Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ExceedBR

Ryzen 5 1600AF vs Ryzen 3 3300X (Em ambiente quente)

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou pensando em trocar meu setup e fiquei na dúvida entre esses dois processadores enquanto procurava montar uma solução mais simples. 
Minha dúvida é a seguinte, eu sei que o 3300X tem mais performance para jogos, enquanto o 1600AF (por ter mais cores) tem mais desempenho para renderização e programas de edição.

Entretanto, uma coisa que não pude deixar de perceber é a diferença de temperatura que os processadores tem, o R5 mal chega nos 60 graus enquanto o R3 está nos 70 (baseado em vários benchmarks do youtube)

Sei que isso é normal devido a diferença na arquitetura das cpus, minha dúvida é se isso vai impactar considerando que moro em um ambiente quente (sertão cearense) e onde não tenho uma refrigeração adequada de ambiente (não tenho ar-condicionado) além do fato que só vou usar o cooler box padrão. Tenho receio que se comprar o R3 ele tenha que se limitar para manter a temperatura em torno dos 70]

obs : Também gostaria, se possível, de dicas de placa-mãe para esses modelos :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ExceedBR O Ryzen 3 é para ser mais frio que o Ryzen 5 pois a nanometragem é menor e número de cores e menor também, Mas ambos devem ter uma temperatura bem próxima.

Lembrando que se for jogar raramente ambos dos processadores vão chegar a 100% que é quando eles ficam mais quentes.

No geral o melhor a se fazer é comprar um cooler tipo um Deepcool gammaxx 400 ou algo do tipo já que você mora em lugar que 30 graus é considerado frio kk.

Tem alguns outros cooler bons e que não são tão caros mas não sei dizer um pois não é minha área de pesquisa, tem que ver também se seu gabinete tem um bom air flow.

adicionado 0 minutos depois

E na parte de placa-mãe eu recomendo uma B350 DS3H V2 no minimo.

Compartilhar este post

Link para o post

70 ainda é uma temperatura bem tranquila. Em todo caso, é normal que o 3300x tenha temperatura maior por causa da construção física, por entregar mais desempenho e por ter mais margem térmica. Não se preocupe com isso.

Com relação à placa-mãe, qualquer B450 já serve. Se possível, uma com dissipador nos VRM é melhor, mas não é estritamente necessário, ainda mais com um processador relativamente fraco.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

O Ryzen 3 é para ser mais frio que o Ryzen 5 pois a nanometragem é menor e número de cores e menor também

Sério? todas os vídeos que vi o r5 estava mais quente, inclusive foi uma coisa que vi até mesmo no vídeo do adrenaline sobre o mesmo. Enfim, obrigado pela dica, vou analisar a possibilidade de incluir um cooler junto do setup. 

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

E na parte de placa-mãe eu recomendo uma B350 DS3H V2 no minimo.

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Com relação à placa-mãe, qualquer B450 já serve

A320 nem pensar então? Não tenho planos para overclock

Compartilhar este post

Link para o post

@ExceedBR

6 minutos atrás, ExceedBR disse:

Sério? todas os vídeos que vi o r5 estava mais quente

Mas é isso mesmo, Só tome cuidado para não comprar um cooler barato que pode até ser pior que o cooler stock.

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, ExceedBR disse:

Além de não permitir OC, coisa que daqui a 1 ano você muda de ideia, também não oferce compatibilidade com Ryzen de 4a geração.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, ExceedBR disse:

A320 ta custando quase o preço de uma B350, Tem dificuldade para aguentar um Ryzen 5 3600 e Não tem muita opção de upgrade de processador sem comprar uma placa nova.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!