Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamento de tela do nada: R5 2600 e RX 570 4GB


Posts recomendados

 Ha uns dias atras, venho notando algo estranho em meu computador em congelamentos de tela, ele simplesmente (apresenta problemas) e sou obrigado a aoertar o botao de reset, jogo bastante fortnite e valorant nele, e depois de algum tempo ele congela, ja fiz varios testes para comprovar se alguma coisa estava com defeito, testes de memoria, de estresse, de HD e etc.. porém eu suponho que o problema esteja relacionado a fonte nao conseguir suprir todo o sistema em condiçoes de alta performance, minhas configs:

 

Ryzen 5 2600 STOCK

2x8 corsair vengeance 2666mhz

Rx 570 4gb GIGABYTE

A320m-k/br ASUS

1 tb HD

120gb SSD 

Fonte 500w KCAS Aero Cool

 

 

- Eu estava pensando em trocar de fonte ja, mas estou cogitando de nao ser o real problema, se alguem pudesse falar qual o real motivo do problema eu agradeço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus_98 falar o real problema não é possível, só podemos cogitar.

O congelamento é algo mais grave do que a tela azul.

Como você testou a memória? Memtest?

Como você fez o teste de stress?

Como estão a pasta térmica da placa de vídeo e processador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus_98 A fonte supre bem seu setup.
Sobre os travamentos durante o uso normal, é aleatório e dura poucos segundos? Seu SSD seria um kingston A400? Esse modelo tem MUITOS problemas, em alguns casos é necessário acionar a garantia, em outros, uma atualização da firmware com o kingston SSD manager resolve (isso, caso seu ssd seja o kingston A400).
Sobre os travamentos in game, pode existir várias variáveis, faz um teste de estresse pelo AIDA64 e verifica se acontece o travamento em uma curva específica da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz215 Sim, bem aleatorio e dura ate eu resetar ele 

Isso, é o Kingston A400

Ele so nao travou em games como na area de trabalho sem eu estar fazendo nada, meu teclado e meu mouse nao emitiam mais luz e a tela ficava preta, mas o computador ainda estava ligado.

Ja fiz o teste no AIDA64 e nao aconteceu nada, chegou a bater 75 graus o processador e placa de video

adicionado 5 minutos depois

@wagner2029 Quando ele congela, geralmente fica apenas congelado na imagem, nao consigo mexer o mouse e ele nao responde nenhum comando do teclado, porém tem vezes que ele reinicia automaticamente e volta a funcionar normal, em questao da pasta termica esta tudo ok< mandei fazer a limpeza dos componentes recentemente.

Testei a memoria pelo proprio programa do windows, Aquele diagnostico de memoria, fiz isso umas 3 vezes e esta tudo ok, fiz o stress pelo AIDA 64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Matheus_98 disse:

é o Kingston A400

Tenta manter o gerenciador de tarefas aberto na aba "Desempenho", quando travar, verifica se não é o ssd.
Caso não for, isso daí, o ideal é fazer testes com outros componentes, algum pode estar com problema. A fonte pode até ser um dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz215  ok, so que é meio imprevisivel saber quando que ele vai travar, tem vezes ate que nem trava, mas vou fazer o possivel. Ha duas semanas atras eu levei ele na assistencia e os responsaveis por fazerem a verificaçao me disseram que nao tinha nenhuma peça com defeito e que tinham feito varios e varios testes, por isso estava cogitando se der a fonte...

No entanto tem como verificar se a placa-mãe esta com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Matheus_98 disse:

No entanto tem como verificar se a placa-mãe esta com problema?

A única maneira que vejo para testar a placa-mãe nesse caso, é transferindo os componentes para uma placa-mãe nova e verificando se os problemas persistem, contudo, seria uma boa dar uma testada na fonte também, a potência teoricamente supre bem, mas pode ter algum problema nela que impede o correto funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz215  Sim, no entanto eu acho que nao tem nada demais com a placa-mãe

Dei uma pesquisada sobre minha fonte e ela nao foi indicada como uma das recomendadas para um pc gamer, pois sua eficiencia que o fabricante diz que entrega (80 plus Bronze) nao chega nem quase numa eficiencia da white, por isso que estou com o pé atras.

adicionado 0 minutos depois

@Luiz215 o canal da tec lab testou essa fonte e ela foi reprovada no teste de eficiencia requisitada por els...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de testar a fonte, deixe-me fazer umas perguntas:
1º Já tentou limpar a memória (com limpa contatos ou borracha nos terminais)?
2º Já limpou os contatos do processador e VGA (com limpa contatos) e quando trocou a pasta térmica, colocou uma pasta térmica de boa qualidade?
3º Quanto tempo o pc tem e quanto tempo exatamente veio apresentar esses problemas?

Caso não tenha feito os procedimentos das perguntas 1 e 2, recomendo fazer antes de testar outra fonte. As vzs pode ser simplesmente um problema de mal contato ou até uma RAM que gosta de contrariar, inclusive, até o HD pode causar esse tipo de problema, que é muito comum.

Após fazer esses procedimentos, se não parar de travar, aí pode partir pra fonte ou placa-mãe, pois são as ultimas opções.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz215 Sim, ja fiz todos esses procedimentos de limpeza e troca de pasta termica, em questao da memoria RAM ja limpei ela umas 3 vezes com uma borracha especifica.

Eu comprei este computador em Março de 2019, lembro muito bem que ele começou a apresentar esses congelamentos logo apos de adicionar mais um pente de memoria RAM na placa-mãe, para ativar o dual channel e ter mais desempenho em jogos, foi ai que comecei a suspeitar da memoria estar com problema, entao fiz varios testes, mudei a frequencia dela, fiz a limpeza e funcionava normal, mas ele congelava, porém tenho certeza que o problema nao esta nas memorias, sao de mesma marca e mesma frequencia, pode ser que ao adicionar esse modulo de memoria a fonte precisava de uma leve potencia a mais para suprir tudo, e dai veio os problemas.

o pior é que eu nao tenho outra fonte ou outra placa-mãe para testar com os componentes, teria que arriscar em comprar alguma dessas peças, mais provavel que eu trocaria a fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drivers atualizados certinho? Se tiver, pode também ter relação com a versão do windows, se não tiver atualizado. Pode ter algum tipo de incompatibilidade se tiver em uma versão anterior. Também estava tendo alguns problemas de congelamento de tela e resolveu ao atualizar o windows para última versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Matheus_98 disse:

foi ai que comecei a suspeitar da memoria estar com problema, entao fiz varios testes, mudei a frequencia dela, fiz a limpeza e funcionava normal, mas ele congelava, porém tenho certeza que o problema nao esta nas memorias, sao de mesma marca e mesma frequencia

Faz o teste com apenas um módulo e observa se o problema não acontecer dps de um dia testando, coloca o outro módulo e testa também, caso não aconteça, coloca os dois em linhas diferentes (single channel). Se não ocorrer, o problema é incompatibilidade entre os módulos. Pode ocorrer, por isso, o recomendado é comprar o kit com 2 módulos já. Acredito que o problema não tem relação com potência da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente só consigo pensar na fonte mesmo... 

Essa kcas da aerocool diz ser 80 plus porém de acordo com os testes da TecLab é que nem uma fonte genérica, porém um pouco melhor, eficiência de 70-75%. E essa RX 570 requer uma alimentação boa.

 

Se tiver uma outra placa de vídeo, com um consumo menor para testar seria melhor pra ter certeza. Ainda tem a possibilidade da RX 570 esta com alguma falha também.

 

Verifique também se não há pino torto no seu ryzen, pode ter algum curto que esteja relacionado com o congelamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2020 às 11:10, Matheus_98 disse:

 Mais alguma sugestao do que poderia ser?

Peço desculpas, estava viajando, por conta disso, acabei não entrando no fórum.
Como disse o colega, testa com outra fonte, pois ela pode ser o problema nesse caso... O ruim é não ter outras peças para podermos confirmar o diagnóstico, porém, seria bom tentar conseguir emprestada ou algo assim para que pudesse testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Luiz215 Entao, eu nao tenho outra fonte para ser testada, mas tenho outra coisa para falar.

Meu pc nao estava dando video mais, ligava normal mas nao aparecia imagem no monitor, fui tentar remover os cabos da fonte e do Hd e coloca-los de volta, nao adiantou nada. porém tive a ideia de retirar um dos modulos de memoria RAM, ai ele voltou a funcionar normalmente e nenhum dos pentes de RAM estão com problema, vai saber o que ta acontecendo com esse PC. Agora fico pensando que o problema esta na placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 às 22:43, Matheus_98 disse:

porém tive a ideia de retirar um dos modulos de memoria RAM, ai ele voltou a funcionar normalmente e nenhum dos pentes de RAM estão com problema, vai saber o que ta acontecendo com esse PC. Agora fico pensando que o problema esta na placa-mãe

 

Tenho um setup com um FX 6300 com 20gb de ram, teve momentos que não funcionou os 20gb de maneira alguma, (Identificava os 20gb e só utilizava 14gb, as vzs 8gb. E o problema aqui foi compatibilidade, após trocar as memórias, rodou tranquilamente e não tive mais problema. Acredito que o problema seja esse, como tinha falo antes. memória parece ser simples, mas é mais complexo do que imaginamos kk.

 

Em 04/08/2020 às 23:20, Luiz215 disse:

Se não ocorrer, o problema é incompatibilidade entre os módulos. Pode ocorrer, por isso, o recomendado é comprar o kit com 2 módulos já. Acredito que o problema não tem relação com potência da fonte.

 

Minha recomendação é testar outras memórias antes de partir pra placa-mãe. Sua placa-mãe tem 4 slots de ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...