Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor pasta térmica para se colocar na placa de víde


Posts recomendados

Bom dia/boa tarde/boa noite, pessoal!

 

Seguinte, preciso trocar minha pasta térmica da minha placa de vídeo, já que eu pedi para um técnico trocar e ele fez a famosa dissipação wi-fi (pagar pro cara fazer ***** é *****, e tudo isso porque eu não tava querendo comprar uma pasta térmica e fazer o serviço).

 

Preciso de recomendações de pastas térmicas que fazem realmente a diferença. Me recomendem com custo benefícios bons e que não sejam muuuito caras, na base de 50/100 reais por favor.

 

Por enquanto é isso, agradeço desde já a ajuda de todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta térmica para GPU não precisa ser de altíssimo desempenho. O que importa é que não seja condutiva (esqueça silver) por haver pouco espaço ali e ser muito mais fácil de errar a mão e a pasta escorrer. A que uso com bom efeito é microcerâmica da cooler master, mas não encontro mais dela à venda. A alternativa é de gel ou padrão mesmo, de boa marca como Cooler Master, Thermaltake, Aerocool, Deepcool, etc.

 

Enfim, em comparação com a pasta original de GPU qualquer uma de qualidade será muito melhor. Via de regra só substituo pasta térmica de GPU quando há necessidade real de manutenção no cooler/dissipador, pois a pasta original é feita para durar a vida útil inteira da GPU. Se a temperatura está muito elevada, geralmente o culpado é a ventoinha, que pode estar morrendo, ou o gabinete, que pode estar sufocado.

 

Se suas ventoinhas da GPU estiverem morrendo, ainda recomendo este procedimento no lugar de trocar a pasta térmica, pois será muito mais eficaz: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

 

UykMSmChXDP4uZ8SkUhVnn-650-80.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, TioBiel disse:

Bom dia/boa tarde/boa noite, pessoal!

 

Seguinte, preciso trocar minha pasta térmica da minha placa de vídeo, já que eu pedi para um técnico trocar e ele fez a famosa dissipação wi-fi (pagar pro cara fazer ***** é *****, e tudo isso porque eu não tava querendo comprar uma pasta térmica e fazer o serviço).

 

Preciso de recomendações de pastas térmicas que fazem realmente a diferença. Me recomendem com custo benefícios bons e que não sejam muuuito caras, na base de 50/100 reais por favor.

 

Por enquanto é isso, agradeço desde já a ajuda de todos.

 

Não existe essa de "trocar pasta térmica da placa de vídeo". Esse é o tipo de "manutenção" que só piora a situação do equipamento. Se a sua vga está operando beleza e não esquenta demais, não mexa, faça apenas uma limpeza de vez em quando usando pincel e aspirador, sem desmontar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ola, agradeço a resposta.

O motivo da troca da pasta térmica é o seguinte, jogando the witcher 3 no alto estou alcançando 75/80 graus e os fans chegam a 75% e isso causa um barulho enorme a ponto de incomodar. Fui ver a pasta e ela estava seca.

Não sei se é normal chegar a tanto.

Minha placa é uma rx580 red dragon da Power color.

 

adicionado 2 minutos depois

@Wal SJC obrigado pela resposta.

Então ela está esquentando bastantinho, como disse acima chega a 80° em the witcher 3 e os fans a 75°

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TioBiel disse:

O motivo da troca da pasta térmica é o seguinte, jogando the witcher 3 no alto estou alcançando 75/80 graus e os fans chegam a 75% e isso causa um barulho enorme a ponto de incomodar. Fui ver a pasta e ela estava seca.

Não sei se é normal chegar a tanto.

Minha placa é uma rx580 red dragon da Power color.

Pasta térmica de GPU não "seca". Elas são pastas de alta viscosidade e ficam com a mesma aparência do dia que saem da fábrica até o dia que você joga a GPU fora. O problema é que se você desgrudou o dissipador da GPU, então você comprometeu o selo da pasta térmica, agora terá que trocar de qualquer maneira, pois pasta térmica não deve ser descolada até o dia que for trocada, sob o risco de ficar pior do que sem nenhuma se for descolada.

O mais provável é que a ventilação do seu gabinete esteja precária, e isso é o que você tem que se focar mesmo depois de trocar a pasta. A diferença entre a melhor e a pior pasta térmica, para uso comum sem OC, é de 3 a 5 graus em aplicações domésticas, então esses 75º não vão mudar quase nada só com essa mudança. 

 

Qual é seu modelo de gabinete? Fonte? Quantas ventoinhas tem instaladas nele e quais as posições elas estão? Quais delas estão aspirando e quais estão expirando? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrija a instalação de suas ventoinhas para que elas fiquem nessas posições. O ideal é ter a mesma quantidade na frente (aspirando) que você tem atrás e em cima (expirando). Se sua placa de vídeo estiver com pouco espaço para passagem de ar, talvez instalar uma ventoinha dedicada à ela seja uma boa solução. Pessoalmente já tive bons resultados instalando uma simples ventoinha de 120 mm diretamente sobre a carcaça da GPU e prendendo com abraçadeiras plásticas. 

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...