Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que passar pro SSD?


Posts recomendados

Então galera, meu SSD de 256gb chega essa semana. Tenho um HD de 1Tb e queria saber o que eu apago do HD pra fazer a clonagem dele pro SSD?

 

Tipo, pensei em deixar no SSD só o SO, o navegador e mais alguns programas básicos que eu use com frequência tipo excel por exemplo. Mas o que mais vocês me recomendam deixar no SSD?

 

E o resto das coisas eu vou precisar apagar do HD pra fazer a clonagem e depois instalar de novo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Então galera, meu SSD de 256gb chega essa semana. Tenho um HD de 1Tb e queria saber o que eu apago do HD pra fazer a clonagem dele pro SSD?

 

Isso é fácil, instale o sistema operacional do zero no SSD e conforme você for sentido necessidade de usar este ou aquele programa e ter acesso rápido a este ou aquele arquivo, você vai instalando / movendo de lugar. Não faça clonagem, aproveite que você tem uma ótima oportunidade e comece com um Windows limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você joga pode deixar alguns jogos no ssd, vai ter uma velocidade de carregamento bem melhor. O que não é recomendado deixar no ssd são arquivos de mídia, como filmes, músicas, etc. Isso você deixa preferencialmente no hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso é fácil, instale o sistema operacional do zero no SSD e conforme você for sentido necessidade de usar este ou aquele programa e ter acesso rápido a este ou aquele arquivo, você vai instalando / movendo de lugar. Não faça clonagem, aproveite que você tem uma ótima oportunidade e comece com um Windows limpo.

Então o melhor mesmo seria uma "formatação" do meu sistema? Consigo ficar movendo os arquivos de um lugar pro outro?

 

Eu não tenho CD do windows 10, aí complica pra eu instalar do 0

 

10 minutos atrás, Acvale7 disse:

Se você joga pode deixar alguns jogos no ssd, vai ter uma velocidade de carregamento bem melhor. O que não é recomendado deixar no ssd são arquivos de mídia, como filmes, músicas, etc. Isso você deixa preferencialmente no hd.

Entendi, eu jogo algumas coisas, acho que vou deixar no HD o que for mais pesado tipo Cod Warzone (quase 200gb Solo), e alguns jogos leves tipo LoL eu deixo no SSD então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João VB Macedo Exatamente, é isso que eu faço pelo menos. O client do lol é muito ruim e usar um HDD com ele atrapalha bastante às vezes porque você acaba entrando na partida depois. Pra você reinstalar o windows, você consegue usar um pendrive bootável, se quiser eu te ajudo a preparar ele. Mas tome cuidado, se o seu windows for pirata (geralmente assistências pequenas acabam colocando windows não ativado e "originalizando"), você vai ficar com um windows não ativado depois que reinstalar. Se você tiver comprado o windows, ou se a sua máquina for um notebook, provavelmente não vai ter problemas de licença, porque ela provavelmente estará atrelada ao seu hardware ou à sua conta da microsoft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Então o melhor mesmo seria uma "formatação" do meu sistema?

"Formatar" dá a ideia de apagar tudo que é velho e instalar por cima, aqui você só vai instalar pela primeira vez no SSD.

 

6 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Consigo ficar movendo os arquivos de um lugar pro outro?

Sim, claro. Já colocou o celular no PC alguma vez? Pois é, mesma coisa, você consegue acessar tudo, basta saber onde está cada coisa.

 

6 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Eu não tenho CD do windows 10, aí complica pra eu instalar do 0

Mas você não precisa, basta ter um pendrive de 8gb ou maior, ou qualquer outra memória vazia. Vá no site da Microsoft que lá você baixa uma ferramenta que vai transformar o pendrive num de instalação do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Acvale7 disse:

@João VB Macedo Exatamente, é isso que eu faço pelo menos. O client do lol é muito ruim e usar um HDD com ele atrapalha bastante às vezes porque você acaba entrando na partida depois. Pra você reinstalar o windows, você consegue usar um pendrive bootável, se quiser eu te ajudo a preparar ele. Mas tome cuidado, se o seu windows for pirata (geralmente assistências pequenas acabam colocando windows não ativado e "originalizando"), você vai ficar com um windows não ativado depois que reinstalar. Se você tiver comprado o windows, ou se a sua máquina for um notebook, provavelmente não vai ter problemas de licença, porque ela provavelmente estará atrelada ao seu hardware ou à sua conta da microsoft.

Entendi, vou procurar meu pendrive essa semana então pra deixar ele preparado, obrigado!

 

11 minutos atrás, Imakuni disse:

"Formatar" dá a ideia de apagar tudo que é velho e instalar por cima, aqui você só vai instalar pela primeira vez no SSD.

 

Sim, claro. Já colocou o celular no PC alguma vez? Pois é, mesma coisa, você consegue acessar tudo, basta saber onde está cada coisa.

 

Mas você não precisa, basta ter um pendrive de 8gb ou maior, ou qualquer outra memória vazia. Vá no site da Microsoft que lá você baixa uma ferramenta que vai transformar o pendrive num de instalação do windows.

Ah então tranquilo, aí eu consigo configurar melhor as coisas.

 

No caso do Windows então eu iria apagar o do HD pra não ter dual boot né? Isso pode dar algum problema com o que estiver no HD ou desde que eu tenha instalado o windows no SSD não vai ter problema apagar ele do HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Entendi, vou procurar meu pendrive essa semana então pra deixar ele preparado, obrigado!

 

Ah então tranquilo, aí eu consigo configurar melhor as coisas.

 

No caso do Windows então eu iria apagar o do HD pra não ter dual boot né? Isso pode dar algum problema com o que estiver no HD ou desde que eu tenha instalado o windows no SSD não vai ter problema apagar ele do HD?

O ideal mesmo seria você copiar os arquivos que quer manter do hd, formatar e depois colocar eles novamente. Não sei se simplesmente deletar a pasta do sistema e manter os arquivos vai dar certo... De qualquer forma, assim vai ter um monte de coisas que você não usa no HDD que só eram úteis quando tinha o windows.

adicionado 1 minuto depois
11 minutos atrás, João VB Macedo disse:

Entendi, vou procurar meu pendrive essa semana então pra deixar ele preparado, obrigado!

Mas você tem certeza de que o seu Windows é original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João VB Macedo disse:

No caso do Windows então eu iria apagar o do HD pra não ter dual boot né? Isso pode dar algum problema com o que estiver no HD ou desde que eu tenha instalado o windows no SSD não vai ter problema apagar ele do HD?

Depois que você já tiver tirado absolutamente tudo e tiver 100% de certeza de não ter nada faltando, pode formatar o HD para liberar mais espaço. Fora isso, não há nenhum problema em deixar ele lá mofando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Depois que você já tiver tirado absolutamente tudo e tiver 100% de certeza de não ter nada faltando, pode formatar o HD para liberar mais espaço. Fora isso, não há nenhum problema em deixar ele lá mofando.

Não entendi bem, eu pretendo usar o SSD e o HD, aí caso eu instalasse o windows no SSD então eu teria que formatar mesmo o HD né? Não dá pra deixar os arquivos nele e usar os dois né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa formatar o Hdd, dá pra instalar o sistema no ssd, colocar ele como preferência no boot e colocar os arquivos que quiser em alguma pasta do Hdd, sem problema nenhum. O único problema disso é que você estaria gastando espaço à toa com os arquivos do windows do Hdd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João VB Macedo disse:

Não entendi bem, eu pretendo usar o SSD e o HD, aí caso eu instalasse o windows no SSD então eu teria que formatar mesmo o HD né? Não dá pra deixar os arquivos nele e usar os dois né?

Você pode deixar o HD sem formatar e deixando o windows antigo nele, com a única desvantagem de ocupar espaço no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...