Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock de memoria ram


Visitante
Ir à solução Resolvido por carbonii,

Posts recomendados

@Imakuni mais eu tendo um ryzen 5 1600 e uma placa-mãe b450 asus é certeza que minhas memorias de 3600mhz funcionarão a 3600mhz?

adicionado 1 minuto depois

porque se por acaso não funcionar compensa mais eu pegar as de 3000mhz que já é bom demais e tem um bom orçamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desisto. Se você não está fazendo o favor de ler os posts, não adianta a gente ficar perdendo tempo digitando.

 

Aqui vai a recomendação final: compre um Ryzen 1600AF ou 3600, dependendo do bolso, com uma placa-mãe B450. Se você já tem pentes de RAM, independente do que diga na etiqueta, faça uso deles, não precisa comprar novos. Simples assim. Se tiver mais alguma dúvida, espere alguém responder; para mim é tchau e falou, um abraço e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni não espera mano eu to lendo e entendi todos seus topicos mais eu só preciso saber se um ryzen 5 1600 e uma placa-mãe b450 asus é certeza que minhas memorias de 3600mhz funcionarão a 3600mhz?

adicionado 3 minutos depois

@Imakuni eu vou marcar você como melhor resposta mais me ajuda aqui! 

 

adicionado 6 minutos depois

@RS Faria um ryzen 1600 com uma placa-mãe b450 funciona 3600mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memórias de 3600 MHz são mais para os Ryzen 3000, a chance de funcionar com um Ryzen 5 1600 [AF] ou não, é bem baixa.

No geral Ryzen de primeira ou segunda geração escala até ~3200 MHz em clock de memória RAM, acima disso a estabilidade começa a se tornar um problema.

 

E se for o caso, basta que você defina o clock de 3000-3200 MHz para a memória na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memórias que requerem a ativação de DOCP ou XMP ou EOCP para rodarem nas velocidades rotuladas não tem garantia nenhuma de rodar, pois além de essas funções serem análogas a OC automático, a própria qualidade de fabricação/amostra da memória pode influenciar no resultado, fora a placa-mãe e outros fatores externos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo você disse que rodar memorias acima de 3200mhz em ryzen de primeira ou segunda geração a estabilidade começa a se tornar um problema. Mais seria possível rodar memorias de 3600mhz num ryzen 1600? tem um cara no youtube o tito tech conseguiu rodar 3600mhz num ryzen 5 2400g com arquitetura de 1 geração, ATUALIZAR BIOS da AB350M + Como ligar o XMP nas Memórias 3600Mhz #DicaTito. Fiquei besta ele conseguiu rodar de boa numa placa-mãe gigabyte ab350m ds3h v2 e olha que essa placa-mãe diz que só suporta até 3200mhz o cara conseguiu rodar a 3600mhz.

adicionado 3 minutos depois

@Imakuni Só preciso saber se minhas memórias vão rodarem a 3600mhz

adicionado 8 minutos depois

 

Galera vocês viram o cara do vídeo consegue rodar memorias de 3600mhz num ryzen 2400g arquitetura de 1 geração.

adicionado 9 minutos depois

São essas as memórias que quero comprar https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=104403

adicionado 19 minutos depois

@Amanda Gonçalo e por que o ideal é até 3200mhz em ryzen de 1 e 2 geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo? já dissemos que acima de 3200mhz não é recomendado e vai haver instabilidade.

adicionado 1 minuto depois

Não há sentido gastar 1k em memórias de 3600mhz sendo que seu processador não custa nem 800, e se comprar vai haver instabilidade, compre de 3200MHz que vão ser memórias super rápidas, vai estár ótimo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais galera como esse cara consegue rodar memorias de 3600 mhz estáveis?

adicionado 4 minutos depois

 

adicionado 12 minutos depois

@carbonii ele usou essas mesmas memorias e ativou o xmp pra todas ficarem 3600mhz só isso https://www.kabum.com.br/produto/108450/memoria-corsair-vengeance-rgb-pro-16gb-2x8gb-3600mhz-ddr4-cl18-cmw16gx4m2z3600c18?gclid=EAIaIQobChMIw8GVma6A6wIVEAqRCh0v5giYEAAYASAAEgIwRvD_BwE. Se eu comprar elas vão funcionar?

adicionado 13 minutos depois

@Amanda Gonçalo ele usou essas mesmas memorias e ativou o xmp pra todas ficarem 3600mhz só isso https://www.kabum.com.br/produto/108450/memoria-corsair-vengeance-rgb-pro-16gb-2x8gb-3600mhz-ddr4-cl18-cmw16gx4m2z3600c18?gclid=EAIaIQobChMIw8GVma6A6wIVEAqRCh0v5giYEAAYASAAEgIwRvD_BwE. Se eu comprar elas vão funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer que a gente te dê uma certeza, que não existe.. É o que gente tá tentando explicar: "pode rodar", "talvez rode", "não é garantido", "com alguma sorte"..

 

Certeza mesmo é que essa RAM vai operar em 2666 / 2933 MHz, que é o que a CPU suporta, dependendo se for o R5 1600 original ou o 1600AF.. Pode conseguir 3200Mhz? É possível.. 3600?? Já acho mais difícil..

 

Você só vai ter certeza, quando tiver as peças em mãos.. Antes, não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Esse cara roda as memorias em 3600mhz sem problemas ele só ativou o perfil xmp. É disso que eu to falando se é possível rodar memorias de 3600mhz em ryzen de 1 geração. São essas memorias que ele usa no vídeo e são essas que quero comprar https://www.kabum.com.br/produto/108450/mem-ria-corsair-vengeance-rgb-pro-16gb-2x8gb-3600mhz-ddr4-cl18-cmw16gx4m2z3600c18?gclid=EAIaIQobChMIv4-k_7uA6wIVFwaRCh3W_AKlEAAYASAAEgLm_PD_BwE

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

Em 03/08/2020 às 21:13, carbonii disse:

Amigo? já dissemos que acima de 3200mhz não é recomendado e vai haver instabilidade.

adicionado 1 minuto depois

Não há sentido gastar 1k em memórias de 3600mhz sendo que seu processador não custa nem 800, e se comprar vai haver instabilidade, compre de 3200MHz que vão ser memórias super rápidas, vai estár ótimo.

 

Nesse vídeo 4000mhz venceu de 3200mhz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou dizendo que não vai funcionar, pode ser que funcione, pode ser que não, isso não apenas depende da geração do processador como também depende da "sorte" que você teve na loteria do silício. Cada processador é único, alguns atingem clocks maiores nos cores e nas memórias, outros estão na média e alguns são péssimos para clocks mais altos, seja nos cores ou nas memórias.

 

O que eu estou dizendo é que, acima dos 3200 MHz pode ser necessário algum ajuste ou outro nas temporizações e voltagens do sistema; DRAM, SOC, etc… E ai a única coisa que eu posso dizer é que DDR4 suporta com tranquilidade até 1.35V, mas não vou entrar em detalhes a respeito das outras voltagens até porque é uma questão muito mais complexa e requer testes e afins pra se certificar da estabilidade de fato.

 

Por outro lado, você pode ter um bom chip e dar sorte de pegar 3600 MHz sem a necessidade de realizar quaisquer ajustes, mas de qualquer maneira, a diferença de performance entre 3200 MHz e 3600 MHz é coisa de menos de 5% na maioria dos cenários.

Em tempo, tem algumas discussões sobre essa mesma questão no Reddit:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OC, de qualquer tipo, não é um simples apertar de um botão. Há muitas variáveis envolvidas e, nos vídeos que você postou, muita tentativa e erro, muito tempo e esforço desprendidos. Se fosse fácil e simples, todos faríamos, e mesmo muitos de nós que tem anos e anos de experiência no assunto não se dão ao esforço por já terem tentado e visto que requer mais desprendimento de recursos que muitos de nós tem disponíveis.

 

Entenda, quem gosta de OC gasta tempo e estudo, tentativas inúmeras e muitas vezes trocam de placas mãe, memórias, CPUs, GPUs, fontes e afins só para conseguir atingir um objetivo simples de criar um vídeo no youtube provando algo. Bem da verdade, muitos gastam tudo isso e muito mais sem conseguir provar nada.

 

Se quiser arriscar e tentar reproduzir o que pessoas fizeram em vídeos do youtube, lhe desejo boa sorte e muito dinheiro para cobrir seus erros se não a tiver.

 

Ademais, se quer apenas jogar e se divertir, sempre tem os conselhos dos amigos do CDH que sabem bem o que é garantido funcionar em vista do que pode e provavelmente não funcionará sem gastar muitas horas que poderia-se estar jogando e se divertindo só para fazer ficar minimamente funcional... Vai de ti.

 

Em 03/08/2020 às 23:51, WOZ Dods disse:

OC, de qualquer tipo, não é um simples apertar de um botão. Há muitas variáveis envolvidas e, nos vídeos que você postou, muita tentativa e erro, muito tempo e esforço desprendidos. Se fosse fácil e simples, todos faríamos, e mesmo muitos de nós que tem anos e anos de experiência no assunto não se dão ao esforço por já terem tentado e visto que requer mais desprendimento de recursos que muitos de nós tem disponíveis.

Tudo isso sem falar na redução de durabilidade de todos os componentes envolvidos, no aumento de custo da conta de luz, no aumento de investimento nos componentes de qualidade mínima necessária para aumentar as chances de sucesso... Só o tempo que se tem de desprender para fazer já é uma dor de cabeça em si. Fatore o restante e vai perceber que OC de verdade é para poucos, empolgados por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem, tu disse que já tinha as memórias...

 

Em 03/08/2020 às 15:05, RS Faria disse:

Mal que pergunte, porque a fissura nos 3600???

 

 

Hoje, você ainda vai comprar elas.. Sinceramente....

 

 

Toda a informação necessária, já foi passada.. Você PRECISA processar ela, pois claramente, isso não foi feito ainda.. Tem 4 pessoas diferentes, te passando a MESMA informação..

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo amor de Deus amigo, essas memórias de 3600MHz podem causar INSTABILIDADE, PODEM, 100% certeza? NÃO, mas PODEM, 3200MHz que são SÓ 400MHz A MENOS NÃO VAI interferir em sua performance, deve mudar 2, 4 FPS ou seja, MARGEM de erro. Se é pelo RGB das memórias corsair, tem memórias de 3000/ 3200MHz COM RGB também. Se você quer tanto 3600MHz pegue de 3600MHz se seu sistema estiver dando tela azul e instavel não vá reclamar nem com Jesus cristo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...