Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell - Vostro 3560 - ativar Intel Rapid Storage Technology (IRST)


mtberges
Ir à solução Resolvido por mtberges,

Posts recomendados

Olá, bom dia! Tudo bem?

 

Gostaria se possível pedir uma ajuda para um problema que estou enfrentando. 

 

Tenho um Dell - Vostro 3560 do ano de 2013, que veio de fábrica com o SSD de 32 GB, realizando a função de chace e assim acelerando o meu sistema. Ele veio com o W8 pro e com o tempo, atualizei o mesmo para o w10 pro, até aí tudo bem, o programa - Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid, funcionava ok. Porém após muito tempo, para ser mais exato, no final do mês de junho, o meu w10, devido um pacote de atualizações, simplesmente ficou corrompido, apagando todos os meus pontos de restauração. Mas eu tinha uma ISO do sistema, fiz a recuperação por ela, e mais uma vez atualizou e deu o mesmo problema. Decidi então, formatar o meu notebook, realizei todos os procedimentos como manda o fabricante (vídeos e documentos antigos que datam de 2013 até 2016 no máximo, sem atualização alguma), mas dessa vez, não estou conseguindo acelerar o meu sistema, pois quando entro no programa - Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid, lá mesmo me indica que o sistema está funcionando corretamente (quando digito o comando no menu - Executar - "services.msc" e procuro pelo programa (está dizendo - Em execução - Automático (Atraso na Inicialização), não está disponível o procedimento para acelerar o sistema. O windows reconhece o meu SSD no gerenciador de discos, e quando digito o comando "listdisk" ele também aparece. Gostaria de uma ajuda se possível, pois a fabricante não ajuda em nada, já que o notebook, não está mais na garantia devido ao tempo e nem pagando para eles (realizando uma solicitação remota que os mesmo cobram bem caro) eles me atenderam. Sei que o procedimento em si não é dos mais problemáticos, mas não sou um usuário avançado, nem tão pouco intermediário, mas consigo entender e realizar alguns procedimentos e esse, infelizmente não consigo e nem achei a solução, pois todos os vídeos falam a mesma coisa.

 

Meu SO está na versão 2004 (19041.388) - Windows 10 Pro (de acordo com o comando no menu - Executar - "winver"; os drivers estão atualizados e o SO também, verifiquei tanto no gerenciador de dispositivos quanto com o auxílio do programa - Driver Booster.

 

Se puderem me ajudar agradeço e desculpe qualquer coisa. Fico no aguardo.

 

interface_do_gerenciador.png

interface_do_programa.png

interface_do_programa_Desempenho_sem_opcao.png

interface_do_programa_Gerenciar_sem_opcao.png

interface_do_prompt.png

interface_do_service_msc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtberges Primeiramente, usar o driverbooster só vai lhe trazer dores de cabeça. Drivers devem ser baixados diretamente do site da fabricante do seu notebook, nunca de qualquer outra fonte. De quebra o driverbooster pode ter danificado seu sistema, pois comumente instala drivers inadequados ou obsoletos, quem sabe até malware.

 

Recomendo que baixe o windows pelo link oficial da microsoft (baixe a ferramenta) aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Use um bom pendrive, de preferência o mais novo que tiver, pois pendrives danificados podem lhe trazer erros de instalação.

 

Na hora de instalar, você terá duas opções e cabe a você tentar lembrar como estava antes de formatar para replicar a correta:

 

  1. você pode instalar o sistema inteiro na unidade de 32 GBs. O ganho de desempenho será ideal e você poderá configurar o sistema posteriormente para carregar o cache em outro disco ou até extender a partição de sistema usando o gerenciador de discos e a unidade HDD.
  2. Você pode fazer a instalação do sistema no HDD, instalar TODOS os drivers CORRETAMENTE, incluindo o Intel Rapid Storage, e somente após todos eles instalados corretamente e reiniciar o PC, configurar o Intel Rapid Storage.

 

 

 

Drivers genéricos do windows e baixados pelo driver booster são veneno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado por disponibilizar um tempo em responder. Desculpa se passei a impressão errada na escrita, mas todos os drivers do meu pc foram baixados do site oficial da fabricante (no site de suporte) e o SO também foi baixado do site da microsoft. Mencionei o driver booster, pois apenas utilizei ele para ver se estava tudo ok, não atualizei nada com ele, pois já estava tudo atualizado. Só que no site de suporte da Dell, o driver do Intel Rapid, eu baixei do próprio site da Intel que possui uma versão mais atualizada. E mesmo assim, não consegui. Será que existe algum procedimento para tentar arrumar isso, ou terei que formatar outra vez. Pois segui todos os passos do tutorial da Dell e dessa vez não foi possível acelerar o sistema.

adicionado 0 minutos depois

@fredblaster Obrigado pelo seu tempo em responder. Sim, está ativado na BIOS, como mandou a fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtberges Seu SSD está fora da configuração de inicialização pela foto que mostrou. Sem partição e não configurado. Pessoalmente nunca usei o Intel Rapid Storage para adicionar SSD à configuração de BOOT. Realmente teria que ver o passo a passo e começar a configuração desde a instalação do OS.

 

Procurei como é que as fabricantes fazem essa configuração de apenas parte do sistema ficar no SSD, mas não entendi muito bem como a tecnologia funciona. Pessoalmente eu apenas instalaria o sistema ali e faria uma extensão da partição de sistema apenas para programas, ou até instalaria os programas e redirecionaria o cache e arquivos de usuários para outra unidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@WOZ Dods Obrigado cara pelas dicas. Consegui aqui arrumar. Utilizei uma máquina virtual e fiz alguns testes, e consegui solucionar o problema. Valeu pelas dicas de extensão e sobre o driver booster, eu havia baixado ele só para parâmetro, mas já desinstalei também. Obrigado pelo seu tempo em responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...