Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MagnoDanilo

Troquei meu processador, preciso formatar meu pc?

Posts recomendados

Gente boa noite, eu troquei meu processador I3 7100 por um Ryzen 5 1600 af (troquei a placa-mãe também), minha dúvida é, preciso formatar meu sistema? Uso o windows 10 Pro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso de troca de processador e placa-mãe eu não vejo como não formatar. Troca de placa-mãe envolve praticamente uma reinstalação dos drivers.

No meu caso, que troquei um processador mais fraco por um mais forte, de mesmo socket e na mesma placa-mãe, sem alterar mais nada, não precisei formatar.

Me corrijam se eu estiver errado...

Compartilhar este post

Link para o post

@ELIbr Sim amigo, precisa ser formatado, a partir do momento que troca de placa-mãe é outro computador, ainda mais placas de chipset diferente. É bem comum dar conflito nos drivers, o HD precisa ser zerado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, MagnoDanilo disse:

Gente boa noite, eu troquei meu processador I3 7100 por um Ryzen 5 1600 af (troquei a placa-mãe também), minha dúvida é, preciso formatar meu sistema? Uso o windows 10 Pro

Bem vindo ao fórum colega.

Bem, se você JÁ TROCOU, como tu diz ai, tu já sabe não? 😄

É sempre bom fazer instalação limpa do Sistema, quando se troca de hardware,  para uma perfeita comunicação entre as interfaces.

Mas se você está com preguiça ou com pressa, ou quer testar  se o PC esta ligando tudo certinho antes de migrar, não precisa se preocupar com isso agora. O Windows 10 não tem aquela frescura de antigamente de não aceitar ir de um set pra outro, tu vai trocar de hardware, você vai verificar na BIOS se está no mesmo modo de Sata do antigo, SEJA IDE seja AHCI, Vai iniciar o sistema na máquina nova e vai instalar os drivers dela e pronto. Eu já pulei meu sistema de um notebook pra um PC Com Intel e depois pra um AMD numa boa. Mas você vai perder a ativação do Windows porque ela provavelmente ficou vinculada ao hardware atual do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, MagnoDanilo disse:

Não é algo obrigatório, mas muitas vezes é necessário. Você pode reiniciar e esperar ele reinstalar os drivers.

Se o PC ficar rodando bem, pode deixar assim, se der problema você formata.

Mas nesse caso é um pouco mais complexo, você não trocou só o processador, trocou também a placa-mãe, então a tendencia é dar problema inclusive na ativação do Windows.

Talvez você tenha que reinstalar do zero de qualquer forma, e adquirir uma nova licença do Windows.

Vai depender do tipo de licença que você tiver, se for OEM ela morre junto com a placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Eduardo Yagami disse:

Bem vindo ao fórum colega.

Bem, se você JÁ TROCOU, como tu diz ai, tu já sabe não? 😄

É sempre bom fazer instalação limpa do Sistema, quando se troca de hardware,  para uma perfeita comunicação entre as interfaces.

Mas se você está com preguiça ou com pressa, ou quer testar  se o PC esta ligando tudo certinho antes de migrar, não precisa se preocupar com isso agora. O Windows 10 não tem aquela frescura de antigamente de não aceitar ir de um set pra outro, tu vai trocar de hardware, você vai verificar na BIOS se está no mesmo modo de Sata do antigo, SEJA IDE seja AHCI, Vai iniciar o sistema na máquina nova e vai instalar os drivers dela e pronto. Eu já pulei meu sistema de um notebook pra um PC Com Intel e depois pra um AMD numa boa. Mas você vai perder a ativação do Windows porque ela provavelmente ficou vinculada ao hardware atual do sistema.

Eu não liguei o Pc, não tenho placa de vídeo ainda

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gente comprei uma RX 550 AFOX 2GB, ela deveria operar a 1183 mhz porém ela só opera a 1071, alguém sabe o que devo fazer?

adicionado 0 minutos depois
17 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@ELIbr Sim amigo, precisa ser formatado, a partir do momento que troca de placa-mãe é outro computador, ainda mais placas de chipset diferente. É bem comum dar conflito nos drivers, o HD precisa ser zerado.

Gente comprei uma RX 550 AFOX 2GB, ela deveria operar a 1183 mhz porém ela só opera a 1071, alguém sabe o que devo fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!