Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coloco este fan puxando ar quente ou soprando ar frio?


Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Bom pessoal, estou com uma duvida e ela tem uma certo grau de urgência, Pois como não sei qual a temperatura dos meus VRMs(não possuo aquele termômetro) tenho medo de ter problemas a médio-curto prazo.

Vamos ao que interessa!

Comprei esta placa-mãe

Spoiler

x79.thumb.jpg.9a0c8447ba5cd0a4e3e70b414b275374.jpg

E de acordo com videos em inglês que assisti de versões antigas desta placa era necessário colocar um FAN em cimas dos VRMs pois já usando processadores em stock já esquentava consideravelmente.

Porém esta placa-mãe sofreu diversas atualizações, e a que comprei é exatamente esta da foto. Acredito que na foto não dá pra ver, mas há 2 fans bem pequenos dentro do dissipador dos VRMs e isso de certa forma me pegou de surpresa pois agora não sei se coloco um FAN em cima destes VRMs mesmo ou se coloco apenas 1 fan exaustor na tampa ou parte traseira do gabinete.

 

Quando se fala de fluxo de ar, e temperatura acho que seja necessário citar qual é meu gabinete.

O gabinete é um C3-Tech MT-G50BK.

Eu sei não é lá essas coisas, mas foi o que pude comprar na época já que este gabinete tem certo tempo que está comigo.

 

A fim de não fazer bobeira, comprar FANs a toa ou até mesmo estragar a placa-mãe por fluxo de ar incorreto, resolvi fazer um post aqui. A ajuda de vocês será muito valiosa, portanto agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for usar em stock, e se o processador não for parrudo, acho q não tem necessidade de se preocupar, esses dissipadores ai já dão conta, a não ser que exista um problema na MOBO. Recomendo pelo menos uns 2 fans pra ter um fluxo de ar, você precisa colocar um na frente puxando ar e um na traseira expelindo o ar quente pra fora ou pode deixar o gabinete aberto que tb já ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Fr4nk disse:

Bom pessoal, estou com uma duvida e ela tem uma certo grau de urgência, Pois como não sei qual a temperatura dos meus VRMs(não possuo aquele termômetro) tenho medo de ter problemas a médio-curto prazo.

Vamos ao que interessa!

Comprei esta placa-mãe

  Mostrar conteúdo oculto

x79.thumb.jpg.9a0c8447ba5cd0a4e3e70b414b275374.jpg

E de acordo com videos em inglês que assisti de versões antigas desta placa era necessário colocar um FAN em cimas dos VRMs pois já usando processadores em stock já esquentava consideravelmente.

Porém esta placa-mãe sofreu diversas atualizações, e a que comprei é exatamente esta da foto. Acredito que na foto não dá pra ver, mas há 2 fans bem pequenos dentro do dissipador dos VRMs e isso de certa forma me pegou de surpresa pois agora não sei se coloco um FAN em cima destes VRMs mesmo ou se coloco apenas 1 fan exaustor na tampa ou parte traseira do gabinete.

 

Quando se fala de fluxo de ar, e temperatura acho que seja necessário citar qual é meu gabinete.

O gabinete é um C3-Tech MT-G50BK.

Eu sei não é lá essas coisas, mas foi o que pude comprar na época já que este gabinete tem certo tempo que está comigo.

 

A fim de não fazer bobeira, comprar FANs a toa ou até mesmo estragar a placa-mãe por fluxo de ar incorreto, resolvi fazer um post aqui. A ajuda de vocês será muito valiosa, portanto agradeço desde já.

 

Você deve olhar a arrumação interna do seu PC e ver onde é o ponto melhor (mais próximo) para puxar ar frio de fora do gabinete e jogar nos VRMs. 

Tente achar o caminho mais curto e direto possível, da entrada do ar até os VRMs.

O ar tem que entrar, passar pelos VRM's e sair, de preferência por um ponto mais alto do que entrou.

Talvez a entrada pela frente ou pela lateral (se houver), veja o que é melhor.

A saída pode ser pelo próprio ventilador da fonte, se ele for do mesmo tamanho ou maior que o de entrada.

Ou você pode colocar mais um fan para extrair o ar quente, após ele ter passado pelos VRMs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JochenO Obrigado por sua colaboração.
Troquei o gabinete de lugar pra poder evitar que se acumule tanta poeira no gabinete. Pois quando fui instalar a nova mobo as memórias ram do meu antigo Phenom II x4 estavam cobertas de poeira, sendo que havia limpado as mesmas a pouco tempo atrás. Neste novo local não é possível remover a tampa do gabinete, pois ele ficaria muito exposto. O gabinete não tem suporte pra fan frontal, só na tampa e na traseira

 

O processador em questão é um Xeon E5 2640 e ele tem 95W de TDP. O processador não faz OC, e como BIOS é limitada neste quesito também acredito que overclock não será possível. E pra falar a verdade eu também não tenho interesse em fazer overclock, pois o desempenho já está bom pro meu uso.

 

Mais pra frente, caso me falte potência a nível de processador, gostaria de adquirir um processador mais forte do que este provavelmente um Xeon E5 2689 ou 2690. Nesta situação hipotética como é que eu colocaria estes fans para melhorar o fluxo?

Até lá provavelmente eu tenha trocado de gabinete pois este que citei no tópico já tem alguns defeitos que me incomodam.

 

@Wal SJC Estou um pouco confuso, mas acho que compreendi. Meu gabinete tem apenas dois locais para se colocar fans e a fonte é na parte de cima do gabinete. No caso é possível colocar fan na tampa e na traseira como exaustor. Talvez eu possa fazer alguma adpatação, já que não uso mais leitor de CD/DVD interno. Olhando aqui agora vi que o meu cooler CPU Gammaxx 300 é muito alto fica quase colado na tampa. Sendo assim dependendo do tamanho do fan fica impossível de ele até mesmo girar.

Sobrando o fan de adaptação perto das baias 5.25 e o exaustor.

Vou encomendar umas fans e ver como faço isso. Qualquer outra dica é bem vinda.

 

Obrigado pelas colaborações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Consegui comprar uns FANs aqui na loja de eletronica da minha cidade. O unico problema é que os fans vieram sem conector(aqueles de 3 ou 4 pinos pra se ligar na placa-mãe) daí fiz um gambiarra com adaptador molex que veio junto com a fonte liguei um FAN exaustor na traseira direto na fonte. A adaptação da qual falei no post anterior não foi possível já que não consegui colocar o segundo fan perto das baias de 5,25, dai acabou sobrando um FAN. Mas não faz mau, é sembre bom ter um FAN sobrando.

 

Agradeço a todos pelas colaborações

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...