Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conservação de baterias de litio removiveis


Posts recomendados

tenho aparelhos consoles portateis Retrogame RS 97 Plus e Powkiddy q80 ambos usam as baterias BP-5L e BM20 entao futuramente elas deixarao de ser fabricadas e os aparelhos ficaram inutilizaveis nao sendo possivel encontrar outras baterias nas mesmas dimensoes e tensão e capacidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como conservar baterias de litio removiveis como a BP-5L e a BM20? é possivel mesmo sem silica gel e saco ziplock? silica e saco zip é mais para algo permanente q nao necessita ser usado constantemente

 

 

sei também q elas tem um ciclo de carregamentos e preservar isso também seria interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@atnogueira Basta deixa-las com carga entre 40 e 60%, baterias de lítio completamente carregadas deterioram mais rápido, e baterias com carga baixa podem e auto descarregar a ponto de não aceitarem mais carga, de tempos em tempos, tipo a cada 6 ou 9 meses, e interessante medir a tensão da bateria e se estiver abaixo de 3V, recarregar por 20 ~30 minutos ate ter novamente meia carga...

 

Seria interessante uma caixa plastica pra prevenir curtos nos polos da bateria. em bateria de tablet eu costumo colar um pedaço de fita nos fios pra evitar curto, já que baterias de lítio podem pegar fogo se for causado um curto circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esses dois modelos de bateria q citei no inicio do topico e também comprei este carregador universal para carrega-las de tempos em tempo mas no caso delas ainda nao sei se tem q carregar a cada mês ou o carregamento pode ser feito a cada x meses sem risco da carga ter descido em alguma porcentagem q reduza a vida util dela, o problema é q mesmo guardadas de tempos em tempos vou carregando elas e vai diminuindo o ciclo de recargas

https://pt.aliexpress.com/item/33054232039.html?src=google&src=google&albch=shopping&acnt=494-037-6276&isdl=y&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Gploogle_7_shopping&aff_atform=google&aff_short_key=UneMJZVf&&albagn=888888&albcp=7303158455&albag=86143156931&trgt=883147839819&crea=pt33054232039&netw=u&device=c&albpg=883147839819&albpd=pt33054232039&gclid=CjwKCAjw34n5BRA9EiwA2u9k34TWVBYQYvjicVWuQux9QlrhZbhcp44cqC5OrCw96WRFCja4tPTtMBoCiN0QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

 

para guarda-las pode ser em qualquer tipo de saquinho ou dentro de caixas mas sem silica e saco zip vai oxidar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja mencionado, baterias de lítio meio que se deterioram mais rápido quando completamente carregadas, tanto isso que dificilmente uma bateria nova ou a bateria de um aparelho vem completamente carregada, pra melhor vida util de prateleira os fabricantes deixam a carga da bateria entre os 40 e 60% de carga

 

O numero de ciclos depende muito da bateria ser totalmente carregada ou não, se você apenas recarregar a bateria ate uns 80% ao invés dos 100%, por exemplo, os ciclos de carga suportados dobrão

 

A taxa de autodescarga das bateria de lítio é baixíssima, entre 3 a 5% por mes, com isso uma bateria levaria quase 2 anos pra descarregar completamente, ou ate 1 ano se você deixa-la com meia carga, logo uma checagem com multímetro a cada 6 ou 9 meses seria o suficiente.

 

Silica gel e zip lock so vem a ser realmente necessário se o lugar onde você mora tem problemas com umidade ou maresia estragando as coisas, ou se você for trasportar a bateria por meses em um navio...

 

Sinceramente acho mais fácil esse carregador chines vir a estragar sua bateria do que a bateria estragar só por ser guardada, esses carregadores mais baratos costumam usar circuitos de baixo custo e muitas vezes nem sequer tem isolação decente da rede elétrica, principalmente se for pra ser deixado sozinho sem supervisão...

 

O melhor era ter um celular Nokia antigo pra fazer a carga dessas baterias, e retirar a bateria quanto o celular tiver com meia carga. a proposito, eu tenho um N73 com 12 anos de idade, e a bateria dele, Nokia BP-6M, continua boa ate hoje, chega fácil a 1 semana em espera, eu apenas carrego ele de vez em nunca, porém deixo apenas uns 30 minutos carregando...

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2020 às 19:35, atnogueira disse:

entao futuramente elas deixarao de ser fabricadas e os aparelhos ficaram inutilizaveis nao sendo possivel encontrar outras baterias nas mesmas dimensoes e tensão e capacidade?

Teoricamente sim.... mas na prática você pode fazer isso...

Em 29/07/2020 às 17:30, Isadora Ferraz disse:

Se > e queres muito muito mesmo ver o aparelho funcionar, coloque por fora 😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora você me desanimou, comprei esse carregador chines para manter a bateria carregada de tempos em tempos e ter uma noção de qto ela esta e carga pois ele tem mostrador LCD mas você disse q esse carregador tem tanta baixa qualidade q pode reduzir a vida util dessas baterias

 

sobre a taxa de descarga dessas baterias citadas sempre pensei q fossem altas para necessitar carregamento todo mes

 

sobre silica gel e saco zi nao moro perto da praia mas umidade esta em todos os locais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@atnogueira Essas baterias eram usados em aparelhos Nokia jurássicos, dai elas foram fabricadas aos milhões e as baterias genéricas também, com o fim da fabricação desses Nokias as baterias acabaram perdendo mercado e sendo vendidas quase de graça, por isso que muitos aparelhos chineses de baixo custo usam essas baterias, alias por serem baterias genéricas não espere a mesma durabilidade que a bateria de um Nokia original... 

 

Essa preocupação toda com a durabilidade das baterias, se tratando de aparelhos chineses o mais comum é o aparelho quebrar com um tombo ou deixar de funcionar antes mesmo que a bateria estrague.

 

Sobre seu carregador, se for o do link ele tem uma porta USB pra carregar um smartphone, não é entrada, e eu também não creio que essa porta USB entregue os 1280mA prometidos, o mais comum é entregar metade.

 

Não é necessariamente dizendo que seu carregador é ruim, ja que eu só vi o mesmo por foto, mas de fato ele parece muito com aqueles carregadores universais de camelo, o mostrador ao menos é igual, apenas a embalagem é que é diferente.

 

Uma solução que eu costumo usar pra carregar baterias velhas é os módulos TP4056, é perfeito pra quem entende um minimo de eletrônica e gosta de fazer gambiarras, a minha ultima foi adaptar uma bateria de litio de 600mAh em um mouse sem fio, usando um modulo TP4056 com proteção e 3 diodos pra baixar a tensão...

 

A unica modificação que eu fiz na placa foi trocar o resistor SMD ligado no pino 2 por um de 2.7k o que deixou a corrente de carga na faixa dos 500mA evitando que a bateria frite, a gambiarra ja esta funcionando a quase 2 anos, com apenas 1 recarga por mes, quando usava pilhas era um par de pilhas AAA por mes...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde eu consigo comprar essas baterias BP-5L pelo menor preço? também comprarei a  Xiaomi BM20

 

independente da qualidade eu quero as dicas para conservar ao maximo essas baterias e seus ciclos, onde guardar, como guardar e se é possive conservar mesmo sem silica gel

 

sobre esses modulos acredito ser muito dificeis usar apenas queria um carregador para baterias BP-5L e xiaomi BM20

 

você conhece algum carregador q carregue essas duas baterias citadas BP-5L e xiaomi BM20?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...