Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação fita LED em Power Bank


Posts recomendados

Pessoal boa tarde! Aviso que sou leigo no assunto e irei tentar explicar na melhor forma e linguagem simples, espero que me ajudem...

 

Estou realizando um projeto de fantasia de robo LED, realizei diversas ligações em fita LED sequenciada (Em torno de uns 5m de fita led toda ligada), porém para eu terminar a fantasia desejo me locomover, mas para isso dar certo terei que ligar em um power bank.

 

Tenho Fita Led RGB 3528 + conversos de 12v (pois é o conjunto para ligar na tomada)

 

Comprei uma placa de conversão para ligar do Power Bank na fita led, pois me explicaram que terá que converter a tensão do power para 12v para a fita. (Saberiam qual modelo, tensão ou quantos mAh  devo comprar?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Iluminado amigo... pra dar os 12v sugiro não um power bank mas suas baterias internas. P.ex. coloque 4 em série

 

 

@Isadora Ferraz , vou dar meu pitaco , se me permite :

 

Diferente da ligação em série acredito que o powerbank daria ao cidadão uma folga na autonomia do circuito.

Digamos que um metro dessa fita consuma perto de 2Ah considerando que as fontes que vendem junto são 12V-2A geralmente.

 

Na bula do Led RGB 3528 diz que consome 0,4A por metro então os cinco metros vai requerer 2A mesmo ( casualmente ) .

 

Se o interessado comprar um powerbank  de 20000 mAh  terá tranquilo 5 horas no modo vagalume sem exaurir o bank.

Outra vantagem seria o carregamento dele, com as baterias equalizadas  pelo BMS interno. 

 

Só o que precisa entrar em campo é um modulozinho stepup  de 5V para os exatos 12V da fita , que nem custa caro, ( vide imagem  )

 

Lembrar que  é relevante um stepup com XL6009 ou superior para dar conta dos 2A na saida.  Se optar pelos MT3608 vai trabalhar no limite e pode fritar .

 

 

forum-stepup.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre bem vindo amigo, a ideia do step up é válida mas eu (eu) gostaria de evitar a perda da conversão - que vai ser dupla: de 3.7 pra 5 e de 5 pra 12 o que me (me) incomoda um pouco. Mas sim é 1/2 valido caso o amigo autor tenha alguma dificuldade com ajustes técnicos [literais]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Tito Fisher

 

Boa tarde!

Bom, sou leigo no assunto porém adorei suas respostas, já havia comprado um modulozinho stepup que o próprio vendedor onde comprei os fios me recomendou, mas o que mais convém é a resposta do @Tito Fisher, pois irá durar por mais tempo.

 

Agradeço a ajuda de todos, isso foi muito relevante para mim. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...