Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asterisk Ubuntu 20.4 LTS e centOS


kazud
Ir à solução Resolvido por TonhoE,

Posts recomendados

Pessoal bom dia!!!

 

Estou fazendo um curso de Asterisk e o instrutor usa o centOS porém eu, que sou inciante, uso Ubuntu 20.4 LTS e a empresa que trabalho também. Preciso aprender a fazer umas coisas nas que ele ensina na aula que é pra centOS no Ubuntu pois é mais fácil eu aprender a operar no Ubuntu do que fazer a empresa inteira mudar o SO. Eu nao queria ter de usar uma VM pois logo mais terei que aplicar em ambiente real. Enfim, precisava aprender a fazer tais coisas no Ubuntu, se for possivel é claro.

 

Os comandos sao:

 

 sed -i s/SELINUX=enforcing/SELINUX=disabled/g /etc/selinux/config 

 

 yum install -y make wget openssl-devel ncurses-devel newt-devel libxml2-devel kernel- devel gcc gcc-c++ sqlite-devel

 

 yum install -y mysql-server mysql-devel.x86_64

 

Obs: Eu pedi ajuda para o instrutor do curso porém ele demora muito para responder, o curso é pela plataforma Udemy.

 

Desde já, grato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não uso Ubuntu nem CentOS e não entendo de Asterisk, então se eu errar na orientação que vou dar, peço que alguém mais experiente na questão me corrija.  Mas decidi responder sua questão porque de outro modo seria capaz dela ficar eternamente sem resposta nenhuma.

 

O primeiro comando usa a ferramenta sed, que nada tem a ver com a distribuição Linux usada, ou seja, é o mesmo comando em qualquer sistema.

 

O segundo comando é para baixar e instalar um arquivo ou programa, então bastaria substituir "yum install" do CentOS pelo "apt install" (talvez seja apt-get install) do Ubuntu.

 

O terceiro comando a mesma coisa, creio que bastará  substituir "yum install" por "apt install" ou "apt-get install" (não sei qual desses dois está em uso pelo Ubuntu ou se ambos servem).

 

Você pode até acertar em querer usar o mesmo sistema que é usado na empresa, se isso de alguma forma facilitar as coisas, mas não diga que usa Ubuntu por ser iniciante.  Há distribuições melhores para iniciantes. A única coisa que facilita as coisas para muita gente (e não só para iniciantes) é que é mais fácil encontrar por aí pacotes .deb que de outros formatos, mas o pacote .deb não é exclusivo do Ubuntu nem foi criado pelo Ubuntu. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TonhoE Obrigado, irei tentar mas sobre a sua observação, eu nao disse que uso ubuntu por ser iniciante, eu disse que sou iniciante e uso ubuntu já que minha empresa também usa. Eu sei justamente que tem distros mais fáceis  porém não tem como eu usar outra coisa ja que minha empresa usa. Tentei deixar isso claro para mostrar que estou "vendido" na situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 29/07/2020 às 13:30, TonhoE disse:

Não uso Ubuntu nem CentOS e não entendo de Asterisk, então se eu errar na orientação que vou dar, peço que alguém mais experiente na questão me corrija.  Mas decidi responder sua questão porque de outro modo seria capaz dela ficar eternamente sem resposta nenhuma.

 

O primeiro comando usa a ferramenta sed, que nada tem a ver com a distribuição Linux usada, ou seja, é o mesmo comando em qualquer sistema.

 

O segundo comando é para baixar e instalar um arquivo ou programa, então bastaria substituir "yum install" do CentOS pelo "apt install" (talvez seja apt-get install) do Ubuntu.

 

O terceiro comando a mesma coisa, creio que bastará  substituir "yum install" por "apt install" ou "apt-get install" (não sei qual desses dois está em uso pelo Ubuntu ou se ambos servem).

 

Você pode até acertar em querer usar o mesmo sistema que é usado na empresa, se isso de alguma forma facilitar as coisas, mas não diga que usa Ubuntu por ser iniciante.  Há distribuições melhores para iniciantes. A única coisa que facilita as coisas para muita gente (e não só para iniciantes) é que é mais fácil encontrar por aí pacotes .deb que de outros formatos, mas o pacote .deb não é exclusivo do Ubuntu nem foi criado pelo Ubuntu. 

 

 

Consegui resolver. Obrigado.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...