Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LG 21fj6rb com defeito


Posts recomendados

Olá, recentemente minha TV LG modelo 21FJ6RB parou de funcionar enquanto eu jogava. Ao abrir, encontrei o STR da fonte estourado junto com alguns resistores. Troquei quase todos os componentes da fonte, e verifiquei que o transistor do horizontal se encontrava em curto. Ao substituir o transistor, a TV liga, desliga o led de standby, mas não gera as tensões qe saem do flyback. Medindo as saídas da fonte, notei que os 11.5V da saída que alimenta os reguladores de 9 e 5v estão bem baixos, em torno de 5v. A saída de 110V parece normal.

Medindo a saída de 5v que chega no micro, a tensão está bem baixa, em torno de 3v, o que acredito ser o problema. Entretanto, a TV "responde" aos comandos de ligar e desligar dados pelo controle remoto.

Retirando o regulador de 9v, a tensão da fonte de 11,5V estabiliza. Ao ligar qualquer carga nela, mesmo que bem pequena, a tensão cai bastante. Não sei mais o que verificar neste televisor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @Underkane, obrigado pela dica. Porém mesmo com o flyback fora da placa, as tensões não normalizam. Desliguei também o vertical, porque ele recebe a tensão do regulador de 9v, porém o problema persiste. Notei que algumas vezes ela clica o rele umas três vezes antes de ligar. Verifiquei os resistores junto com o TL431a que regula a fonte, parece estar tudo ok.

Será que essas tensões estão baixas devido a falta de carga nos 110V? Notei também que o resistor R406 lá no circuito do horizontal está esquentando bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@conscript Qual chassis essa sua TV esta usando? No meu esquema aqui, não tem esse TC431, tem é um regulador de 110V (IC805), e os 9V da fonte só entra em funcionamento quando o comando de power for enviado pelo processador.

Por via das dúvidas, já substitua o capacitor de filtro da tensão de 10V, pois é dele que vai sair os 5V de stand-by para o processador através do regulador IC04 (KIA 78L05).

 

PS: É normal o R406 esquentar um bocado, mas para tirar as dúvidas teste o transistor driver Q401 e já teste também o resistor FR403 de 1,2R.

Se esse resistor (FR403) estiver aberto ou alterado, o processador não libera o pulso horizontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @BCP, a TV usa o chassis MC-059A. Realmente não bate com o esquema. tem várias diferenças, inclusive nos valores de alguns resistores utilizados na parte da fonte.

Testei fora da placa com o multímetro o Q401, ele parece ok, mas vou tentar trocar por outro para ter certeza. O resistor de 1.2R está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@conscript Faça a troca do fotoacoplador que ele é critico,esse driver ai é difícil estragar,pelo que parece essa tv sofreu um raio pra ter queimado o str e fusivel pra ter queimado geralmente é raio,bem provavel do micro ido pro espaço tem um capacitor também não lembro a posição dele ele é de 47uF ou 100 por 160v troque ele também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...