Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Checksum diferente frequência influenciam na compatibilidade?


Posts recomendados

Olá, pesoal.

 

Tive um probleminha recentemente e gostaria da ajuda de vocês.

Tinha 2 pentes de memória Corsair Vengeance LPX CMK8GX4M1A2400C16 de 8gb e 2400mhz, funcionando perfeitamente. Decidi nessa última semana comprar mais dois pentes idênticos e ficar com 32gb. Porém vi que começou a dar erros de Signatura Violation na Bios e erro de Checksum, e suspeitei que fossem as memórias.

Fui na Bios da minha Asus Prime B450 Gaming/BR e vi que os 4 pentes são idênticos, porém 3 possuem um checksum 1b0e e apenas um tem um checksum ccb9. Suspeitei que poderia ser alguma incompatibilidade dela com as 3. Isso porque quando troco as memórias de slot, acontece do PC não ligar. Ou então quando deixo apenas as 3 memórias 1b0e ligadas, funciona normalmente, mas quando troco a memória do slot B1 pela ccb9, o PC não inicia. O PC só ligou quando deixei a memória ccb9 no slot A1. Por isso gostaria de perguntar a vocês: O que é checksum? Essa incompatibilidade é possível ou isso tudo é só uma coincidência? Essa memória está com defeito?

 

Outra coisa que fiz foi mudar as frequências de 2400mhz para 2133 mhz e não tive mais problemas de erro. Pode uma placa-mãe não suportar uma grande quantidade de memória numa certa frequência?

 

Tem alguma coisa que posso fazer para testar e ter certeza qual é o problema de não funcionar os 32gb em 2400 mhz?

 

Agradeço por qualquer ajuda que puderem oferecer.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...