar ar fresco de fora para dentro enquanto a outra puxa o ar quente de dentro para fora, ou ambas as fans deveriam só tirar o ar quente de dentro para fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lobarinhas Ambos retirando ar quente.

Na real o fan superior tem impacto nulo ou ínfimo, já que o ar quente sobe.

 

Eu gosto de pressão positiva no gabinete, ou seja, mais fans empurrando ar pra dentro do que pra fora, assim arejando todo o sistema. Pressão igual ou negativa faz com que o ar circule apenas em direção a eles.

 

Minha dica é 3 fans frontais e apenas um traseiro, não precisa mais do que isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lobarinhas disse:

O que eu quis dizer com recuado é que vejo alguns coolers enormes (como os hyper T4) que chegam a ficar bem perto da tampa lateral do gabinete, ai se seria ideal um gabinete "mais gordo" para que o cooler tenha onde jogar o calor gerado!

Coolers tipo torre jogam ar para trás (idealmente) ou para cima do gabinete, então ficarem "colados" no tampo lateral não altera seu funcionamento em nenhum aspecto. O que importa é que tenha fluxo de ar suficiente vindo do painel frontal e saindo pelo traseiro e superior para mante-lo abastecido.

2 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Outra duvida que tive agora ... meu gabinete possui uma fan traseira e uma superior, ambas de 120mm ... ideal entre elas é uma fan puxar ar fresco de fora para dentro enquanto a outra puxa o ar quente de dentro para fora, ou ambas as fans deveriam só tirar o ar quente de dentro para fora?

Sempre tem que ter ar entrando na mesma proporção que saindo. Deixar ambas jogando ar para dentro fará com que o ar quente seja reciclado, o oposto faria com que nenhum ar frio entrasse. O painel frontal sempre deve ser o ponto de entrada, atrás e em cima como saídas. Se houver abertura lateral ou inferior, essas devem ser entradas de ar também.

 

Recomendo muito que instale mais ventoinhas nesse gabinete. Hoje ventoinhas DeepCool de 120 mm, de boa qualidade podem ser adquiridas por 20 reais na kabum. Sempre recomendo pelo menos 4, mas se quiser lotar seu gabinete, quanto melhor. Só lembre de comprar adaptadores para molex se o modelo que adquirir não vier com eles (os da deepcool que sugeri já vem).

adicionado 9 minutos depois

@Lobarinhas Matéria antiga que eu gostei muito na época. Tem outras do mesmo tipo no tom's, mas tem que pesquisar com calma. Depois de começar a implementar isso (e outros artigos similares) nenhum PC meu ou de clientes nunca mais passou de 54º sob stress. 

How To: Properly Plan And Pick Parts For An Air-Cooled PC, Part 1

How To: Properly Plan And Pick Parts For An Air-Cooled PC, Part 2

adicionado 11 minutos depois

Nota especial: o truque que eles usaram na segunda parte, no tópico sobre como ressuscitaram uma GTX 480, me rendeu queda de temperatura de mais de 10º quando implementei. Já ressuscitei várias GPUs que tinham perdido seus coolers assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...