Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

iClamper desligando disjuntor geral


Posts recomendados

Bom dia!

 

Me mudei alguns meses atrás e o apartamento precisou passar por uma reforma completa e, pode se dizer, que não confio 100% no eletricista (disjuntor dos chuveiros tava menor do que o mínimo e ficava desarmando, entre outras coisas desse tipo). Estava usando no meu quarto um filtro de linha velho de guerra e quis comprar um iClamper (já precisava trocar o filtro, quis gastar um pouco mais para ter um pouco mais de segurança. Sendo bem leigo no assunto, me pareceu uma decisão sábia 😂).

 

Enfim, chegou ontem o produto, tirei o filtro velho, liguei o iClamper na tomada, liguei todos os aparelhos neles (PC, monitor do PC, modem de internet, PS4 e Switch) e ele funcionou normal. Usei por algumas horas (até com os 5 aparelhos ligados ao mesmo tempo) e não tive problema.

 

Hoje de manhã, acordei com a casa sem luz. Fui na caixa geral e vi que o disjuntor geral tinha desarmado (a casa tem um DR e ele não deixava ligar, ficava desarmando quando tentava voltar ele pra posição de ligado). Desliguei todos os disjuntores e fui testando um a um, até ver que era o do meu quarto que estava derrubando. Cheguei no meu quarto, tirei o iClamper da tomada e funcionou, mas quando ligava o iClamper com todos os aparelhos, ele caia. Tentei ligar somente com o modem e foi, mas ao tentar colocar o PC ou o monitor, o disjuntor caia. Liguei o filtro de linha antigo e tudo voltou ao normal, usando todos os aparelhos sem derrubar nada.

 

Pesquisei na internet e vi que algumas pessoas resolveram ao trocar a polaridade da tomada (que estava errada) e não duvido que isto seja o problema, mas o problema dessas pessoas era quando elas desligavam o iClamper, não com ele ligado. Então tenho 2 dúvidas, caso alguém possa me ajudar:

 

- Será que pode ser a polaridade da tomada que está causando isso? Tentei ligar o iClamper em outra tomada da casa e ele não derrubou o disjuntor (apesar de só ter ligado aparelhos mais "leves", preciso testar no fim do dia (pra não derrubar os computadores/internet do pessoal que está trabalhando aqui em casa) com aparelhos mais robustos)

- Vi umas pessoas falando que não existe necessidade de um produto com DPS ao já ter um DR na casa (e pode ser isso que está causando o desligamento). Isso é real e gastei dinheiro com proteção extra por nada ou não tem a nada ver uma coisa com a outra?

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pode ser sim a inversão de fase e neutro na tomada! Com o pino terra pra cima, a fase tem que ser conectada do lado direito e o neutro do lado esquerdo, normalmente na própria tomada você vai ver um N, indicando que ali deve-se ligar o neutro. Pode ser fuga de corrente também, nesse caso você precisaria de um alicate amperímetro pra medir. "Vi umas pessoas falando que não existe necessidade de um produto com DPS ao já ter um DR na casa". Isso não tem nada a ver, pois DR e DPS tem funções diferentes, o DR tem a função de evitar choques elétricos, quando tem fuga de corrente ele desarma por segurança. Se você tomar um choque ele desarma para que você não morra eletrocutado, já o DPS tem a função de proteger contra surtos elétricos, o DPS que vai no quadro de disjuntor faz a proteção de surtos que vem de fora da sua casa e que entra na sua rede elétrica, raio por exemplo. Já o filtro de linha com DPS faz a proteção de surtos gerados dentro de sua própria residência, uma máquina de lavar pode gerar surtos elétricos por exemplo. Espero ter ajudado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O disjuntor residual (DR) pode desarmar por fuga de corrente, uma diferença de alguns mA é suficiente para desliga-lo. Como você já disse aí, pode haver alguma inversão entre fase e neutro na sua tomada, e isso vai fazer com que a caraça do seu computador conduza alguma corrente se você encostar nela, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, MaTucci disse:

Bom dia!

 

Me mudei alguns meses atrás e o apartamento precisou passar por uma reforma completa e, pode se dizer, que não confio 100% no eletricista (disjuntor dos chuveiros tava menor do que o mínimo e ficava desarmando, entre outras coisas desse tipo). Estava usando no meu quarto um filtro de linha velho de guerra e quis comprar um iClamper (já precisava trocar o filtro, quis gastar um pouco mais para ter um pouco mais de segurança. Sendo bem leigo no assunto, me pareceu uma decisão sábia 😂).

 

Enfim, chegou ontem o produto, tirei o filtro velho, liguei o iClamper na tomada, liguei todos os aparelhos neles (PC, monitor do PC, modem de internet, PS4 e Switch) e ele funcionou normal. Usei por algumas horas (até com os 5 aparelhos ligados ao mesmo tempo) e não tive problema.

 

Hoje de manhã, acordei com a casa sem luz. Fui na caixa geral e vi que o disjuntor geral tinha desarmado (a casa tem um DR e ele não deixava ligar, ficava desarmando quando tentava voltar ele pra posição de ligado). Desliguei todos os disjuntores e fui testando um a um, até ver que era o do meu quarto que estava derrubando. Cheguei no meu quarto, tirei o iClamper da tomada e funcionou, mas quando ligava o iClamper com todos os aparelhos, ele caia. Tentei ligar somente com o modem e foi, mas ao tentar colocar o PC ou o monitor, o disjuntor caia. Liguei o filtro de linha antigo e tudo voltou ao normal, usando todos os aparelhos sem derrubar nada.

 

Pesquisei na internet e vi que algumas pessoas resolveram ao trocar a polaridade da tomada (que estava errada) e não duvido que isto seja o problema, mas o problema dessas pessoas era quando elas desligavam o iClamper, não com ele ligado. Então tenho 2 dúvidas, caso alguém possa me ajudar:

 

- Será que pode ser a polaridade da tomada que está causando isso? Tentei ligar o iClamper em outra tomada da casa e ele não derrubou o disjuntor (apesar de só ter ligado aparelhos mais "leves", preciso testar no fim do dia (pra não derrubar os computadores/internet do pessoal que está trabalhando aqui em casa) com aparelhos mais robustos)

- Vi umas pessoas falando que não existe necessidade de um produto com DPS ao já ter um DR na casa (e pode ser isso que está causando o desligamento). Isso é real e gastei dinheiro com proteção extra por nada ou não tem a nada ver uma coisa com a outra?

 

Obrigado desde já!

DPS tem uma finalidade e DR tem outra. DPS é para proteger de surtos, que é algo muito "forte", acima da tensão nominal da instalação elétrica. Por exemplo: cai um raio que atinge a rede elétrica externa (postes). A tensão normal que está na rede da sua casa pode subir, quase instantaneamente, dos 110V ou 220V normais para 2.000 ou 3.000+ volts, durante alguns centésimos de segundo. É algo que dura muito pouco, mas pode causar grandes danos. O DPS entra em ação instantaneamente, assim que a tensão atinge um determinado patamar (por exemplo 300V ou 500V) e começa a descarregar o excedente para a terra imediatamente. Pode não ser o suficiente para evitar alguns danos menores, mas protege de grandes estragos e acidentes mais sérios com pessoas.

Já o DR trabalha com pequenas fugas de corrente, mas que sejam desbalanceadas, ou seja, em vez de passarem de uma fase para a outra da rede, estão passando por fora do circuito normal (vazamento). Ele detecta que nem toda a corrente que está saindo de um fio está chegando no outro, portanto uma parte da corrente está sendo desviada. Essa corrente "desviada" pode ser, por exemplo, a dona de casa que estava lavando a área de serviço descalça e tocou na máquina de lavar roupa. Uma parte da corrente que está saindo por um pino da tomada, não está retornando pelo outro. Conclusão: uma parte da corrente está sendo desviada através do corpo da infeliz dona de casa, que está tendo uma sensação horrível e nem consegue gritar. É nessa hora que o DR entra em ação imediatamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...