Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul mesmo depois de formatar


Posts recomendados

Pessoal, estou com um notebook Dell Inspiron 15 série 3000 15-3567-A30P, e ele começou a dar telas azuis com muita frequência.

Após formatar, demorou um certo tempo mas logo começou a dar tela azul da morte novamente simplesmente do nada. Varri o HD pra ver se estava com defeito, não encontrei nada, mas mesmo assim troquei por um SSD, e mesmo depois de instalar o windows no SSD, demorou um pouco, mas aconteceu de novo, tela azul de repente enquanto faz uso do not.

Já atualizei drivers um por um usando o gerenciador de dispositivos, já fui no suporte da Dell baixar drivers atualizados para o dispositivo, já atualizei a BIOS para a versão mais recente, já executei o diagnóstico de memória e a memória RAM não tem problema, inclusive retirei o pente da placa-mãe para limpar os contatos quando instalei o SSD, e esse problema não vai embora, as telas azuis continuam, não sei mais o que fazer.

Se puderem ajudar com a sugestão de qualquer outro procedimento, serei muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rode o memtest86 via pendrive para diagnosticar a memória. Rode HDtune ou crystaldiskinfo (abas health ou SMART) para diagnosticas os discos. Rode o HWmonitor para ver suas temperaturas. Lembre de sempre instalar os drivers baixados diretamente do site da fabricante do notebook, pois deixar os drivers genéricos do windows ou instalar com aplicativo tipo driver booster sempre vai te trazer problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods já rodei os testes na memória RAM e SSD e estão em perfeito estado, já atualizei os drivers pelo suporte da DELL pro meu dispositivo e mesmo assim, ainda apresenta tela azul. temperaturas da CPU estão na faixa adequada. quando eu entro no modo de segurança do windows, não dá tela azul, mesmo por muito tempo, então tenho certeza que é problema de driver e não no hardware.

os erros que aparecem na tela azul são variados:

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

ATTEMPTED TO WRITE READ ONLY MEMORY
SYSTEM SERVICE EXCEPTION
MEMORY MANAGEMENT

 

utilizei a ferramenta do windows driver verifier e deu o erro DRIVER VERIFIER DETECTED VIOLATION,

depois rodei o programa whocrashed e ele apontou pra um driver dddriver64Dcsa.sys, que pelas informações é de um programa da DELL, porém não sei qual e nem sei como desinstalar esse driver, nem atualizá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2020 às 22:56, the_petriuh disse:

quando eu entro no modo de segurança do windows, não dá tela azul, mesmo por muito tempo, então tenho certeza que é problema de driver e não no hardware.

os erros que aparecem na tela azul são variados:

Não necessariamente. Quando você roda o modo de segurança do windows, ele não carrega drivers. Na verdade ele carrega unicamente as funções mais básicas para uso do sistema, sem nenhum recurso avançado de hardware. Com isso, se houver alguma falha no hardware o windows raramente vai dar crash no modo de segurança justamente porque esse modo é feito para manutenção.

 

Em 01/08/2020 às 22:56, the_petriuh disse:

utilizei a ferramenta do windows driver verifier e deu o erro DRIVER VERIFIER DETECTED VIOLATION,

depois rodei o programa whocrashed e ele apontou pra um driver dddriver64Dcsa.sys, que pelas informações é de um programa da DELL, porém não sei qual e nem sei como desinstalar esse driver, nem atualizá-lo.

Algumas perguntas:

 

Qual versão de windows você está rodando?

Você baixou os drivers MANUALMENTE do site da Dell?

Verificou se o produto para o qual baixou os drivers é seu produto exato?

Observou que há drivers na página do seu produto que não devem ser instalados por não serem do seu produto, pois há várias versões do mesmo note com componentes diferentes dentro de um mesmo modelo?

Tentou reinstalar o windows?

Quanto tempo você rodou o memtest86?

Não havia nenhum alerta em amarelo ou vermelho na aba HEALTH do hdtune (SMART no caso do crystaldiskinfo)?

 

O erro no driver não quer dizer que o problema esteja nele. Pode ser que o hardware com o qual esse driver opera esteja com falha.

 

Qual é mesmo seu modelo de CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods 1) versão do windows:  2004 - home single language 64 bits.

 

2) sim, baixei os drivers exatos do produto. no site da DELL, você coloca uma tag de serviço que identifica o seu produto, e você cai exatamente nos drivers do dispositivo pra baixar. baixei manualmente e instalei.

 

3) já reinstalei o windows 2 vezes. na segunda vez, eu tinha trocado o hd por um ssd que é novinho, e fiz o teste nele com o hdTune e crystal disk info. não tem erro nenhum no ssd.

 

4) rodei o Memtest86 por 2 horas, deixei ele passar pelos 4 testes completos, e não contou nenhum erro.

 

5) sem nenhum alerta no hdtune e o crystaldiskinfo, tudo correto.

 

6) CPU: intel core i5 7200U

 

havia um software da dell, que é o dell support Assist. e toda vez que eu tentava desinstalá-lo, dava tela azul.

 

fiz uma nova instalação do windows, e não fiz atualização de nenhum driver ou software da Dell, utilizei o windows update apenas.

em 2 dias de uso, ainda não ocorreram telas azuis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@the_petriuh Tente instalar pelo menos os drivers do chipset, lan, wan e audio. Se preferir, pode baixar nos sites dos fabricantes de cada dispositivo para evitar os drivers da Dell. 

Pessoalmente, não me espanta que esteja com problemas usando o suporte da Dell, pois ela decaiu muito de qualidade nos últimos anos. Ainda sim fico com receio de que haja algum hotfix da Dell que você não tenha instalado. Notebooks comumente requerem esse tipo de patch, mas a maioria dos usuários passa direto sem entender sua importância. Update de BIOS também segue o mesmo critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, WOZ Dods disse:

@the_petriuh Tente instalar pelo menos os drivers do chipset, lan, wan e audio. Se preferir, pode baixar nos sites dos fabricantes de cada dispositivo para evitar os drivers da Dell. 

Pessoalmente, não me espanta que esteja com problemas usando o suporte da Dell, pois ela decaiu muito de qualidade nos últimos anos. Ainda sim fico com receio de que haja algum hotfix da Dell que você não tenha instalado. Notebooks comumente requerem esse tipo de patch, mas a maioria dos usuários passa direto sem entender sua importância. Update de BIOS também segue o mesmo critério.

@WOZ Dods

entendido amigo. no momento, não estou tendo mais problemas com tela azul. acredito que a solução nesse momento, é não instalar nada que seja da DELL, pelo menos, o notebook está funcionando normal.

de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@the_petriuh Se quiser fazer o teste sem ferrar seu sistema, faça uma imagem dele usando o macrium reflect (crie disco USB com ele). Após criar a imagem das partições de inicialização com o macrium, instale os drivers e faça o teste. Se der qualquer pepino, restaure a imagem (leva uns 15 minutos no máximo). Bom que já fica com uma imagem criada para quando precisar restaurar seu sistema no futuro, o que sempre é recomendável. Imagens tipo ghost são sempre bem vindas para agilizar manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...